Internacionalização: como funciona e por que é uma grande oportunidade

A internacionalização é um tema cada vez mais presente no mundo acadêmico e profissional. Com o aumento no interesse dos estudantes por experiências culturais e em adquirir conhecimentos relevantes para suas vidas pessoais e profissionais, o mercado de intercâmbio tem demonstrado um crescimento contínuo.

Na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), essa tendência se reflete em um programa de intercâmbio super completo que oferece oportunidades únicas para seus alunos.  Mas você sabe como funciona esse processo e por que ele pode ser uma grande oportunidade para sua carreira? Vamos explorar juntos!

O que é internacionalização?

Mas, afinal, o que é internacionalização? Em resumo, internacionalização refere-se ao processo de integração de aspectos internacionais na educação e na vida acadêmica. Isso envolve a troca de conhecimentos, experiências e culturas entre estudantes de diferentes países e muito mais.

Através de programas de intercâmbio, os alunos têm a chance de estudar em instituições de outros países, enriquecer sua formação e ampliar sua rede de contatos.

Com o aumento do interesse dos estudantes por experiências culturais e pela aquisição de conhecimentos relevantes para suas vidas pessoais e profissionais, o mercado de intercâmbio tem mostrado um crescimento contínuo.

De acordo com a pesquisa Selo Belta, 28,6% dos respondentes têm a intenção de viajar para outro país durante o primeiro semestre de 2024, e 21% planejam fazer um intercâmbio em 2025 ou posteriormente.

Os números falam por si só, não é mesmo? Se você está considerando essa possibilidade, está no caminho certo!

Como se preparar para a internacionalização

Se preparar para sua internacionalização é uma etapa crucial para garantir que a experiência seja positiva e enriquecedora. Aqui estão algumas dicas para ajudar nessa preparação:

Aprenda o idioma

Mesmo que você já tenha algum conhecimento do idioma do país de destino, é importante continuar praticando e aprimorando suas habilidades linguísticas. Isso facilitará sua adaptação e permitirá que você aproveite ao máximo as aulas e interações culturais.

Pesquise sobre o país e a universidade

Conhecer mais sobre a cultura, costumes e sistema educacional do país e da universidade de destino ajudará você a se sentir mais confortável e preparado para a nova experiência.

Planeje financeiramente

Intercâmbios podem envolver custos significativos, desde passagens aéreas até estadia e alimentação. Planeje seu orçamento com antecedência e, se necessário, procure por bolsas de estudo ou outras formas de financiamento.

Benefícios de participar de uma internacionalização

Participar de uma internacionalização oferece uma série de benefícios, tanto pessoais quanto profissionais. Vamos explorar alguns deles:

Desenvolvimento pessoal

Viver em um país estrangeiro, longe de sua zona de conforto, desafia você a desenvolver independência, resiliência e habilidades de resolução de problemas. Além disso, a experiência de imersão em uma nova cultura amplia sua visão de mundo e promove uma maior compreensão e empatia por diferentes perspectivas.

Crescimento acadêmico

Estudar em uma universidade no exterior permite que você tenha acesso a novos métodos de ensino, tecnologias e áreas de conhecimento que podem não estar disponíveis na sua instituição de origem. Isso pode enriquecer sua formação acadêmica e abrir novas oportunidades de pesquisa científica e colaboração em artigos.

Valorização no mercado de trabalho

Empresas valorizam candidatos que demonstram ter habilidades interculturais, capacidade de adaptação e experiência internacional. Um intercâmbio no currículo pode ser um diferencial importante na sua carreira profissional.

Ampliação de rede de contatos

Durante o intercâmbio, você terá a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países, fazer amigos e criar uma rede de contatos útil para sua vida pessoal e profissional. A presença de professores estrangeiros e a participação de nossos alunos em outras universidades também enriquecem (e muito) essa experiência.

Aliás, vale lembrar que a Unifor se destaca internacionalmente no ensino, pesquisa e extensão, especialmente por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI). Para saber como participar desse mundo cheio de possibilidades, continue lendo!

Como funciona o processo de seleção para intercâmbio na Unifor?

Com o Programa de Intercâmbio Acadêmico da Unifor , você pode realizar esse sonho sem pagar mensalidades na instituição estrangeira!

Além disso, você terá acesso a uma rede de mais de 140 instituições de ensino superior em cerca de 30 países, ampliando seus horizontes e se preparando para o mercado de trabalho global. Para participar, você precisa atender a alguns requisitos básicos, como:

• Estar regularmente matriculado na Unifor: é preciso estar com a matrícula ativa e em dia com as suas obrigações acadêmicas.
  • Ter concluído no mínimo 30% e no máximo 70% do curso: garante que você já tenha uma base sólida na sua área de estudo e possa aproveitar ao máximo.
  • Ter domínio do idioma oficial do país de destino: cada país tem seus próprios requisitos linguísticos, então é importante se preparar com antecedência.
  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0: um bom desempenho acadêmico é fundamental para demonstrar que você está preparado para o desafio de estudar em outro país.
  • Não possuir disciplinas reprovadas no histórico

Não perca essa oportunidade! Inscreva-se já e viva a experiência de um intercâmbio!