Embaixadora do Brasil na Suécia ministra palestra sobre carreira diplomática na Unifor
Cearense natural de Viçosa, Maria Edileuza Fontenele Reis é reconhecida por sua competência e dedicação ao serviço diplomático

A Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, recebe mais uma personalidade de renome internacional na área das Relações Internacionais. Na quinta-feira, 6 de novembro, a atual embaixadora do Brasil na Suécia, também acreditada na Letônia, a cearense Maria Edileuza Fontenele Reis, ministra a palestra com o tema “Carreira Diplomática e as Relações do Brasil com a Suécia”. A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor, acontece no Auditório da Biblioteca da Universidade, às 10 horas, e contará com a presença do reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu.
A presença da embaixadora reforça a missão da Universidade de Fortaleza em promover a internacionalização e o intercâmbio de conhecimentos, em sintonia com a recente posse da nova cônsul honorária da Suécia em Fortaleza e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, Verena Rothbrust. A solenidade de posse ocorreu na última quarta-feira, 29 de outubro, na própria instituição. Na ocasião, estiveram presentes a embaixadora do Reino da Suécia no Brasil, Karin Lovisa Wallensteen, e diversas personalidades diplomáticas de países europeus e sul-americanos.
Biografia
Reconhecida pela competência e dedicação ao serviço diplomático, Maria Edileuza Fontenele Reis é embaixadora do Brasil na Suécia e também acreditada na Letônia. Cearense de Viçosa do Ceará, formou-se em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB) e ingressou na carreira diplomática em 1978. Com mestrado e doutorado em Relações Internacionais na Itália e na França, construiu uma trajetória marcada por cargos de destaque no Itamaraty, como cônsul-geral do Brasil em Paris e delegada permanente junto à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Em 2023, teve seu nome aprovado pelo Senado Federal para chefiar a Embaixada do Brasil em Estocolmo, capital da Suécia, assumindo oficialmente o posto em 2024. Sua atuação prioriza a cooperação Brasil–Suécia em áreas como inovação, tecnologia, inteligência artificial, bioeconomia e defesa, especialmente no contexto da parceria envolvendo os caças militares Saab Gripen.
Serviço
Palestra: Carreira Diplomática e as Relações do Brasil com a Suécia
Local: Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza
Data: 6 de novembro (quinta-feira)
Horário: 10h