Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais da Unifor é finalista do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia
qua, 13 novembro 2024 18:06
Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais da Unifor é finalista do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia
Pesquisa desenvolvida no NUPEM apresenta aplicações mais econômicas e sustentáveis para sistemas de aquecimento de água
O case Recuperação de calor em geradores de GLP, desenvolvido por pesquisadores da Unifor, está concorrendo ao Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia – Edição 2024, na categoria Aplicações do GLP. O estudo foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais (NUPEM), que faz parte do TEC Unifor, o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz.
O trabalho consiste na análise comparativa de sistemas convencionais de chiller e de aquecimento de água, como os aquecedores elétricos, e o uso de chiller à Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) com recuperação de calor, como o sistema de aquecimento por chillers de absorção.
A principal diferença entre os dois modelos está na forma como utilizam e convertem energia. Sistemas convencionais dependem diretamente da conversão de energia elétrica ou da combustão de GLP para gerar calor. Já os chillers de absorção aproveitam calor residual ou fontes de energia externas, como o GLP, para gerar refrigeração e aquecimento simultaneamente, por meio de um ciclo de absorção térmica.
Mais sobre a pequisa
Durante a pesquisa, foram avaliados dados específicos, como o custo do kWh, reajuste anual e valores de manutenção, em um período médio de 3 anos. Os pesquisadores concluíram que o sistema de aquecimento por chiller de absorção pode economizar em torno de 90% de energia elétrica por cambiar essa energia para o gás e reduzir mais da metade dos custos de operação de ciclos combinados de chillers e aquecedores.
Segundo o analista de processos do NUPEM e coorientador da pesquisa, Felipe Dias, a adoção de sistemas híbridos de aquecimento de água representa uma solução mais eficiente e sustentável, especialmente em estabelecimentos de pequeno porte e remotos, como hotéis e pousadas.
"No nosso estudo, desenvolvemos um sistema que gera climatização e, ao mesmo tempo, faz o aquecimento da água. Nós vivemos em uma região extremamente quente, com um belo sol, mas não aproveitamos muito isso. Então, nesse sistema, pode-se usar o gás, que é muito mais fácil de ser fornecido em áreas remotas, além de ser integrável a aquecedores solares. Uma solução bem mais sustentável e rápida", destaca Felipe.
Participação de alunos
A aluna de Engenharia Mecânica, Rhillary Lima, participou do projeto como bolsista e ficou super animada com a indicação ao Prêmio GLP. Para ela, fazer parte da pesquisa que está entre as três melhores do país já é uma grande vitória e pode despertar o interesse de mais mulheres para a área de GLP.
“Existe uma presença feminina pequena dentro da Engenharia Mecânica, mas, no ramo de energia e materiais, é ainda menor. Então, ter o apoio da Unifor e dos professores nesse ramo de pesquisa e ainda o reconhecimento dessa premiação nacional, é um incentivo para que eu possa continuar construindo minha carreira e estimular outras meninas a também entrarem nessa área, que é apaixonante" - Rhillary Lima, aluna de Engenharia Mecânica
O coordenador do NUPEM e também orientador da pesquisa, professor João Batista Furlan, ressalta a importância da participação dos alunos em projetos que envolvem ideias criativas e inovadoras. Segundo ele, a indicação no Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia mostra que as ideias e pesquisas desenvolvidas no NUPEM estão no caminho certo dentro do setor de GLP.
“O NUPEM esteve presente em três edições, desde a criação do prêmio GLP e foi premiado em todas elas. Isso é muito benéfico, pois mostramos o potencial da Unifor e do laboratório de desenvolver inovações para o setor de petróleo e gás e de dar suporte às ideias inovadoras de empresas desse segmento” - João Batista Furlan, coordenador do NUPEM
Sobre o Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia 2024
O Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia foi criado em 2010, com o objetivo de estimular empresas e profissionais da “Indústria do GLP” a registrar seus estudos, experiências e desenvolvimentos na forma de trabalhos técnicos.
A iniciativa faz parte do Projeto GLP – Qualidade Compartilhada, uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega empresas pertencentes à “Indústria do GLP” e que tem como objetivo principal oferecer um ambiente propício para o tratamento de assuntos de natureza técnica, através da troca de informações e experiências.
Serão concedidos troféus e certificados de reconhecimento nacional aos vencedores de 10 categorias: Aplicações do GLP, Projetos de instalações, Produção, Infraestrutura, Logística, Gestão, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Transportes.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 12 de dezembro no auditório da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), em São Paulo.
Sobre o NUPEM
O Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais (NUPEM) é uma estrutura do Parque Tecnológico da Unifor e também conta com recursos da FINEP, proveniente da chamada pública “MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação.”
O NUPEM apoia empresas por meio da melhoria de sistemas térmicos em geral. Possui uma área de testes e desenvolvimento para analisar máquinas de refrigeração, geração, conversão e combustão em geral. Além disso, o núcleo investe em pesquisas focadas em setores energéticos, como derivados de petróleo, biocombustíveis, energia solar e hidrogênio verde.