Orgulho Unifor: alunas atuam como tradutoras em cúpula mundial sobre alimentação escolar

sex, 19 setembro 2025 17:06

Orgulho Unifor: alunas atuam como tradutoras em cúpula mundial sobre alimentação escolar

Giselle Oliveira, Lara Amorim e Sabrina Guedes, discentes do Comércio Exterior, facilitaram a comunicação entre representantes de diversas nações


Sabrina (à esquerda), Lara (ao centro) e Giselle (à direita) estiveram presentes na 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar (Foto: Arquivo Pessoal)
Sabrina (à esquerda), Lara (ao centro) e Giselle (à direita) estiveram presentes na 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar (Foto: Arquivo Pessoal)

Por meio de seu corpo discente, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, marcou presença na 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, maior encontro mundial dedicado ao tema. Realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, o evento reuniu cerca de 80 delegações e mais de 1.500 participantes de diferentes países.

As alunas Giselle Oliveira, Lara Amorim e Sabrina Guedes, da graduação em Comércio Exterior, participaram do evento global como tradutoras, auxiliando na comunicação entre representantes de diversas nações. A experiência, além de contribuir para o andamento das atividades, deu ao trio da Unifor a oportunidade de vivenciar de perto um dos debates mais relevantes da atualidade: a garantia do direito à alimentação escolar como estratégia global contra a fome e a desigualdade.

O encontro contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de autoridades internacionais como Cindy McCain, diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), e representantes da França e da Finlândia, países que copresidem a coalizão junto com o Brasil.


Alunas da Unifor em foto com o ministro da Eduçação, Camilo Santana (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante a abertura, foi apresentado o relatório “O Estado da Alimentação Escolar 2024”, que destacou avanços no acesso a refeições escolares no mundo. Hoje, mais de 466 milhões de crianças recebem alimentação nas escolas, um aumento de 80 milhões em comparação a 2020. Ainda assim, os desafios permanecem, especialmente nos países de baixa renda, onde metade das crianças em idade escolar não tem acesso garantido a refeições nutritivas.

Criada em 2021, a Coalizão Global para a Alimentação Escolar tem como meta assegurar que todas as crianças recebam refeições saudáveis e nutritivas até 2030. Nesse contexto, a participação das alunas da Unifor reforça a contribuição da universidade para debates globais, unindo formação acadêmica, internacionalização e compromisso social.

Estude Comércio Exterior na Unifor em 2026.1

O curso de Comércio Exterior da Unifor é o único do Brasil a manter nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC) por mais de duas décadas, e atuar com gerenciamento de processos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países.

As inscrições para o processo seletivo 2026.1 da Unifor já estão disponíveis. O vestibular presencial está marcado para o dia 19 de outubro, no campus da instituição, e as candidaturas são realizadas, exclusivamente, pelo site da Unifor até o dia 14 do próximo mês.

Os candidatos também podem garantir sua vaga por meio de outras cinco modalidades de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de vestibulares anteriores da instituição, transferência de outra universidade, segunda graduação ou reabertura de curso.