Ministério da Educação abre inscrições do ENEM 2025

ter, 27 maio 2025 15:23

Ministério da Educação abre inscrições do ENEM 2025

Os interessados devem se inscrever na Página do Participante até o dia 6 de junho.


Provas Enem - Fotos: Bruna Araújo/MEC
Provas Enem - Fotos: Bruna Araújo/MEC

Estão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. Os interessados devem se inscrever, na Página do Participante, até o dia 6 de junho – o prazo também vale para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. 

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação.

Certificação – O ENEM 2025 volta a ser utilizado para certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial para estudantes maiores de 18 anos. Os participantes que desejam utilizar o exame para esses fins devem indicar essa pretensão ao se inscrever. Pessoas com esse perfil que também sejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) não serão cobradas pela inscrição.

Para obter o certificado de conclusão do ensino médio, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação, por meio do Enem. 

Inscrição simplificada – Outra novidade da edição é a inscrição pré-preenchida para concluintes da rede pública. Nesses casos, o participante deve acessar a página oficial para confirmar a inscrição e optar pela prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar. A página também não gerará boleto para o estudante concluinte da escola pública, ainda que o participante não tenha solicitado isenção.  

Taxa – A taxa de inscrição no valor de R$ 85 (para quem não é isento) deve ser paga até 11 de junho. É possível pagá-la por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto. 

Orientações – O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do ENEM. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos. 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Unifor aceita o ENEM para ingresso nos cursos de Graduação

A nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos métodos de ingresso da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. Alunos que realizaram a prova entre 2009 e 2024 podem, com os resultados obtidos, matricular-se para o semestre 2025.2 na melhor universidade particular do Norte e Nordeste. 

Se você fez o ENEM anteriormente e deseja estudar na Unifor, inscreva-se na página do Processo Seletivo. Nela, é preciso selecionar o curso de interesse e inserir os seguintes dados pessoais: nome completo, e-mail, telefone celular, data de nascimento, ano de conclusão de ensino médio e CPF. 

Após a inscrição, a Unifor — em convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) —, consulta a nota obtida pelos candidatos no Enem e classifica aqueles que tiverem atingido desempenho suficiente de acordo com o curso selecionado. A análise acontece em até 24 horas úteis e, em caso de retorno positivo, o aluno estará apto para realizar a matrícula. 

Para ingressar com a nota do Enem os candidatos devem ter obtido um desempenho mínimo igual ou superior a 350 pontos. Além disso, não podem ter zerado em nenhuma prova objetiva, nem na redação.

Precisa de ajuda?

Os alunos ingressantes da Universidade de Fortaleza podem contar com o setor Sucesso do Aluno para tirar dúvidas e solicitar suporte. Localizado no térreo do prédio da Reitoria, o setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. Além disso, a equipe de Sucesso do Aluno também está disponível para tirar dúvidas e prestar suporte pelo telefone (85) 3477-3000 e WhatsApp (85) 99246.6625. 

(Com informações do portal do MEC)