sex, 11 abril 2025 14:22
Professores da Unifor assumem presidência e vice do Conselho Regional de Fonoaudiologia
Docentes do curso de Fonoaudiologia passam a liderar o Crefono8, com atuação nos estados do CE, MA, PI e RN

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, se destaca pela excelência do seu corpo docente, formado por profissionais com sólida trajetória acadêmica e atuação reconhecida no mercado, tanto nacional quanto internacionalmente.
Um exemplo dessa presença marcante é a posse dos professores Luciana Picanço e Charleston Palmeira, do curso de Fonoaudiologia, nos cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 8ª Região (Crefono8).
A cerimônia, realizada na manhã do dia 1º de abril, marcou a posse do sétimo colegiado do conselho, que tem jurisdição nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. A gestão atual segue até 2028.
Compromisso com a valorização da profissão
Luciana Picanço, que assume a presidência do colegiado, vê a nova função como uma forma de retribuir à profissão e à própria universidade, onde também se formou.
“Sou egressa da Unifor, aqui aprendi a ser fonoaudióloga. Nunca imaginei ocupar esse cargo, mas vejo como uma chance única de contribuir de forma mais ativa para o fortalecimento da profissão”, afirma.
Ela destaca que um dos grandes desafios da nova gestão será lidar com as diferentes realidades dos quatro estados atendidos pelo Conselho, promovendo uma atuação integrada às políticas públicas. Também acredita que seu trabalho no Crefono pode gerar impactos positivos na formação dos estudantes da Unifor.
“Como presidente e também docente, posso aproximar os alunos das instâncias que regulam a profissão, proporcionando a eles uma formação ainda mais completa e conectada com os desafios reais do mercado”, explica.
Ética, ensino e proximidade com a sociedade
Já o professor Charleston Palmeira, agora vice-presidente do Crefono8, ressalta a importância dos conselhos profissionais na fiscalização do exercício ético e responsável da profissão. Ele defende uma gestão com foco na inclusão, na diversidade e no diálogo constante com a população.
“O trabalho do conselheiro é orientar para que o fonoaudiólogo atue com ética e responsabilidade social. Queremos nos aproximar cada vez mais dos profissionais e da sociedade”, afirma.
Charleston também coordena a Comissão de Ensino do Conselho e acompanha de perto as discussões sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Fonoaudiologia, previstas para serem anunciadas em breve.
“Estar envolvido nesse processo, como docente e como conselheiro, nos permite ser um elo importante entre as instituições, o poder público e a sociedade. Isso fortalece a formação e garante que os futuros profissionais estejam preparados para os novos rumos da profissão”, completa.