Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Design de Fortaleza com ênfases nas áreas de design gráfico, design de serviços e design de interação; e atuar no desenvolvimento de projetos de experiência do usuário, na criação e avaliação de interfaces gráficas digitais e no desenvolvimento de artefatos gráficos corporativos, como identidades visuais, embalagens e projetos editoriais.

e planeja...

… trabalhar em escritórios de design, departamentos de marketing de empresas, em agências e veículos de comunicação, bem como na atuação liberal como freelancer e na carreira acadêmica em Design.

Período
Manhã

Duração
3 anos e 6 meses

Vagas
50

Informações para contato

Coordenação: Profa. Priscila Medeiros Camelo

  • E-mail de contato: design@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3193
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 03

Por que estudar Design na Unifor?

O curso de Design da Unifor mantém parcerias estratégicas com instituições renomadas ao redor do mundo. Conheça os convênios ativos e aproveite benefícios exclusivos:

Alemanha ALEMANHA
Argentina ARGENTINA
Bulgária BULGÁRIA
China CHINA
Colômbia COLÔMBIA
Coreia do Sul COREIA DO SUL
Estados Unidos EUA
Espanha ESPANHA
França FRANÇA
Holanda HOLANDA
México MÉXICO
Peru PERU
Porto Rico PORTO RICO
Portugal PORTUGAL
Suíça SUÍÇA

* Esta lista está sujeita a alterações conforme critérios institucionais de cada universidade parceira.

O curso de design da Unifor te prepara não só para um conhecimento generalista na área de design, mas enfatiza a sua formação nas três áreas de maior interesse do mercado. A ênfase de design gráfico te prepara para desenvolver projetos como identidade visual, livros, revistas, catálogos, posts, embalagem, sinalização, etc.

Já a ênfase em design de serviços te apresenta as melhores práticas em Experiência do Usuário (UX Design) atrelado à análise sistêmica da jornada do usuário e da pesquisa em design.

A ênfase em design de interfaces digitais, por sua vez, explora o desenvolvimento, a avaliação e a otimização de interfaces para sites, aplicativos em diferentes sistemas digitais.

Os laboratórios de informática do curso de design contam com novos computadores para uma formação prática, voltada para o desenvolvimento de projetos em softwares de mercado. O curso conta ainda com o Laboratório de Impressão, com diferentes máquinas para experimentação gráfica como impressoras de risografia, serigrafia, tampografia, além de contar com o apoio da Gráfica Unifor para impressões digitais em plotter e laser. Para as disciplinas de fotografia, também são disponíveis estúdios e laboratórios de fotografia, que contam com técnicos e materiais para apoio das atividades letivas.

A matriz do curso conta com 16 créditos, o equivalente a quatro disciplinas optativas para quem quer cursar uma das trilhas formativas do curso. As trilhas são: humanidades, marketing, produção audiovisual, publicidade e moda. O discente que concluir a trilha recebe uma certificação própria, que  destaca a escolha formativa em relação à área escolhida.

As disciplinas de Design Research, Design de Serviços, Economia Criativa e Design Social fazem parte do projeto Liga do Design Social com ações extensionistas voltadas para a responsabilidade socioambiental por meio de projetos em design. O egresso demonstra sensibilidade às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais e da comunidade em seu fazer profissional, estando comprometido com a busca, a construção e o compartilhamento do conhecimento relacionado à sua atuação profissional.

No último ano de formação, o aluno cursa a disciplina Estágio Supervisionado, que visa a inserção do discente no mercado de trabalho. A disciplina conta a formação em competências socioemocionais necessárias para o mundo do trabalho hoje, bem como especializa a atuação a partir da preparação do portfólio de trabalho e na para os desafios do mundo como freelancer.

Sistema de avaliação da aprendizagem

O Sistema de Avaliação da Aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

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Disciplinas optativas

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Coordenação

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Professores

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A graduação em Design adota o sistema de semestralidade, cujo valor é expresso em créditos (um crédito equivale a 18 horas-aula) e distribuído em 6 parcelas mensais. O valor da mensalidade depende do número de créditos cursados pelo aluno, de acordo com a sua conveniência.

  • 1 crédito = 18 horas/aula
  • Crédito único (não difere crédito teórico de prático)* = R$ 417,00 

*Crédito único. Valor referente ao ano de 2025.

Como calcular

Para calcular a mensalidade do semestre, o aluno deve ter como base a quantidade/valor dos créditos que deseja cursar. Seis créditos são divididos entre as mensalidades dos dois primeiros meses do semestre; e os créditos restantes divididos entre os quatro meses seguintes.

 

 Simulação 1° Semestre Créditos: 16 teóricos e 4 práticos
Mensalidade Valor
R$ 1.251,00
R$ 1.251,00
R$ 1.459,50
R$ 1.459,50
R$ 1.459,50
R$ 1.459,50

 

 

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