Câncer de pênis: Conheça os sintomas e saiba como se prevenir
Desinformação e condições socioeconômicas contribuem para que Brasil tenha altos índices da doença
O câncer de pênis é uma doença rara, resultante do crescimento desordenado das células do órgão. A enfermidade representa cerca de 2% de todos os tipos de tumores que podem afetar homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Essa condição apresenta índices menores na Europa e nos Estados Unidos, enquanto que no Brasil ocorre maior número de casos, variando de 2,8 a 6,8 a cada 100 mil habitantes. De acordo com o Ministério da Saúde, as regiões Norte e Nordeste são as mais atingidas, e homens acima de 50 anos são mais frequentemente afetados.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indica que, entre 2013 e 2023, aconteceram cerca de 6.456 amputações no país, o que corresponde a uma média de mais de 600 cirurgias por ano.
Causas da enfermidade e prevenção
Conforme explica Ivon Teixeira, professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz —, diversos fatores podem desencadear a doença. Alguns deles são:
- Fimose;
- Má higiene;
- Tabagismo;
- Multiplicidade de parceiros(as) sexuais;
- HPV.
O docente ressalta que atitudes simples, como a correta limpeza do pênis, podem evitar o surgimento da doença. Ele aconselha também que pacientes com fimose (estreitamento anormal do prepúcio) e verrugas no órgão procurem atendimento médico para investigar o problema.
A desinformação também pode ser fator de risco para várias doenças, principalmente em locais com menos acesso à educação sexual (Foto: Getty Images)
Além disso, ter um comportamento sexual mais cuidadoso (com uso de preservativo), vacinar-se contra o HPV e parar de fumar são recomendações que também contribuem para reduzir as chances de desenvolver o tumor no membro.
Sintomas e tratamento
Entre os sintomas mais comuns do câncer de pênis estão manchas avermelhadas ou escuras, secreção branca (conhecida como esmegma), verrugas ou ferimentos que não cicatrizam.
Queimação, coceira e odor muito forte também podem ser indicativos da doença. Entretanto, apenas o médico especialista está apto a fazer o diagnóstico, uma vez que outros tipos de infecções sexualmente transmissíveis também podem apresentar sintomas semelhantes.
“[No Nordeste], há muita desinformação sobre esse tema. Além disso, os pacientes sentem vergonha de procurar o médico e, quando o fazem, chegam com a doença em estágio avançado.” – Ivon Teixeira, médico e professor do curso de Medicina da Unifor
A depender do estágio em que foi diagnosticado e da extensão do tumor, o câncer de pênis terá diferentes tipos de tratamento. Algumas opções incluem o uso de pomadas, a realização de pequenas ou grandes cirurgias para retirada da lesão, bem como a possibilidade de tratamento com radioterapia ou quimioterapia.