Exercícios de alongamento: saiba sua importância, benefícios e como praticar
Incluir a prática do alongamento na rotina pode fazer toda a diferença na sua disposição e condicionamento físico. Os benefícios são vários: reduz a tensão muscular, melhora a postura, aumenta a flexibilidade, ajuda no relaxamento e ativa a circulação sanguínea, só para citar alguns exemplos.
Diego Sousa, professor da Academia Unifor, explica que todos nós deveríamos nos alongar várias vezes durante o dia, seja ao acordar, no trabalho, como preparação para exercícios físicos ou antes de dormir, por exemplo.
“Alongamentos são tensões prolongadas dos músculos no sentido contrário da sua contração. O seu principal objetivo é, além de manter a flexibilidade muscular, reduzir a tensão gerada com o movimento”, explica o professor.
“Também alongam as fibras musculares, prevenindo possíveis lesões. Podem ser encaixados facilmente em rotinas de treino ou até mesmo como principal finalidade, a exemplo da Yoga, que usa muito o alongamento e respiração em sua essência”, lembra Diego Sousa.
Hora de alongar
O professor afirma que o momento ideal para realizar alongamento é sempre que o corpo sentir necessidade. “Ficar atento aos sinais do corpo é uma boa pedida. Se possível, tentar incorporar (os alongamentos) na sua rotina diária, seja em casa ou no trabalho, quebrando a rotina, liberando tensões e ganhando um momento para você e seu corpo”, aconselha.
Diego Sousa também explica que o alongamento dificilmente é descartado. Isso acontece apenas em situações onde há lesões em tendões e ligamentos, como microrrupturas, ou quando a musculatura estiver sobrecarregada e muito contraída.
Exercícios de alongamento
Para realizar a maioria dos exercícios aqui propostos, você vai precisar apenas de uma cadeira.
1 - No primeiro alongamento, sente-se bem apoiado, flexione uma perna sobre a outra - apoiando o pé no joelho - e projete o tronco à frente, tirando a tensão da região lombar e alongando o glúteo.
2 - Em seguida, sente-se mais à frente na cadeira. Incline o corpo para frente, de forma que seja possível abraçar suas pernas, também tirando a tensão da lombar.
3 - Ainda sentado, mantenha a coluna ereta e as pernas alinhadas. Agora, apoie uma mão na outra e use os polegares para projetar - de forma diagonal e leve - seu pescoço para cima. Evite grandes pressões, nenhum movimento de alongamento deve ser realizado de forma brusca.
4 - Agora, com uma das mãos, faça um apoio lateral e projete a cabeça na direção dos ombros.
5 - Depois, com os braços alongados, faça a rotação dos ombros, sempre abrindo o peitoral. Nesse exercício, o uso da cadeira é opcional.