Unifor tem projeto CYCLO contemplado em edital da União Europeia

qui, 3 abril 2025 11:45

Unifor tem projeto CYCLO contemplado em edital da União Europeia

Tecnologia desenvolvida pelo Vortex e aplicada no NAMI visa a reabilitação de pacientes com doença pulmonar crônica


Natália Bitar (frente, na esquerda), professora do curso de Fisioterapia; Guilherme Pinheiro (trás, na esquerda), coordenador do Programa de Reabilitação Pulmonar do NAMI; Fernando Ferreira (frente, na direita), coordenador do Tec Unifor; e Joel Sotero (trás, na esquerda), pesquisador do Vortex (Foto: Duda Barroso)
Natália Bitar (frente, na esquerda), professora do curso de Fisioterapia; Guilherme Pinheiro (trás, na esquerda), coordenador do Programa de Reabilitação Pulmonar do NAMI; Fernando Ferreira (frente, na direita), coordenador do Tec Unifor; e Joel Sotero (trás, na esquerda), pesquisador do Vortex (Foto: Duda Barroso)

Uma das maiores alegrias de um pesquisador é ter seu projeto reconhecido, ainda mais quando esse reconhecimento é internacional e pode beneficiar um grande número de pessoas. É esse o sentimento de pesquisadores da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, com o resultado do edital Horizon Europe, da União Europeia, que recebeu mais de 70 projetos de instituições de ensino de vários países. 

O Brasil foi o único país das Américas na lista de contemplados, com apenas duas instituições participantes: a Unifor, por meio do laboratório Vortex, vinculado ao Parque Tecnológico da Unifor (Tec Unifor), em parceria com o curso de Fisioterapia, e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“A aprovação desse projeto é muito importante para posicionar a Unifor e consolidar uma estratégia de internacionalização da pesquisa e inovação”, afirma o vice-reitor de Pesquisa da Unifor, professor Milton Sousa.

O projeto da Unifor tem o nome de CYCLO. Trata-se de um ciclo ergômetro inteligente e portátil, que substitui a tradicional bicicleta ergométrica. O aparelho é  conectado com sensores e integrado a um aplicativo que monitora os sinais vitais do paciente durante as sessões de reabilitação pulmonar, como a frequência cardíaca, saturação do oxigênio e resistência pulmonar. 

Segundo o pesquisador Joel Sotero, do Vortex, a Unifor será a única instituição, do consórcio de 10 países, a atuar em duas frentes do projeto: tanto o desenvolvimento da tecnologia quanto sua validação clínica.

“Nós, no Vortex, somos o pólo de desenvolvimento da tecnologia do CYCLO, enquanto professores do curso de fisioterapia fazem a aplicação do projeto no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), dentro do programa de reabilitação pulmonar que atende pacientes de todo o Ceará pelo SUS”, destaca o pesquisador.

O projeto utiliza a tecnologia de desenvolvimento mobile, bem como IoT e cloud, enviando e armazenando as informações do paciente. A próxima etapa é integrar inteligência artificial ao processo, para facilitar a análise dos dados e a tomada de decisões relativas ao tratamento.

Para o coordenador do programa de reabilitação pulmonar do NAMI, professor Guilherme Pinheiro, os benefícios do CYCLO envolvem não apenas a reabilitação física, mas também social e emocional dos pacientes.

“As doenças respiratórias crônicas limitam muito as atividades diárias dos pacientes, por isso é muito importante essa interseção entre tecnologia e saúde. A ideia de criar produtos e inovações que melhoram a qualidade de vida das pessoas, e de baixo custo, é uma estratégia valorosa para a população, com grande impacto social. Estou muito animado com esse projeto”, conclui o fisioterapeuta.

A professora do curso de Fisioterapia, Natália Bitar, que também faz parte da equipe do CYCLO explica: “Vamos conseguir monitorar melhor nossos pacientes em reabilitação pulmonar, compreender melhor sua evolução clínica e registrar esses dados com mais segurança. A ideia é ampliar o acesso às atividades de reabilitação, torná-la mais segura e utilizar os dados para propor estratégias terapêuticas mais efetivas”.

O valor destinado ao projeto é de cerca de 200 mil euros, o equivalente a R$ 1,2 milhão. A aplicação das tecnologias em saúde propostas pelo edital serão aplicadas em três países, considerados de baixa renda ou em desenvolvimento - Brasil, Turquia e Sérvia.

O coordenador do Tec Unifor, Fernando Ferreira, ressalta a importância da participação da Unifor na iniciativa, que divulga o potencial de nossas pesquisas além dos muros do campus e do país.

“Além do impacto social efetivo na saúde pública e para a pesquisa científica, a captação deste projeto contribui para o objetivo estratégico de internacionalização do TEC Unifor, estabelecendo parcerias relevantes para nosso ecossistema de inovação", menciona o coordenador do Tec Unifor.

Serviço

Programa de Reabilitação Pulmonar do NAMI
Informações: reabilitacaopulmonarunifor@gmail.com
Serviço de Fisioterapia | NAMI: 3477.3624 
Localização: rua Desembargador Floriano Benevides, 221, bairro Edson Queiroz (ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua)

Laboratório Vortex - Tec Unifor
Contato: (85) 3477-3027 ou vortex@unifor.br 
Localização: Bloco M, sala 13