Consulta farmacêutica: saiba como aproveitar esse tipo de serviço em benefício da sua saúde
Você sabia que farmacêuticos estão habilitados a realizar consultas? Esse é um tipo de serviço que nem todo mundo conhece, mas que pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças.
Caroline Mourão Melo, coordenadora do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, esclarece que a consulta farmacêutica é diferente da consulta médica.
"O farmacêutico não faz o diagnóstico de doenças. Esse profissional pode acompanhar e fazer a triagem, identificar um problema, a partir do relato do paciente, avaliar e encaminhar para o profissional médico", explica Caroline.
A professora reforça que a consulta realizada pelo farmacêutico serve de orientação para que o paciente busque ajuda médica especializada de forma mais precoce, antes que sintomas mais graves de uma determinada doença possam surgir.
Acompanhamento
O farmacêutico também realiza o acompanhamento farmacoterapêutico. Nesse serviço, o profissional acompanha a terapia do paciente, passando pela anamnese farmacoterapêutica e pela coleta de todas as informações sobre os medicamentos utilizados. Com base nisso, o farmacêutico pode realizar, por exemplo, a chamada conciliação medicamentosa.
"O profissional questiona o paciente se ele sabe por que está tomando aquele determinado remédio, orienta sobre a melhor hora, para evitar incompatibilidade. Às vezes há pacientes que utilizam muitos medicamentos ao mesmo tempo, é possível ter um medicamento diminuindo a atividade de outro; então a gente precisa otimizar esses horários, diminuindo - o máximo possível - as incompatibilidades, as interações, e melhorando a efetividade", garante Caroline.
Prescrição de medicamento
O farmacêutico também pode prescrever medicamentos, você sabia?
Segundo a professora Caroline Mourão, esse é um serviço mais recente. O profissional pode prescrever medicamentos para os chamados transtornos autolimitados, ou seja, aqueles problemas mais leves de saúde.
"O paciente chega à farmácia e precisa de uma orientação mais especializada, com a ajuda do farmacêutico ele tem como obter melhor desempenho do uso do medicamento, evitando uma toxicidade por uma superdosagem, por exemplo, ou uma inefetividade porque não fez uso da dosagem correta", afirma a professora.
Estude Farmácia na Unifor
O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo. Esperamos você!
*exceto Medicina