Ciclo Integrado em Nutrição reúne especialistas para debater a reprodução humana

Ciclo Integrado em Nutrição reúne especialistas para debater a reprodução humana

Nutricionista, bióloga e médico abordam a fertilização in vitro, os impactos da alimentação na fertilidade e os avanços nas técnicas de reprodução assistida


O Ciclo de Atualização junta profissionais da saúde para compartilhar conhecimentos, experiências e soluções (Foto: Vito Moura)
O Ciclo de Atualização junta profissionais da saúde para compartilhar conhecimentos, experiências e soluções (Foto: Vito Moura)

No próximo dia 14 de novembro, o curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza mais um Ciclo de Atualização Integrado em Nutrição Clínica. Aberto ao público, o evento acontece no auditório do bloco M, das 14h às 17h, e será sobre reprodução humana.

O Ciclo de Atualização Integrado em Nutrição é um evento científico semestral do curso de Nutrição, com o objetivo de atualizar os alunos quanto a assuntos relevantes para o mercado de trabalho do nutricionista. Nesta edição, o evento falará sobre o congelamento de óvulos, os impactos da alimentação na fertilidade e os avanços nas técnicas de reprodução assistida.

O Ciclo de Atualização começará com a abertura das professoras da Unifor, Luana Mara Cunha e Ana Daltro. Em seguida, a nutricionista Fernanda Câmara, apresentará com base em evidências científicas recentes, como a nutrição influencia os mecanismos celulares e metabólicos envolvidos na qualidade da fertilidade.

A segunda palestra contará com a bióloga Andrea Mesquita, para apresentar as etapas da fertilização in vitro, destacando o papel do embriologista, os critérios de qualidade e os desafios éticos e científicos envolvidos na reprodução assistida. Por fim, o médico Evangelista Torquato discutirá os benefícios, as indicações, o momento ideal e os avanços científicos relacionados ao procedimento de congelamento de óvulos.

Cronograma completo

  • Abertura - 14h05 às 14h10 | Professoras Luana Mara Cunha e Ana Daltro 
  • 14h10 às 14h55 | “Nutrição e fertilidade: o papel na qualidade folicular e no envelhecimento ovariano” | Fernanda Câmara
  • 15h às 15h45 | “Do laboratório ao bebê: o papel do embriologista” | Andrea Mesquita
  • 15h às 15h45 | “Congelamento de óvulos" | Evangelista Torquato 
  • 16h40 às 17h | Mesa-redonda /encerramento | Professoras Luana Mara Cunha e Ana Daltro 

Fernanda Câmara

Nutricionista clínica, mestre em Ciências Médicas pela Unifor, com pesquisas voltadas à fertilidade humana. Atua nas áreas de saúde da mulher, gestação, reprodução assistida e fertilidade. 

Em 2022, foi nutricionista do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), onde coordenou o ambulatório de nutrição com atendimento voltado ao Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra).

Andrea Mesquita

Bióloga formada pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Reprodução Assistida. Especialista em Gestão da Qualidade e Segurança do paciente. Especialista em Biossegurança. MBA em Gestão Hospitalar Embriologista há 18 anos e de bancada, responsável pela Gestão da Qualidade da BIOS – Centro de Medicina Reprodutiva.

Evangelista Torquato

Médico ginecologista e referência em Reprodução Humana, com mais de 30 anos de atuação e mais de 22 mil atendimentos realizados ao longo da carreira. Idealizador e diretor da Sollirium Health Group, do Laboratório BIOS, especializado em reprodução humana, e da FertMind, empresa dedicada à formação médica em Reprodução Assistida.


Da esquerda para a direita, Fernanda Câmara, Andrea Mesquita e Evangelista Torquato (Fotos: Acervo Pessoal)

Serviço

Ciclo de Atualização Integrado em Nutrição Clínica – Reprodução Humana
Data: 14 de novembro de 2025
Horário: 14h às 17h
Local: auditório do bloco M (2º andar)
Inscreva-se 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODSs 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 4 – Educação de Qualidade.

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.