seg, 22 janeiro 2024 10:46
CSE Informa: Quer publicar artigos sobre psicologia? Conheça opção de periódico científico
Organizada pelo Conselho Superior de Editoração da Unifor, a Revista Subjetividades não cobra taxas para submissão, processamento e publicação de manuscritos

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)
Destinada à observação do comportamento humano a partir das suas produções e relações sociais, a psicologia faz parte das Ciências Humanas, como sociologia, antropologia, história e filosofia. Ela visa compreender o que motiva as atitudes das pessoas, entendendo que falar de si é a via para que possamos nos conhecer, conhecer nossos processos e aprender a lidar com o outro.
É de extrema importância o compartilhamento de pesquisas e produções de artigos científicos sobre relatos de experiências e observações sobre essa área da ciência. Isso serve como instrumento de obtenção e análise de dados sobre algo que pode ter múltiplas interpretações e variáveis: o comportamento humano. Por isso, a Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz — criou em 2001 um periódico que abrangesse tal demanda: a Revista Subjetividades.
Antes chamada de “Mal-Estar e Subjetividade”, o periódico foi fundado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e é gerenciado pelo Conselho Superior de Editoração (CSE) da Unifor. Tem como objetivo divulgar e expandir a produção acadêmica e científica das diversas áreas da psicologia, bem como de disciplinas afins, como as Ciências Sociais, Humanas e da Saúde.
Vale salientar que a Revista Subjetividades não cobra taxas para submissão, processamento e publicação de manuscritos e que o prazo avaliativo dos trabalhos é de, em média, 12 meses.
Sobre o que escrever na Subjetividades?
A Revista Subjetividades pode ser classificada como generalista, com publicações de diversas áreas da psicologia, principalmente aquelas que mantêm uma relação com os temas e linhas de pesquisa do PPGP, como:
- Psicanálise,
- Psicologia Social,
- Psicologia do Trabalho,
- Fenomenologia,
- Psicologia da Saúde,
- Ócio e Trabalho,
- Estudo sobre Desenvolvimento e Famílias.
O periódico procura atender às necessidades de publicação dos profissionais dessas áreas, bem como as demandas de conhecimento de profissionais, alunos e o público em geral que têm interesse e podem se beneficiar dos saberes divulgados por lá. A Subjetividades está sob responsabilidade da psicóloga Dra. Regina Heloisa de Oliveira Maciel, editora-chefe da revista e professora do PPGP da Universidade de Fortaleza.
Qual o papel do periódico?
O objetivo da Revista Subjetividades é divulgar e expandir o conhecimento em torno da produção acadêmica e científica, nacional e internacional, em áreas que envolvem as temáticas trabalhadas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza.
O periódico publica as mais significativas construções científicas realizadas em torno dos temas: Sujeito, Sofrimento Psíquico, Sociedade, Cultura e Organizações Sociais. Essas publicações são apresentadas na forma de artigos originais, relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões sistemáticas de literatura, resenhas de livros ou filmes e entrevistas.