ter, 16 agosto 2022 18:05
Projeto Jovem Voluntário: Mude o mundo vivendo grandes experiências
Com inscrições abertas até 31 de agosto, o programa de voluntariado da Universidade de Fortaleza atua junto a pacientes internados e cuidadores

Completando 20 anos em 2022, o Projeto Jovem Voluntário da Divisão de Responsabilidade Social da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz –, tem como objetivo sensibilizar os alunos a contribuírem para a melhoria da comunidade. A iniciativa forma jovens para exercerem sua cidadania e melhorarem a qualidade de vida dos assistidos, incentivando nos participantes o desenvolvimento de uma cultura de voluntariado.
Vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, o projeto visa minimizar a dor e o desconforto tanto dos pacientes com enfermidades quanto dos cuidadores. As ações proporcionam momentos de alegria e descontração por meio de leituras, contações de histórias, brincadeiras, fantoches, jogos educativos, pinturas, trabalhos de artes e demais atividades relacionadas a datas comemorativas.
Os voluntários atuam uma vez por semana no período de quatro horas nas seguintes instituições parceiras: Hospital Infantil Albert Sabin, Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e Associação Peter Pan (APP). Ao fim do semestre, o participante que cumprir a carga horária exigida receberá um certificado de 80 horas e o monitor, de 100 horas.
Experiências inesquecíveis
Rafaela Barreto de Souza ingressou no curso de Enfermagem da Unifor em 2019.1 e, logo em seu primeiro semestre, entrou para o Projeto Jovem Voluntário, atuando na Associação Peter Pan (APP). “Logo nos primeiros dias de aula fiquei sabendo do programa e de cara me apaixonei”, relembra. No mesmo ano, ela tornou-se monitora da iniciativa no NAMI e assumiu o cargo de estagiária do projeto desde 2021.2.
Para Rafaela, ser estagiária do projeto é uma oportunidade incrível para continuar contribuindo com a iniciativa que faz a diferença em muitas vidas (Foto: Arquivo pessoal)
A aluna conta que participar ativamente do projeto, tanto voluntária como monitora, a possibilitou vivenciar experiências incríveis que marcaram sua vida. Rafaela diz ter aprendido com as crianças que a felicidade está nas pequenas coisas, e que as quatro horas semanais passadas com os pacientes foram tão ricas para ela quanto para eles.
A também futura enfermeira Raquel Santos de Queiroz foi voluntária no Hospital Infantil Albert Sabin em 2019.2 pelo Projeto Jovem Voluntário. Atualmente, assim como Rafaela, atua como estagiária do programa. A graduanda conheceu o projeto por alguns colegas de sala e decidiu participar com a intenção de levar alegria, conhecimento e companhia às pessoas atendidas nas instituições participantes.
"Fui surpreendida ao receber de volta todos esses benefícios. O enriquecimento pessoal que nós, enquanto voluntários, recebemos é de muita ajuda e importância para o nosso crescimento profissional. As atividades realizadas são lúdicas e artesanais, mas o atendimento ao público – crianças e acompanhantes –, permitiu que eu tivesse experiências incríveis com as pessoas assistidas e com a minha equipe"
– Raquel Santos de Queiroz, aluna do curso de Enfermagem e estagiária do Projeto Jovem Voluntário
Pequenas ações, grandes impactos
Cristiane Daiane Vieira, estudante da graduação em Psicologia da Unifor, fez a sua primeira participação no Projeto no início de 2019 como voluntária no Lar Torres de Melo, lugar onde descobriu o quanto uma simples ação faz a diferença na vida das pessoas. Ela revela que, ao integrar o projeto, não imaginaria o tamanho do impacto que ele teria em sua vida pessoal e profissional.
“Ao participar do Projeto Jovem Voluntário, cada vez mais eu me apaixonava e queria participar novamente. A iniciativa é uma experiência que marca a nossa vida, na qual somos escolhidos para levar alegria e distrações para crianças e adolescentes. Na verdade, a gente que é surpreendido pelo carinho dos pacientes e de seus familiares”, afirma Cristiane. Ela finaliza com um recado para quem ainda não teve a oportunidade de participar do Projeto: permita-se viver essa experiência.
Além de voluntária no Lar Torres de Melo, Cristiane já foi monitora do Jovem Voluntário na Associação Peter Pan (Foto: Arquivo pessoal)
Faça parte do Jovem Voluntário
O Projeto Jovem Voluntário está com processo seletivo aberto para estudantes e funcionários da Universidade de Fortaleza. Alunos de todos os cursos, inclusive calouros, podem participar. As inscrições vão até 31 de agosto e acontecem por meio deste formulário.
Além de preencher o formulário, também é necessário realizar o cadastro presencialmente na sala do Projeto, localizada no Bloco O, próximo ao Centro Acadêmico de Odontologia e em frente ao Ginásio Poliesportivo da Unifor. No ato da inscrição, os interessados devem levar um documento com foto e o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Caso seja aluno, deve ainda apresentar declaração de matrícula emitida pela Divisão de Assuntos Estudantis (DAE). Já sendo funcionário, apresente o crachá ou declaração de trabalho. É requisito obrigatório a disponibilidade do candidato à dedicação de quatro horas semanais, além de interesse em ações sociais.
O resultado da seleção estará disponível no período de 5 a 9 de setembro pelo Unifor Online e na sala do Projeto Jovem Voluntário.
Serviço
Seleção para o Projeto Jovem Voluntário
Inscrições: até dia 31 de agosto de 2022, neste link
Local: Sala do Projeto Jovem Voluntário (Bloco O, em frente ao Ginásio Poliesportivo e ao lado do Centro Acadêmico de Odontologia)
Divulgação do resultado: 5 a 9 de setembro de 2022
Mais informações: (85) 3477-3301 | jovemvoluntario@unifor.br