Aluno desenvolve jogo de realidade virtual do Shopping Iguatemi Bosque

sex, 24 maio 2024 10:14

Aluno desenvolve jogo de realidade virtual do Shopping Iguatemi Bosque

Enzo William Pearce, estudante de Engenharia da Computação, é o desenvolvedor do “Mundo IGT”, jogo em Roblox que transporta o shopping para o universo virtual


O jogo conta com desafios, obstáculos e enigmas desenvolvidos por meio de técnicas de design 3D (Foto: Divulgação)
O jogo conta com desafios, obstáculos e enigmas desenvolvidos por meio de técnicas de design 3D (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, se destaca por revelar grandes talentos, nas mais variadas áreas do mercado de trabalho. Diversos alunos da instituição, ainda na graduação, conquistam reconhecimento por elaborar projetos e trabalhos inovadores em seus respectivos segmentos.  

Exemplo dessa realidade é Enzo William Pearce, estudante de Engenharia da Computação que desenvolveu o "Mundo IGT", mapa virtual do Shopping Iguatemi Bosque na plataforma de jogos Roblox. 

A ideia do projeto surgiu a partir de um dos acionistas do shopping, que percebeu o potencial de conectar as experiências físicas com o mundo digital. Devido ao seu grande potencial, Enzo, que é colaborador da empresa, foi escolhido para desenvolver o jogo.

Sobre o "Mundo IGT"

O "Mundo IGT" é um obby (obstacle course) no Roblox que oferece uma combinação de desafios em uma versão encantada do shopping. Os jogadores enfrentam diversos obstáculos e resolvem enigmas para derrotar a “Bruxa Jucapima”. Ao vencer a bruxa, os jogadores desbloqueiam a área interna do shopping. 

O processo de criação do projeto começou a partir de pesquisa detalhada sobre tendências populares na plataforma Roblox e a possibilidade de estabelecer uma conexão temática com o shopping.


O desenvolvimento da primeira versão do jogo durou em torno de seis meses. E agora, após o lançamento, estamos buscando trazer atualizações constantemente, visando manter o jogo relevante e engajante para os jogadores. As inspirações vieram principalmente de outros jogos de obby disponíveis. Esses jogos, que combinam elementos de parkour e desafios, serviram como referência crucial para o design e a mecânica do nosso projeto” — Enzo William Pearce, estudante de Engenharia da Computação e desenvolvedor do “Mundo IGT”

Desafios e mecânica do jogo

Os jogadores enfrentam desafios, como atravessar plataformas em movimento, nadar em fases aquáticas, acertar os blocos corretos para evitar quedas e, finalmente, desviar das bolas de fogo lançadas pela Bruxa Jucapima. Cada fase do jogo adiciona novos desafios que mantêm os jogadores engajados e testam suas habilidades.

A premiação é concedida aos 10 jogadores que completarem os desafios mais rapidamente. Essa competição ocorre a cada duas semanas, e o jogo recebe atualizações regulares que adicionam novas fases para manter o desafio e a diversão constantes. Para jogar, é necessário:

  • Baixar o app do Roblox em seu celular;
  • Se cadastrar no jogo informando sua data de nascimento e crie seu NICK/NAME;
  • Clicar no ícone da lupa e digitar “Mundo IGT”;
  • Localizar o mapa e clicar no ícone correspondente. 

Experiências e aprendizados

Para Enzo, participar do desenvolvimento do "Mundo IGT" foi uma experiência enriquecedora que contribuiu significativamente para seu desenvolvimento profissional e acadêmico. 

"Foi uma oportunidade incrível de ganhar mais conhecimento sobre desenvolvimento de jogos e aplicá-los em um contexto prático, me ajudando a desenvolver mais nessa área", afirma Enzo.

Ele também destaca que a experiência foi fundamental para a construção do seu trabalho de conclusão de curso (TCC), focado em design, jogabilidade e experiência do usuário no Roblox.

Equipe de desenvolvimento

Além de Enzo, a equipe responsável pelo "Mundo IGT" incluiu Romel Gurgel, gerente do setor e gestor do projeto, e Jesse Marques, arquiteto e responsável pelo design do nível. 

O estudante destaca que a sensação de gratidão prevaleceu ao participar de uma iniciativa inovadora e que contribuiu para a expansão de suas experiências ainda na graduação. "Esse projeto não só aprimora minhas habilidades técnicas, mas também expandiu minha visão sobre o potencial dos jogos digitais na conexão entre o mundo físico e virtual", conclui Enzo.