Programas de reabilitação

Reconhecido pelo Ministério da Saúde em 2024 como Centro Especializado em Reabilitação do tipo III (CER III), o NAMI realiza reabilitação física, auditiva e intelectual. Aqui, profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física atuam de forma permanente e integrada na assistência à pessoas com deficiência.
Estimulação Precoce

Atendimento interdisciplinar de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia para crianças de 0 a 3 anos de idade. Atendimento em grupo de 3 crianças, três vezes por semana.
Critérios de elegibilidade: atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, senso perceptivo, de linguagem, alterações na motricidade orofacial e na deglutição, sucção e mastigação e presença de fatores de risco, bem como deformidades estruturais. - Atendimento pelo SUS.
Programa de Inclusão Sócio-Educacional (PROISE)

Atendimento interdisciplinar de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia para crianças de 2-6 anos de idade.
Critérios de elegibilidade: pacientes com transtornos do espectro autista (TEA). - Atendimento pelo SUS.
Programa de Reabilitação Neurocognitiva

Atendimento de Terapia Ocupacional para adultos e idosos, duas vezes por semana, em grupo as sextas-feiras.
Critérios de elegibilidade: pacientes com alterações cognitivas como; transtorno cognitivo leve (TCL), sequelas neurologicas e demências em fases iniciais. - Atendimento pelo SUS.
Reabilitação Neuropsicomotora

Atendimento interdisciplinar de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia para crianças de 2 a 10 anos de idade, duas vezes por semana.
Critérios de elegibilidade: atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, senso perceptivo, de linguagem, alterações na motricidade orofacial e na deglutição, sucção e mastigação e presença de fatores de risco, bem como deformidades estruturais. - Atendimento pelo SUS.
Reabilitação Neurofuncional

Atendimento interdisciplinar de Terapia Ocupacional e Fisioterapia para adultos e idosos. Os atendimentos acontecem em grupo, duas vezes por semana.
Critérios de elegibilidade: pacientes com disfunções neurológicas, traumatológicas, reumatológicas, ortopédicas e doenças genéticas que acarretem alterações motoras, sensos perceptivos, cognitivas e alterações em suas atividades de vida diária (afecções como sequelas de AVC, Parkinson, fraturas, luxações, amputações, artrite/artrose, LER/DORT, distrofias, etc) que comprometem a funcionalidade. - Atendimento pelo SUS.
Terapias aquáticas

Atendimento de atividade física adaptada e reabilitação na piscina com um profissional de Educação Física às terças e quintas.
Critérios de elegibilidade: Crianças, adultos e idosos com multiplas deficiências ou condições traumaortopedicas com indicação para Terapias Aquáticas - Atendimento pelo SUS.
Preparando para a vida - PPV

O programa Preparando para a Vida é voltado para o desenvolvimento da autonomia e independência de adolescentes de 10 a 16 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através de uma abordagem interdisciplinar, uma equipe composta por terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos auxilia os jovens na transição para uma nova etapa da vida, estimulando habilidades sociais, comunicação, autocuidado e adaptação às atividades do dia a dia.
As ações incluem vivências práticas que favorecem o aprendizado e a inclusão social. Além do suporte profissional, o programa conta com a participação ativa das famílias no acompanhamento das necessidades individuais de cada adolescente. Para os interessados no programa, as inscrições estão abertas. Ressalta-se que o serviço oferecido é particular, mas apresenta opções viáveis de custo.
As famílias interessadas podem escolher pacotes mensais que mais se adequam à sua realidade financeira. Os responsáveis pelo adolescente devem preencher os dados por meio de um formulário e a equipe entrará em contato para agendar uma avaliação.
Mais informações: preparandoparaavida@gmail.com | (85) 99230-3372
Formulário para interessados: Clique aqui
Serviços de Reabilitação - NAMI | Segunda a sexta: 7h30 às 11h30 - 13h às 17h
(confirme os horários de atendimento de cada programa)
Rua Maramaldo Campelo, 50 - Edson Queiroz (ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua)