Setembro Amarelo: uma rede de solidariedade pela prevenção ao suicídio
No mês de setembro acontece um dos mais importantes movimentos de conscientização sobre saúde mental no Brasil: o Setembro Amarelo. A campanha, reproduzida em todo território nacional, visa a prevenção ao suicídio, um grave problema de saúde pública no mundo inteiro. Ela é organizada desde 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Durante o Setembro Amarelo, diversas iniciativas públicas e privadas realizam ações de conscientização e abrem espaços para discussões acerca das questões que envolvem o ato de tirar a própria a vida. Seu intuito é dissipar os estigmas que englobam o tema e alertar a população sobre a importância de debatê-lo, assim promovendo a sua prevenção.
“Esta é uma campanha extremamente importante, pois possibilita a quebra do tabu que existe acerca do suicídio, tema que historicamente foi silenciado. A partir dela, cria-se o espaço de discussão e debate sobre a problemática, de forma ampla e social, para além de casos individuais”, afirma Ana Claudia Coelho, docente do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.
Ana Claudia destaca a importância de enxergar o fenômeno como um problema macro, que engloba outras questões sociais (Foto: Acervo pessoal)
Importância da conscientização
O suicídio é um problema que atinge não só o indivíduo, mas também a sociedade. De acordo com o DataSUS, os suicídios subiram de 7 mil para 14 mil nos últimos 20 anos no Brasil, ou seja, mais de uma ocorrência a cada hora. Isso sem considerar os casos que não foram notificados.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, anualmente, mais pessoas morrem em decorrência do suicídio do que doenças como HIV e câncer de mama, e até mais que homicídios e guerras. Por isso, é visto por alguns especialistas como uma pandemia.
Atenção aos sinais
Identificar os sinais ligados ao suicídio são fundamentais para a prevenção. Recorrência de pensamentos remoídos, alteração repentina de humor e o extremo desânimo com atividades do cotidiano podem indicar um sofrimento psicossocial, que é uma das principais causas dos suicídios.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil filantrópica sem fins lucrativos, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. Em parceria com o Ministério da Saúde, eles fizeram uma cartilha para informar, identificar os sintomas e orientar sobre o que fazer ao se perceber ou notar alguém com ideações suicidas.
Confira as orientações a seguir e fique atento aos seus sinais ou dos outros ao seu redor. Um pequeno gesto de apoio pode salvar a vida de alguém.
Vale ressaltar que, ao identificar qualquer sintoma neste sentido, é de extrema importância buscar uma ajuda profissional. Em caso de urgência, ligue 188 e entre em contato com o Centro de Valorização da Vida. Busque ou indique um profissional capacitado para a situação.
Serviço de apoio
A Universidade de Fortaleza presta o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) para as pessoas que necessitam de um acompanhamento profissional. Este é um atendimento emergencial destinado a comunidade, sem necessidade de agendamento prévio. Ele fica situado no segundo andar do Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) e tem o seguinte funcionamento:
- Terça-feira (individual) – 14h às 16h
- Quarta-feira (individual) – 8h às 10h
- Quinta-feira (individual) – 8h às 10h e 14h às 16h
- Sexta-feira (casais e famílias) – 14h às 16h
Para mais informações: (85) 3477-3644
Simpósio Setembro Amarelo
O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Unifor preparou uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo. O “Simpósio Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio” vai acontecer no dia 23 de setembro, de 8h às 19h, no Teatro Celina Queiroz.
Haverá exposições de artes, palestras, mesas-redondas, ações integradas das Ligas Acadêmicas e outras diversas atividades de conscientização e diálogo sobre a prevenção ao suicídio. Os interessados podem realizar a inscrição por meio deste link.