O que é a economia solidária?

A Economia Solidária (EcoSol) é um movimento global que visa construir uma economia justa e sustentável na qual se priorizam as pessoas e o planeta sobre o lucro e o crescimento desenfreado. A EcoSol é resultado dos esforços de movimentos sociais, especialmente na América Latina e no Sul Global, e oferece alternativas reais ao capitalismo tradicional e insustentável. Na EcoSol, as organizações governam a si próprias por meio de instrumentos da democracia participativa, da cooperação e da propriedade pública, e de uma cultura de solidariedade e respeito pela terra e pelas pessoas.

Nesse sentido, segundo o economista Marco Arruda, a Economia Solidária designa as atividades de produção, distribuição e consumo que contribuem para a democratização da economia, tanto a nível local como global. Além disso, a Economia Solidária existe a partir de uma dinâmica de reciprocidade e solidariedade que liga os interesses individuais aos interesses coletivos. Sendo assim, a EcoSol não pode ser considerada um setor da economia, mas uma abordagem transversal que inclui iniciativas em todos os setores.

A professora Nazaré Soares afirma que a EcoSol se trata também de formas de consumo ético, de iniciativas empoderamento de mulheres, do fortalecimento da agricultura comunitária e ecológica, do dinheiro social, finanças éticas, comércio justo, serviços comunitários, do desenvolvimento de tecnologias apropriadas e democratizadas e do fomento de formas socializadas de propriedade e gestão de bens e de atividades de desenvolvimento. Essas características têm a ver diretamente com questões relativas a sustentabilidade e o respeito as lógicas comunitárias locais e à natureza.

Portanto, a Economia Solidária pode ser considerada um instrumento de empoderamento e de mudança social que emerge de iniciativas com diferentes formatos, mas que fundamentalmente aspiram manter o controle da forma como se produz, consume, poupa, investe e se trocam produtos e serviços. É um modelo de economia popular baseada na comunidade e que tem base local. Em outras palavras, o foco da EcoSol é construir desenvolvimento sustentável a partir da sociedade civil, tomando as políticas e os recursos do Estado como complementares às suas próprias ações e recursos.

Professor Bruno de Souza Lessa, historiador e administrador. Doutor em Administração, coordenador do Laboratório de Gestão e Inovação (Lapig) e professor do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão.