Moda de rua: O poder da expressão cultural nas vestimentas urbanas

seg, 2 outubro 2023 18:43

Moda de rua: O poder da expressão cultural nas vestimentas urbanas

Confira a origem do modo de vestuário que une elementos gráficos com propósito de empoderar comunidades marginalizadas


A moda de rua, também conhecida como “street style”, começou a se popularizar nas décadas de 1950 e 1960  (Foto: Getty Images)
A moda de rua, também conhecida como “street style”, começou a se popularizar nas décadas de 1950 e 1960 (Foto: Getty Images)

A moda de rua, considerada por diferentes pessoas um reflexo direto de culturas periféricas e marginalizadas, é um estilo de roupas que une peças como camisetas oversized (largas), bonés de aba reta, tênis de edições limitadas e jaquetas bomber. 

Este modo de se vestir, por vezes, possui logotipos e elementos gráficos que representam a fusão da cultura das ruas com a moda contemporânea, tornando-se uma forma de expressão de identidades culturais estigmatizadas em diferentes contextos ao redor do mundo. 

Raízes culturais na moda de rua 

Segundo a revista de moda Elle Brasil, o estilo street wear é considerado também um movimento cultural influenciado por diversas subculturas, como as do skate e do hip hop.

Dessa forma, as pessoas que se denominavam “skatistas” contribuíram para a popularização de roupas despojadas e resistentes, como calças largas e tênis retos, que posteriormente se tornaram pilares da moda de rua. Já o movimento musical hip hop resgatou elementos como camisetas grandes e acessórios chamativos.


Rihanna, Kanye West, Travis Scott e Kendrick Lamar são alguns dos artistas que já aderiram ao estilo streetwear (Fotos: Divulgação)

Nesse contexto, nomes como Yeezy, Supreme e Off-White, entre outras marcas, ganham reconhecimento por meio de parcerias colaborativas e abordagens de design distintas.

A moda como ferramenta de educação

Bruna Larissa, estudante de Design de Moda da Unifor, apresentou sua coleção de roupas streetwear “All Eyes on Me” na primeira edição do desfile da “MUDE - Semana de Moda Unifor” e ressalta a importância de trazer esse estilo para suas criações.

“O streetwear tem raízes profundas na cultura de rua e, frequentemente, celebra a diversidade étnica, racial e cultural. Isso tudo é resistência. É relação direta”, explica a CEO da marca Kpop Fortal.


Bruna ao lado de modelos que vestem sua coleção, vencedora da primeira edição do desfile de moda MUDE que explorava o tema “Sur-real” (Foto: Arquivo pessoal)

A futura designer de moda ainda contou com a ajuda de um artista local para desenhar olhos e escrever frases nas peças da coleção. O intuito era levar o olhar do público para as produções autorais.

“Esse tema tem uma tradução literal de todos os olhares voltados para mim. Eu estava começando o curso de Design de Moda na Unifor e gostaria, sim, de ter todos esses olhares [...] Também utilizei a balaclava em um dos looks, que traz essa evidência do olhar”, revela Bruna.

Pensando em estudar Design de Moda?

Com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Design de Moda da Unifor é destinada a quem deseja atuar em diferentes etapas da cadeia produtiva do setor da moda, como: consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.

Os alunos têm a oportunidade de receber certificações intermediárias, que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada. Ao final do terceiro semestre, por exemplo, os estudantes já podem adquirir certificação como assistente em Design de Moda.