Como manter a dieta durante a quarentena? Nutricionista ensina 10 passos

A alimentação saudável  mantida rotineiramente é um coadjuvante no enfrentamento de qualquer doença. Nas situações de viroses, o sistema imunológico precisar estar robusto para suportar o ataque do vírus e este suporte pode ser viabilizado por meio do consumo de alimentos seguros, saudáveis e balanceados, de acordo com as necessidades diárias de cada um.

Entretanto, algumas estratégias podem ajudar muito no enfrentamento da situação atual, como explica Iramaia Bruno Silva, professora do curso de Nutrição da Universidade Fortaleza.

De um modo geral, devemos seguir os 10 passos da alimentação saudável, preconizados pelo Ministério da Saúde. São eles:

  1. Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados;
     

  2. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades;
     

  3. Limite o consumo de alimentos processados;
     

  4. Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece;
     

  5. Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas;
     

  6. Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos;
     

  7. Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas;
     

  8. Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos;
     

  9. Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora;
     

  10. Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Hidratação

"O consumo de água, sucos, chás e alimentos muito hidratados como frutas e verduras também deve ser incorporado à rotina alimentar porque , quando hidratados, podemos enfrentar melhor quadros de infecção viral, nos quais ocorre perda de apetite, diarreia e vômito, o que acaba causando desidratação", explica Iramaia.

A quantidade recomendada de líquidos ao dia é de 30 a 45 ml  por quilograma de peso. Então, uma pessoa de 70Kg deve consumir entre 2,1 litros a 3,15 litros ao dia.