Ano novo, metas profissionais novas: veja 7 dicas de como cumpri-las

O réveillon dá a largada para que a gente faça resoluções para o novo ano, tanto para a vida pessoal quanto profissional. É um impulso para pensar nos nossos objetivos e pegar um papel (ou usar o celular) para listar as metas para os próximos 12 meses.

Mas, e depois? Por que é tão difícil cumprir o que foi traçado? Bom, se isso já aconteceu com você, saiba que é algo muito comum, então é legal conhecer algumas estratégias para tirar seus planos do papel.

Descubra 7 dicas para conseguir cumprir as metas para 2025! 

1. Defina metas que se conectem com suas motivações reais

Pode parecer óbvio, mas para que você possa cumprir suas metas, elas devem atender suas motivações reais para que você tenha comprometimento e disciplina para cumpri-las. Então, ao traçar seus planos, faça uma reflexão sobre o que você realmente quer para sua vida e carreira.

Isso porque traçar metas só por traçar apenas vai dar trabalho e trazer frustração. Por isso, tenha foco em seus objetivos e faça uma lista enxuta de metas. Sim, aqui o “menos é mais” e, ao ter, um número razoável de metas para alcançar, você tem mais chance de cumprir o que listou e pode conquistar o que deseja.

2. Tenha um plano de ação objetivo

Depois de associar suas metas aos seus anseios reais, vem a parte prática, que é pensar em um plano de ação. Afinal, como conquistar as metas traçadas? O que será preciso fazer?

Então, faça um planejamento com as estratégias e prazos de realização. Assim, você sabe por onde começar e consegue incorporar as metas em sua rotina. Por exemplo: se você tem como objetivo desenvolver a liderança, pode traçar algumas metas para isso, como:

  • ler livros sobre o assunto;
  • conversar com pessoas que exercem o papel de liderança;
  • pedir feedback da sua equipe sobre sua postura profissional para entender o que precisa ser modificado e melhorado;
  • matricular-se em um MBA;
  • mostrar para o gestor que está disponível para liderar projetos.

3. Comece pelo “mais fácil”

Para ter um impulso e começar a correr atrás das metas traçadas para o novo ano, uma dica é começar pelo mais fácil. Olha só: você vai ficar encorajado a iniciar por aquilo que é mais simples, ou seja, por coisas que não vão tomar muito seu tempo e alterar sua rotina.

Aos poucos, você passa a sentir que “colocou a mão na massa”, observa os resultados e, desse modo, fica mais natural realizar os planos de ação mais complexos. Você vê que é capaz de se esforçar pelos seus objetivos, adquire novos hábitos e ganha a motivação necessária para seguir em frente.

Aliás, você pode usar essa estratégia de outra forma, podendo tornar uma meta mais simples no começo para que ela seja incorporada em seu dia a dia. Por exemplo: sua meta é retomar os estudos de inglês usando o app de idiomas. Então, em vez de dedicar 30 minutos por dia, comece com 10 minutos ou 1 lição. E, com o passar dos dias, aumente esse tempo.

4. Analise erros do passado

Realizar as metas exige força de vontade e, muitas vezes, novos comportamentos, por isso que muita gente falha em alcançá-las. Só que é difícil falar de apenas um motivo responsável por isso. Abandonar o que foi traçado pode ter diferentes razões, dependendo do perfil da pessoa.

Por isso, é interessante tentar entender quais motivos levaram a falhar com as metas no ano anterior. Pode ser que você determinou metas inalcançáveis, não colocou prazos para cumpri-las ou ainda não fez adaptações no momento que surgiu um imprevisto.

Ter ideia do que levou você a não conseguir seguir o que traçou nos anos anteriores pode ajudar a fazer um plano diferente e mais adequado para este ano.

5. Faça ajustes no que foi traçado

Retomando o que foi dito no tópico anterior: imprevistos e mudanças acontecem com qualquer um, por isso esteja preparado e disposto para revisar suas metas e ajustar o que foi planejado. É aquela história de ter um plano B, sabe?

Você pode ter como meta, por exemplo, pedir uma promoção para o gestor daqui a alguns meses. Mas e se a empresa estiver passando por problemas financeiros justamente na mesma época? A ideia não é abandonar sua meta, mas saber esperar e, nesse meio tempo, até aproveitar para buscar mais qualificação ou desenvolver habilidades, tornando-se o profissional certo para ser promovido no momento oportuno.

6. Utilize uma agenda

“Está tudo na minha cabeça”. Você pode achar que deixar as metas apenas na sua imaginação já basta para conseguir cumpri-las. Mas lembra que falamos de um plano de ação com estratégias e prazos adequados para realizar o que foi traçado?

Pois bem, para se organizar e planejar melhor sua rotina, comece a usar uma agenda (de papel ou de aplicativo), estabelecendo o que precisa fazer na semana para alcançar o que deseja. Desse modo, você não perde prazos de eventos ou cursos e ainda encaixa essas ações na sua rotina com mais tranquilidade.

7. Comemore cada conquista

Por fim, a cada conquista, não deixe de comemorar para manter o fôlego e seguir buscando aquilo que quer, seja para sua vida pessoal, seja para sua carreira. Pense em todo o aprendizado, no seu esforço, mudança de hábitos e comportamento e, o mais importante, na sua evolução.

Aproveite o começo do ano para definir metas e não perca tempo para colocá-las em prática, porém tudo com bastante planejamento, organização e disciplina.