Projeto Render-CE lança 2ª edição de revista e celebra artesanato cearense em exposição no Iguatemi Bosque

Projeto Render-CE lança 2ª edição de revista e celebra artesanato cearense em exposição no Iguatemi Bosque

Com o tema “Infinito”, a exposição permanecerá durante todo o mês de dezembro em Fortaleza


A renda de bilro será a tipologia a ser trabalhada nesta edição. Foto: Getty Images
A renda de bilro será a tipologia a ser trabalhada nesta edição. Foto: Getty Images

O Projeto Render-CE, criado por meio de uma parceria entre a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e a Loja do Bem, do Shopping Iguatemi Bosque, lançará a 2ª edição de sua revista no próximo dia 2 de dezembro, em Fortaleza. O evento será realizado na Praça do Sertanejo, por ocasião da exposição da coleção de tema “Infinito”, desenvolvida pela mentora e artista-pesquisadora Ana Cristina Mendes, mestra em Artes pelo PPGArtes ICA-UFC. A tipologia trabalhada nesta edição é a renda de bilro.

A revista nasce com o intuito de documentar essa importante atividade de extensão da Unifor, que já contemplou municípios como Aracati, Aquiraz, Cascavel, Maranguape e São Gonçalo do Amarante. Durante a exposição, serão apresentadas peças com renda de bilro produzidas por artesãos de Acaraú e Itarema, municípios da Região do Litoral Oeste do Ceará. Neste semestre, o projeto envolveu alunos dos cursos de Moda, Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia e Educação Física.

A professora Milena Baratta, que integra a coordenação do projeto e atua na Assessoria de Apoio ao Discente da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor, destacou a novidade desta edição:

“A novidade ficou por conta do Render-CE Tecnologia, que convidou estudantes do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Unifor a desenvolver soluções inovadoras para modernizar ferramentas da confecção da renda de bilro, preservando essa tradição e tornando-a mais acessível e sustentável”, comenta.

Durante todo o mês de dezembro, estarão expostas fotografias do processo do projeto, além de uma intervenção artística (desfile) com as roupas desenvolvidas para esta edição.

O artesanato cearense em foco

Lançado no fim de 2020, o Render-CE estimula parcerias e fortalece o voluntariado com foco no desenvolvimento de comunidades, por meio do trabalho colaborativo entre alunos, professores e artesãos do Ceará. O projeto promove a industrialização inclusiva e sustentável, a inovação e a visibilidade do artesanato local, contribuindo também para aproximar os estudantes de elementos importantes da cultura cearense.

Ao longo de sete edições, o projeto tem sido um verdadeiro encontro de saberes. Diversas tipologias de artesanato já foram trabalhadas — além da renda de bilro, também o bordado richelieu, crochê, barro, cipó e macramê.

Serviço

Exposição Render-CE
Início: Dia 2 de dezembro 
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h / aos domingos, das 13h às 21h.
Local: Praça Sertanejo - Piso Térreo L1, próximo ao acesso 8, do Shopping Iguatemi Bosque


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo especialmente para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Ao fortalecer o diálogo entre universidade, artesãos e instituições parceiras, promover a formação acadêmica integrada a saberes tradicionais e incentivar soluções inovadoras para a modernização sustentável da renda de bilro, a Universidade de Fortaleza reafirma seu compromisso com uma educação transformadora, com o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades, com a inovação responsável e com a preservação do patrimônio artístico e artesanal do Ceará.