seg, 17 novembro 2025 17:02
Docente da Unifor recebe certificado como membro da Academia Brasileira de Odontologia
A cerimônia de posse do certificado para o professor Aldo Angelim, do curso de Odontologia da Unifor, ocorreu no Rio de Janeiro e reuniu profissionais de todo o país, que atuam em diferentes áreas clínicas e de promoção à saúde

Aldo Angelim, professor do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, vinculada a Fundação Edson Queiroz, recebeu, no dia 10 de novembro, o certificado como membro titular da Academia Brasileira de Odontologia, no evento de posse que aconteceu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O processo de eleição começa a partir de indicações, onde o docente foi indicado por Grace Sampaio, também professora do curso na Unifor e membro da academia. O ingresso foi conquistado pela sua formação em odontologia e todo um trabalho acadêmico e de pesquisa durante a sua carreira.
Segundo Aldo, o interesse pela odontologia surgiu ainda ao final da adolescência e início da vida adulta, quando prestou vestibular para essa área. Na época, aqui no Ceará, ele conta que só havia graduação neste curso na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde realizou o curso.
“Sempre quis a área de docente e sempre pensei que gostaria de seguir a vida clínica, em consultório, mas também que ser professor era importante para mim, e é ainda hoje. A atividade de docente complementa a vida clínica e vice-versa. E na Unifor, pude vivenciar esse desejo de ensinar e de fazer pesquisa, que são dois dos três grandes objetivos da universidade, além da extensão”, relata.
O professor acredita que a odontologia deve ser um instrumento de transformação social, compromisso que permeia as atividades. Ingressar na Academia Brasileira de Odontologia representa, para Aldo, não apenas o reconhecimento de uma carreira dedicada, mas, sobretudo, uma honra e uma responsabilidade de ampliar sua contribuição para o fortalecimento da ciência odontológica, da educação superior e da saúde bucal e geral no Brasil.
“Me sinto muito feliz e honrado por ingressar na Academia Brasileira de Odontologia, espero contribuir para o engrandecimento da Odontologia, como ciência e como prática que reduza os problemas clínicos da população” - Aldo Angelim, professor do curso de Odontologia e coordenador do Comitê de Ética da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)
Também coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifor, Aldo explica que a academia é um grupo heterogêneo e que junta profissionais de todo o país, de diversas áreas clínicas e de promoção de saúde. E declara que, a troca de conhecimentos gera subsídio para, enquanto instituição respeitada e representativa, que oferece apoio e avaliação correta, possa adquirir material para programas de orientação em saúde bucal, práticas clínicas e prevenção geral.
O coordenador reforça a vontade de aprender sempre e declara que “nunca somos tão experientes que não possamos aprender ainda mais, inclusive, esse é o lema da nossa Universidade: ensinando e aprendendo”.
Aldo pretende continuar a vida docente na instituição, aprofundado conhecimento e pesquisas na área clínica, principalmente em Endodontia, seu principal campo de atuação na Graduação, Pós-Graduação e em Consultório. Ele deseja continuar coordenando o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, que tem sido uma área de atenção. “ A ética permeia todas as áreas do conhecimento e para fazer pesquisa temos que atrelar essa atividade com as boas condutas éticas”, conclui.