Negócios BACHARELADO | UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Jovens caminham pelos corredores da Universidade de Fortaleza

Esse curso é para quem quer...

...a melhor formação em Negócios e obter experiências de gestão que fomentam a autonomia do profissional e as habilidades para o trabalho colaborativo focado em resultados e orientado a prover soluções para a sociedade pautadas no empreendedorismo e inovação. 

e planeja...

...desenvolver competências socioemocionais e humanísticas que habilitem à tomada de decisões assertivas, orientadas por dados, com empatia, comunicação efetiva de forma gráfica, oral e escrita, emprego de análise de ambiente externo e interno, apoio de inteligência humana e artificial, mitigação de riscos sociais, ambientais e econômicos.

Período
Integral

Duração
3 anos

Vagas
30

Informações para contato

Coordenador: Prof. Josimar Souza Costa

  • E-mail de contato: negocios@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3192
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 03
curso

Ministério da Educação dá nota máxima ao bacharelado em Negócios da Unifor

A nota 5 no Conceito de Curso do MEC foi conquistada após avaliação in loco com base nas dimensões organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Saiba mais

Por que cursar Negócios na Unifor?


O curso de Bacharelado em Negócios da Unifor deu início ao processo de acreditação internacional junto à Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB).

A AACSB é uma organização estadunidense, fundada em 1916, que estabelece padrões de excelência e qualidade para instituições de ensino, garantindo que os programas de negócios estejam alinhados às melhores práticas internacionais.

Saiba mais

No bacharelado em Negócios, você vai ser capacitado para ter uma aprendizagem baseada em experiências de gestão, que fomentam sua autonomia e as habilidades para o trabalho colaborativo focado em resultados, que o orientam a prover soluções para a sociedade pautadas no empreendedorismo e inovação.

O desenvolvimento de competências socioemocionais e humanísticas habilitam esse gestor à tomada de decisões assertivas, orientadas a dados, com empatia, comunicação efetiva de forma gráfica, oral e escrita, emprego de análise de ambiente externo e interno, apoio de inteligência humana e artificial, mitigação de riscos sociais, ambientais e econômicos, além de preparado para estratégias e adaptações que garantam a melhoria contínua, o aprendizado, e o crescimento das organizações e dos seus times.

Como profissional, você estará apto a atuar com uma visão estratégica e sistêmicas permeadas ao longo do curso, alcança desde o próprio egresso empreender, além de empresa privada ao setor público, passando por empresas de economia mistas, organizações não governamentais, em diferentes níveis de complexidade ou ainda, como profissional autônomo.

O Programa de Mentoria Executiva do curso de Bacharelado em Negócios oferece um suporte contínuo para o desenvolvimento de competências dos alunos, focando nas habilidades essenciais para o mercado global de trabalho. Estruturado em quatro etapas, o programa promove o desenvolvimento de soft skills, como liderança, empatia e comunicação, além de competências estratégicas como pensamento crítico e resolução de problemas. Cada etapa é adaptada ao progresso dos estudantes, desde a autoliderança até habilidades avançadas de gestão e inovação, preparando-os para desafios reais.

Os mentores são profissionais de destaque no mercado, e os mentorados passam por um rigoroso processo de seleção. O programa se baseia em três pilares: experiências empresariais práticas, desenvolvimento de carreira individualizado e fortalecimento das soft skills. As sessões de mentoria são personalizadas e registradas, permitindo um acompanhamento detalhado da evolução dos alunos, que participam de atividades práticas como projetos, estudos de caso e simulações.

Com uma avaliação contínua, o programa visa formar profissionais preparados para se destacar no mercado, aplicando as competências adquiridas de forma ética e inovadora. Através de workshops, networking e competições internacionais, os alunos ampliam suas perspectivas, tornando-se líderes e empreendedores versáteis.

O Programa de Laboratório de Liderança do curso de Bacharelado em Negócios da UNIFOR integra o estágio curricular obrigatório, oferecendo uma experiência prática estruturada para o desenvolvimento de competências de liderança. Com base nas diretrizes educacionais brasileiras, o programa conta com orientação contínua de professores que supervisionam atividades práticas, garantindo uma conexão direta entre teoria e prática em ambientes de estágio conveniados.

Dividido em três laboratórios, o programa aborda diferentes aspectos da liderança: o Laboratório de Liderança Situacional, que ensina os alunos a adaptar seu estilo de liderança conforme o contexto; o Laboratório de Liderança de Alto Impacto, que prepara para processos seletivos exigentes, e o Laboratório de Liderança Transformacional, onde os estudantes aplicam soluções inovadoras para desafios reais de empresas.

Cada fase é voltada ao fortalecimento de habilidades práticas e estratégicas essenciais para o mercado global. O diferencial do programa está na experiência prática intensa e na preparação global que oferece aos alunos, formando líderes completos e versáteis, prontos para atuar em cenários desafiadores e se destacar no mercado de trabalho.

A Unifor realiza, semestralmente, a avaliação institucional. Assim, a coordenação do curso realiza melhorias a fim de atender as necessidades dos alunos e do mercado. Seguem as melhorias anuais que fazemos no curso de Bacharelado em Negócios:

2024

  • Oferta professor/disciplina.
  • Maior assistência da coordenação aos alunos.
  • Incentivo aos professores de trazer mais atividades práticas e conversar com
  • profissionais para a sala de aula.
  • Investimento na contratação de professor com experiência no mercado de
  • trabalho.
  • Divulgação de edital e oportunidades de trabalhos por torpedo.
  • Desenvolvimento de soluções para empresas.
  • Maior contato com ambiente profissional.

2023

  • Incentivo aos professores a utilizarem o AVA (Ambiente Virtual de
  • Aprendizagem) como um apoio ao conteúdo para as atividades da disciplina.
  • Divulgação do grupo de pesquisa voltado para a área da Gestão.
  • Crescimento no número de alunos e maior comunicação com os estudantes.
  • Divulgação de participação para os alunos no Programa Institucional de
  • Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
  • Realização de Masterclass nas disciplinas de laboratórios e mentorias com
  • profissionais renomados.
  • Divulgação e ampliação da atuação dos laboratórios que estão trabalhando
  • com projetos diretamente com instituições de mercado.
  • Divulgação de vagas de trabalho.
  • Inserção de novos professores com experiência de mercado.
  • Lançamento de Conectacast do curso com objetivo de engajar os estudantes
  • na escuta e também na produção do produto.

2022

  • Comunicações mais diretivas aos estudantes.
  • Incentivo a aplicação de atividades práticas mais aplicável as exigências de mercado.
  • Identificação de softwares utilizados no mercado.
  • Utilização de atividades práticas mesmo em disciplinas teóricas.

 

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Experiência de Primeira!

Experiência de Primeira

Faça uma tour pelo curso dos sonhos na Unifor. Conheça professores, desbrave o #CampusMaisLindo e vivencie a realidade de ser aluno(a) da Melhor!

Agende seu horário

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.

Coordenação

Não há resultados para sua busca.

Professores

Não há resultados para sua busca.

 

A graduação em Negócios adota o sistema de semestralidade, cujo valor é expresso em créditos (um crédito equivale a 18 horas-aula) e distribuído em 6 parcelas mensais. O valor da mensalidade depende do número de créditos cursados pelo aluno, de acordo com a sua conveniência.

  • 1 crédito = 18 horas/aula
  • Valor do crédito hora/aula*: R$ 356,00

*Crédito único. Valores referentes ao ano de 2024.

 Como calcular

Para calcular a mensalidade do semestre, o aluno deve ter como base a quantidade/valor dos créditos (teórico ou prático) que deseja cursar. Seis créditos são divididos entre as mensalidades dos dois primeiros meses do semestre; e os créditos restantes divididos entre os quatro meses seguintes.

 

 Simulação 1° Semestre Créditos: 22 teóricos e 2 práticos
Mensalidade Valor
R$ 1.068,00
R$ 1.068,00
R$ 1.602,00
R$ 1.602,00
R$ 1.602,00
R$ 1.602,00


 

Estude na melhor do Norte e Nordeste