Dia do Psicólogo: curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza reflete sobre o papel do profissional na sociedade
qua, 26 agosto 2020 12:34
Dia do Psicólogo: curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza reflete sobre o papel do profissional na sociedade
O psicólogo deve estar atento ao seu redor e preparado para promover saúde em diferentes contextos, exercitando sempre o senso crítico.

O termo “Psicologia” é oriundo do idioma grego e formado com a junção das palavras psique, que significa “alma”, e logos, traduzida como “estudo”. Assim, psicólogo é aquele que “estuda a alma”. E é a esse profissional investigador da essência humana que se dedica o Dia do Psicólogo, celebrado na próxima quinta-feira, 27 de agosto. A data foi escolhida em lembrança ao dia em que a profissão foi regulamentada no Brasil, por meio da Lei 4.119/64, no ano de 1964.
Agraciado com nota 4 em Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC), o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, se dedica à formação de profissionais de excelência e habilitados com senso crítico, capazes de atuar em diferentes eixos profissionais e contribuir na produção de conhecimento. São psicólogos plurais, competentes e éticos, ativamente engajados em discussões em torno de fenômenos, teorias e metodologias.
A paixão por refletir acerca da essência humana e prestar apoio às pessoas levou o estudante André Kalil a abandonar uma graduação em Direito e perseguir a Psicologia, área na qual hoje se dedica com empolgação.
“Estudar as nuances da mente e do comportamento humano sempre me foi incrivelmente fascinante. [Gosto de] tentar entender porque fazemos o que fazemos ou sentimos o que sentimos, além do prazer pessoal que é poder estar em contato com outra pessoa - ora amenizando um sofrimento, ora simplesmente ajudando alguém a encontrar seu próprio caminho”, compartilha o aluno, que está no sétimo semestre do curso e já se empenha em busca dos primeiros atendimentos.
O psicólogo em formação
A partir de uma análise do cenário contemporâneo, é possível afirmar que o psicólogo é um profissional atento à sociedade ao seu redor e preparado para promover saúde, especialmente nos campos mental e emocional, junto a indivíduos, grupos e instituições. Considerando o comportamento humano e suas evoluções, ele é capaz de se adaptar para o atendimento em diferentes ambientes, mercados e circunstâncias.
“O profissional de psicologia, no cenário atual, vem cumprindo seu papel político e social de extrema importância, demarcando seu compromisso ético com a ciência e sua prática”, comenta a professora Anna Karynne Melo, coordenadora do curso de Psicologia da Unifor. “Vemos, atualmente, uma crescente demanda da sociedade por nosso curso, o que demonstra o intenso interesse por esse campo do conhecimento e essa área de atuação profissional. Nos preocupamos com uma formação que desenvolve o senso crítico e, nessa data, parabenizamos os psicólogos que primam pela reflexão constante entre o conhecimento teórico e a prática profissional”.
Questionado sobre sua experiência na Unifor, André afirma ter encontrado espaço para desenvolver habilidades que lhe serão requisitadas enquanto profissional da área. “Pude amadurecer muitas ideias ao longo dessa jornada, e para além da formação técnico-profissional, percebi que estudar tanto grandes teorias quanto pequenos relatos, que tocam em algo tão central na vida do ser humano, acaba invariavelmente afetando você de maneira positiva”, conta o estudante, que finaliza destacando o aspecto humano que destaca tanto a profissão: “Isso vai para além do aluno, e é visível como faz parte da didática de muitos professores com quem tive o prazer de ter aulas”.