Conheça o projeto “Traços que Conto”, que mescla imaginação, contação de histórias, desenho e música
sex, 28 agosto 2020 12:34
Conheça o projeto “Traços que Conto”, que mescla imaginação, contação de histórias, desenho e música
Projeto produzido pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor terá episódios lançados mensalmente. O primeiro sai amanhã (29); saiba onde assistir.

A imaginação é um dos principais elementos na contação de histórias. As palavras do narrador evocam imagens que tomam conta da mente de quem as escuta, trazendo sonhos à nossa consciência. Com o projeto “Traços que Conto”, do Grupo Mirante de Teatro da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, essas imagens ganham nova forma. A iniciativa consiste em um projeto audiovisual, no qual a história é narrada no acompanhamento de desenhos e música.
Coordenadora do Grupo Mirante, Hertenha Glauce explica: “Nós temos uma atriz no grupo que é desenhista, Lara Hiluy, e também um ator que é músico e compositor, Bruno Teixeira. Escolhemos textos que foram escritos para o nosso tradicional projeto de contação de histórias ‘Tarde com Arte’, e convidei a Lara para fazer desenhos inspirados nos artistas que são o centro das histórias, e o Bruno fez uma trilha sonora original para esse projeto”.
Ela acrescenta que o projeto surgiu com a mobilização do grupo em resgatar suas produções e disponibilizá-las em tempos de pandemia: “Nós pegamos quatro histórias e decidimos criar um projeto comum entre elas”. De acordo com a coordenadora, o lançamento de episódios será mensal, ocorrendo no último sábado de cada mês, em agosto, setembro, novembro e dezembro. Eles serão disponibilizados nas mídias sociais do Grupo Mirante e da Universidade.
As quatro histórias que farão parte do projeto são “Albertinho” (sobre Alberto Santos Dumont), “A Viagem Pitoresca de Debret” (sobre Jean-Baptiste Debret), “Rembrandt” e “Arte como Semente” (sobre Joan Miró). Esta última, de autoria de Aretha Karen e narrada por Lara Hiluy, será a primeira a ser apresentada.
Para o episódio de estreia, a pintura “El Sol” (1949), de Joan Miró, foi reproduzida durante a narração. “É um obra muito lúdica, como as coisas do Miró. É maravilhosa e muito colorida, de forma que trazemos encantamento ao nosso público infanto-juvenil. Tenho certeza de que os adultos também vão adorar, pois a história é baseada na biografia de Miró e na trajetória dele com a arte”, comenta Hertenha.
Trabalho de várias mãos
Integrante do grupo, o ator Bruno Ponte é narrador da história “Rembrandt”, inspirada na vida do pintor homônimo. De acordo com ele, o projeto é parte de uma série de trabalhos realizados pelo Mirante de Teatro Unifor como forma de inovar na contação de histórias e poder continuar produzindo conteúdos durante o período de pandemia. Além disso, ele permite que as histórias sejam registradas e continuem sendo contadas ao longo dos anos.
“É um trabalho de várias pessoas. Vários membros do grupo criaram e contaram essas histórias, e agora dois membros muito especiais estão fazendo os desenhos e a música para o projeto. É uma forma de realmente juntar todos esses talentos que a gente tem no grupo de uma forma nova”, finaliza Bruno.
Serviço
Projeto “Traços que Conto”, do Grupo Mirante de Teatro Unifor
Estreia: 29 de agosto de 2020
Horário: 16h
Onde assistir: redes sociais do Grupo Mirante (Instagram) e da Universidade de Fortaleza (Instagram e Youtube).
Ficha técnica
Ilustrações: Lara Hiluy
Composições: Bruno Teixeira
Edições: Toni Benvenuti
Idealização, Produção e Direção: Hertenha Glauce
Episódios
Cada episódio será lançado no último sábado de cada mês. São eles:
-
“Arte como Semente” (Autora: Aretha Karen. Narradora: Lara Hiluy);
-
“Albertinho” (Autor e narrador: Eurico Mayer);
-
“A Viagem Pitoresca de Debret” (Autora e narradora: Annalies Borges);
-
“Rembrandt” (Autora: Annalies Borges. Narrador: Bruno Ponte).