Unifor sedia debate sobre empregabilidade e liderança feminina na era da inteligência artificial
Aberto ao público, o HubMulher Summit promoverá um ambiente para aprendizado e conexões com diferentes agentes que podem impulsionar a presença feminina no mercado de trabalho na área de tecnologia

No dia 25 de abril, a Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – sedia o HubMulher Summit, evento dedicado a discutir os desafios e oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho e em cargos de liderança na era da Inteligência Artificial. Aberto ao público, o momento será realizado das 8h às 12h30, no Parque Tecnológico da Unifor, localizado no bloco M.
O evento é uma realização do Espaço Cuida Hub em parceria com o Knowledge Hub e o coletivo HubMulher. O objetivo da iniciativa é promover um debate aprofundado a respeito do tema “Os desafios da empregabilidade e da liderança feminina na Era da Inteligência Artificial" em ambientes inovadores e voltados para a carreira em STEM (ciência, tecnologia, estatística, matemática). Voltado para mulheres profissionais e líderes, além de aliados dessa causa, o evento propõe um espaço de troca e aprendizado, conectando diferentes agentes que podem impulsionar a presença feminina no mercado de trabalho tecnológico.
Segundo Samya Angelim, CEO do Espaço Cuida Hub e presidente da Associação Cearense de Inovação (ACI), o foco é abrir e disseminar esse conhecimento em um ambiente que é promotor de formação de mulheres e trazer mais parceiros para essa jornada que ainda é carente de aliados. “A escolha de uma Universidade como parceira não é por acaso. Como um local de formação e disseminação do conhecimento, é importante estabelecermos essa coalizão de esforços e fazer uma ligação forte com o mundo do trabalho”, comenta.
“Cada vez mais, é preciso conectar diferentes agentes capazes de alavancar a presença de mulheres em carreiras STEM” - Samya Angelim, CEO do Espaço Cuida Hub
O Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor, Milton Sousa, afirma que é uma satisfação colaborar com o evento HubMulher. “As mulheres têm ampliado sua participação no mercado de trabalho em STEM, mas precisamos evoluir ainda mais. Então, é necessário esse momento para discutir e fomentar o tema, levando voz a essas mulheres”, afirma.
Programação
O HubMulher Summit 2025 trará uma série de palestras e paineis com foco no impacto da inovação, governança e Inteligência Artificial (IA) na carreira das mulheres. A palestra principal será conduzida por Ana Paula Arbache, fundadora da Arbache Consulting, que abordará o tema "O novo cenário de governança macroeconômica e o impacto na carreira das mulheres". Além disso, a programação contará com três paineis:
Painel 1 | "Os ambientes inovadores e as competências emergentes para liderar: o desafio do agora para as mulheres"
- Mediadora: Samya Angelim (CEO do Espaço Cuida Hub e presidente da ACI)
- Painelistas:
- Mirian Leite, Head of VMO na 3 Corações;
- Ana Claudia Coelho, Gerente de Gestão de Pessoas no Grupo Marquise;
- Adriana Rolim, Coordenadora de Pesquisa na Unifor;
- Cristiane Lazzaro Barbosa, Head of IT and Automation na Arcelormittal;
- Mayumi Ito, Coordenadora de Inovação da Hapvida Notredame Intermédica.
Painel 2 | "Empregabilidade e atratividade da carreira da mulher no mundo da IA: a emergência das carreiras em STEM"
- Mediadora: Deize Andrade (Especialista em Carreira e Marca Pessoal)
- Painelistas:
- Thaís Abranches, Diretora Comercial da Hapvida Notredame Intermédica;
- Cristiane Tavolassi, Head de PMO & Tech M&A na Strategy & Innovation Lover;
- Thamiris Martins de Oliveira, da Salesforce;
- Silviane Andrade, CEO do Grupo NPC;
- Gabriela Rodrigues, Especialista de Fidelidade Internacional no Grupo Boticário;
- Larissa DeLucca, Diretora da Fundação Mulheres Aceleradas (ONG credenciada pela ONU).
Painel 3 | "Conversando com os aliados: sustentando e impulsionando as mulheres no mercado de trabalho na era da IA"
- Mediadora: Ana Paula Arbache (fundadora da Arbache Consulting)
- Painelistas:
- Daniel Almeida Chagas, Coordenador do Lapin na Unifor;
- Môa Domingues, Creative Copywriter at CP+B;
- Breno Barros, Diretor de RH na Aço Cearense;
- Oscar Sarquis, Superintendente de TI e Analista de Inovação no BNB;
- Vladimir Nunan, CEO da Startup Eduvem.
Confira abaixo a programação completa:
- 8h às 8h30: Welcome Coffee
- 8h30 às 8h50: Abertura institucional e boas-vindas - Gisele Ruiz
- 8h50 às 9h10: Palestra de abertura - “O novo cenário de governança macroeconômica e o impacto na carreira das mulheres”
- 9h15 às 9h55: Painel 1 - “Os ambientes inovadores e competências emergentes para liderar: o desafio do agora para mulheres”
- 9h55 às 10h35: Painel 2 - “A empregabilidade e atratividade da carreira da mulher no mundo da IA: a emergência do STEM”
- 10h40 às 11h10: Painel 3 - “Conversando com aliados: sustentando e impulsionando as mulheres no mercado de trabalho na era da IA”
- 11h25 às 12h: Lançamento do livro “Mulheres que transformam: relatos inspiradores em STEM” e sessão de autógrafos
Presença feminina no mercado de tecnologia
Globalmente, a participação de mulheres em STEM é de aproximadamente 30% e reflete o desequilíbrio que gera no mercado de trabalho em ambientes demandantes por talentos nessas áreas. No Brasil, apenas cerca de 24% das mulheres estão empregadas nesses segmentos, mesmo representando 47% da força de trabalho no País.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) alerta para essas disparidades, mostrando que, somente uma em cada quatro vagas das empresas em ambientes de negócios com alto embarque de tecnologias digitais e inteligência artificial é ocupada por mulheres.
A CEO do Espaço Cuida Hub, Samya Angelim conta que isso não é por acaso. Ela explica que as mulheres foram destinadas às outras carreiras que correspondem ao que se chama “papeis de gênero", principalmente aquelas ligadas à economia do cuidado, como enfermeiras, psicólogas, professoras, entre outras.
Em razão desses papeis de gênero, historicamente, as profissões em STEM são ligadas aos atributos masculinos e não aos femininos, e isso criou um distanciamento significativo das mulheres dessas carreiras.
Sobre os organizadores do evento
Primeiro hub híbrido da região do Cariri, o Espaço Cuida é uma iniciativa independente que se propõe a oferecer uma ambiência criativa e disruptiva. O hub de Empreendedorismo e Inovação que pré acelera startups e desenvolve negócios, visa ser o ponto de encontro para aproximar e conectar empresas, governo, universidades, centros de pesquisadores, startups, investidores, aceleradoras, empreendedores e intraempreendedores ou seja, pessoas dos mais diversos segmentos que interagem, criam, empreendem, trabalham e inovam juntas, de forma colaborativa e em rede.
O coletivo HubMulher foi fundado por Ana Paula Arbache, que é vencedora do Prêmio SDG Pioneer em 2023, pela liderança de pequenas e médias empresas no Brasil, Caribe e América Latina. Esse prêmio é concedido pela Rede Pacto Global Brasil e pelo Global Compact das Nações Unidas.
O coletivo vem trabalhando em projetos no incentivo à disseminação das carreiras em STEM. Isso se deve pela baixa representação das mulheres nessas carreiras e pela alta demanda de profissionais nas mesmas, colocando as mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Os projetos realizados pelo coletivo entregam ações voluntárias para a sociedade em formato de treinamentos com vários parceiros, mentorias, lives e conteúdos em redes sociais, palestras, ferramentas gamificadas que educaram cerca de oito mil pessoas (entre 2019 e 2024).
Já a comunidade Knowledge Hub foi fundada por Fernando Arbache em 2015 e conta com cerca de 600 membros voluntários e uma governança estruturada. Tem o propósito de fomentar o conhecimento e as melhores práticas voltadas para a inovação. Ela também tem o objetivo de promover o avanço do Brasil na classificação global de países inovadores, conforme o índice da World Intellectual Property Organization (WIPO).
Como uma rede conectiva de alto impacto, o Knowledge Hub proporciona aos seus membros a evolução de suas carreiras, criando oportunidades de grande valor agregado, promovendo a convivência multicultural e fomentando a construção de relações sólidas e duradouras.
Serviço
HubMulher Summit 2025
Data: 25 de abril
Horário: 8h às 12h30
Local: Parque Tecnológico da Unifor, bloco M (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Inscrições aqui