Missão Dublin proporciona jornada acadêmica e cultural na vibrante capital irlandesa

qui, 3 julho 2025 14:41

Missão Dublin proporciona jornada acadêmica e cultural na vibrante capital irlandesa

Imersão na história e cultura da cidade, visitas a marcos históricos e curso de inglês e literatura irlandesa fizeram parte da experiência proporcionada pela Unifor


Participaram da missão professores, alunos da graduação e da pós-graduação, e ex-alunos da Unifor (Foto: Divulgação)
Participaram da missão professores, alunos da graduação e da pós-graduação, e ex-alunos da Unifor (Foto: Divulgação)

De 13 e 29 de junho, a Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), promoveu uma experiência multicultural transformadora na Irlanda. Sob a coordenação da professora Gina Pompeu, a missão teve como foco o aprimoramento do inglês e uma imersão na história e literatura da Irlanda. 

Além da professora Gina Pompeu, coordenadora do NEI, participaram da Missão Dublin alunos da graduação, pós-graduação e ex-alunos, além do Reitor Randal Martins Pompeu e da professora Cristina Romcy, coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade.

A missão, que integra a disciplina "Missão Internacional: Sociedade, Arte e Cultura" para os alunos de graduação e "Seminários Internacionais" para os de pós-graduação, envolveu atividades acadêmicas, divididas entre aulas de inglês e literatura inglesa na Dublin City University (DCU), uma das instituições mais renomadas da Irlanda. O curso de literatura inglesa teve como foco o autor Oscar Wilde, nascido em Dublin e considerado um dos maiores escritores irlandeses.

Além das atividades acadêmicas, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a rica cultura irlandesa por meio de visitas a locais icônicos de Dublin. Entre os pontos visitados, destacam-se o Museu Nacional da Irlanda, o Museu da Imigração Irlandesa, a Catedral de São Patrício e a Guinness Storehouse. A região de Temple Bar, com suas ruas de paralelepípedo e vida cultural vibrante, também foi um dos destinos explorados.


João Pedro Vasconcelos, aluno do curso de Administração, em visita à estátua do renomado escritor e dramaturgo, Oscar Wilde, natural de Dublin (Foto: Divulgação)

Os alunos tiveram também uma experiência única ao conhecer a Trinity College, universidade mais antiga da Irlanda, onde estão guardados tesouros como o Book of Kells, um dos manuscritos iluminados mais famosos do mundo. Durante a visita, os participantes foram imersos na tradição acadêmica da instituição, considerada um centro de excelência na educação superior.

Diplomacia e organização política

A Missão Dublin também proporcionou encontros com autoridades diplomáticas e políticas. O grupo foi recebido pelo embaixador do Brasil na Irlanda, Flávio Helmold Macieira, pela embaixatriz Josiane Macieira, pela secretária executiva do gabinete do embaixador, Mariá Fleming, pelo diplomata João Marcelo Costa Melo e pelo chefe do setor de Promoção Comercial e Investimentos da Embaixada do Brasil em Dublin, George Marques


Embaixatriz Josiane Macieira, embaixador Flávio Macieira, Reitor Randal Pompeu e professora Gina Pompeu (Foto: Divulgação)

Durante o encontro na residência oficial, o embaixador destacou o papel da educação e a importância da Unifor para o desenvolvimento do Brasil, e demonstrou interesse em promover o intercâmbio educacional e cultural, com possibilidade de trazer obras de arte da Coleção Fundação Edson Queiroz para Dublin.


Participantes da Missão Dublin foram recepcionados no parlamento irlandês pelo deputado Seán Fleming (Foto: Divulgação)

Outro ponto alto da programação foi a visita à Leinster House, sede do parlamento irlandês, onde o grupo teve a oportunidade de assistir a uma manifestação do deputado e ex-Ministro de Estado nas pastas de Finanças e Relações Exteriores, Seán Fleming, contra o terrorismo e contra a possibilidade iminente de guerra que a Europa e o mundo vivem atualmente.


“Esses dois momentos foram muito relevantes para que fosse possível presenciarmos a questão da legislação, a questão da representação popular, de uma democracia representativa, por meio da fala de um parlamentar. Fomos muito bem acolhidos e eles reforçaram que têm interesse em manterem relações com o Brasil e abrir as portas para a Universidade de Fortaleza” - Gina Pompeu, coordenadora do NEI

Convênios internacionais

Durante a missão, o NEI iniciou negociações para firmar um convênio internacional com a Mary Immaculate College (MIC), localizada em Limerick. O convênio visa o intercâmbio de estudantes, funcionários, docentes e pesquisadores; a implementação de projetos conjuntos de pesquisa; a promoção de eventos científicos e culturais; e a implementação de programas de dupla titulação e cotutela. 


Dra Holly Cowman, diretora de Engajamento Internacional da Mary Immaculate College, e professora Gina Pompeu (Foto: Divulgação)

Uma vez firmado o convênio, a MIC passará a integrar a numerosa lista de convênios de cooperação acadêmica e intercâmbio que a Unifor tem com mais de 140 universidades em 30 países. Cada convênio parte do interesse das universidades parceiras de estabelecerem pontes a fim de garantir maiores trocas de saberes e experiências entre estudantes e professores, da Unifor e do mundo.

Por que participar de uma missão internacional?

Além de aprimorar o inglês e aumentar as competências acadêmicas, a Missão Dublin ofereceu aos participantes a oportunidade de:

  • Networking internacional: conectar-se com profissionais, acadêmicos e outros estudantes de diferentes países.
  • Vivência de novas culturas: ter contato direto com a cultura irlandesa e conhecer o mercado de trabalho em um contexto global.
  • Aprimoramento do currículo: A experiência internacional agrega valor ao perfil acadêmico e profissional do estudante, tornando-o mais competitivo no mercado de trabalho.

A Missão Dublin não foi apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também um momento de conexão entre os participantes. Para Rayssa Ribeiro, aluna do curso de Fonoaudiologia, a experiência foi inesquecível.


“A viagem foi uma experiência enriquecedora, e sou muito grata pela companhia, apoio e amizade de cada um. As lembranças que construímos serão guardadas com carinho. Desejo que todos alcancem realização pessoal e profissional em seus projetos e desafios” - Rayssa Ribeiro, aluna do curso de Fonoaudiologia

O desembargador Raimundo Nonato Santos, aluno do Doutorado em Direito Constitucional, também compartilhou sua satisfação com a experiência. “Gostaria de parabenizar a todos pela nossa exitosa viagem, bons frutos foram colhidos”.

Missões internacionais Unifor

Com um investimento contínuo em iniciativas internacionais, a Unifor oferece aos seus alunos a chance de ampliar seus horizontes e se preparar para os desafios de um mundo cada vez mais globalizado. 

Além da Missão Dublin, a Unifor realizou neste mês também a Missão Londres, que promoveu uma imersão no sistema de saúde da Inglaterra, o NHS – National Health Service. A experiência foi destinada a professores e alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e dos cursos de pós-graduação da área da saúde.

Para os próximos meses estão previstas a Missão Direito Columbia e a Missão Columbia (Nova Iorque - EUA), para alunos do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos e para o Mestrado Profissional em Administração, respectivamente, que serão realizadas em agosto; a Missão Montevidéu, voltada para alunos de pós-graduação em Direito e profissionais atuantes na área jurídica, que está programada para setembro; e, em novembro, missões em Praga (Tchéquia), Rouen (França), e na Itália, com atividades em Roma e Milão.

Confira a galeria de fotos da Missão Dublin abaixo.