ter, 1 julho 2025 14:12
Saiba a diferença entre as disciplinas optativas e a relevância de cada uma delas
A Unifor dá início à matrícula dos alunos veteranos no próximo sábado, dia 5 de julho

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, oferta, semestralmente, disciplinas/módulos optativos para os seus alunos de graduação, nas modalidades presencial e a distância (EAD). A importância de o estudante cursar disciplinas optativas vai além do cumprimento da matriz curricular: essas disciplinas/módulos oferecem benefícios estratégicos para a formação cidadã, acadêmica e profissional.
No caso da Unifor, há oferta de três tipos de optativas: as exclusivas de cada curso, as que são comuns a diversos cursos e as de natureza institucional, para todos os cursos, incluindo as graduações a distância. Confira abaixo as principais diferenças entre delas e as vantagens e benefícios de o aluno cursar as optativas.
O que são disciplinas optativas?
Disciplinas optativas são aquelas que o aluno escolhe cursar para complementar sua formação, ampliando seus conhecimentos em áreas de interesse, mesmo que não façam parte do currículo obrigatório do seu curso.
O que são optativas institucionais?
Disciplinas optativas institucionais são aquelas que fazem parte do currículo de todos os cursos de graduação da Unifor (presencial e EaD), independentemente da área de conhecimento específica. Elas visam proporcionar formação mais ampla e abrangente aos estudantes, complementando o conhecimento técnico e profissional com habilidades e competências relevantes para a vida em sociedade.
Quais são as áreas de conhecimento abordadas pelas optativas institucionais da Unifor?
Na Unifor, as disciplinas institucionais abordam temas como direitos humanos, responsabilidade social e ambiental, arte e cultura, empreendedorismo social, libras e oratória.
Como o aluno faz a matrícula nas optativas?
No início de cada semestre, a Unifor oferta as optativas e as obrigatórias. Desde o 1º semestre, o aluno já pode escolher as optativas exclusivas para o seu curso, bem como as institucionais ofertadas para aquele período. Nesse caso, não há limite de número de créditos.
O aluno poderá cursar optativas de outros cursos?
Sim, mas só a partir do terceiro semestre e desde que estejam em oferta no período. O total de optativas de outros cursos não poderá exceder 10% do total de créditos/carga horária do curso de origem do(a) aluno(a).
Como o aluno sabe quais são as optativas em oferta?
Na hora da matrícula, aparecem as disciplinas no rol de ofertas para aquele período, incluindo as optativas. Caso não apareça para o aluno, é porque não está em oferta, ou porque requer pré-requisito ou porque é exclusiva de outro curso de graduação.
Onde o aluno procura informações sobre a oferta de disciplinas optativas de outros cursos?
O aluno poderá obter essas informações na coordenação da graduação em que ele deseja cursar a disciplina optativa. Mas antes disso ele terá que saber as optativas de outros cursos nas quais ele poderá matricular-se.
Confira a seguir alguns benefícios das disciplinas optativas:
- Expansão do conhecimento e da visão de mundo
As optativas permitem que o(a) estudante explore áreas além da sua formação principal. Isso contribui para uma formação mais plural e crítica, desenvolvendo uma visão interdisciplinar e mais sensível às complexidades da realidade.
- Personalização do percurso acadêmico
As optativas oferecem liberdade para moldar a jornada universitária conforme os próprios interesses, talentos e objetivos profissionais. Isso permite que o estudante se aproxime de temas com os quais se identifica e que podem agregar diferencial competitivo no currículo.
- Desenvolvimento de competências complementares
Disciplinas optativas ajudam a desenvolver habilidades transversais, como comunicação, liderança, pensamento crítico, criatividade e empatia — essenciais no mercado de trabalho contemporâneo.
- Interação com outros cursos e redes diversas
Ao escolher disciplinas oferecidas por outros cursos, o(a) aluno(a) entra em contato com colegas e professores(as) de outras áreas, enriquecendo o repertório de experiências, estabelecendo conexões e trocas que podem render boas parcerias acadêmicas e profissionais.
- Experimentação de novas possibilidades
Muitas vezes, é por meio de uma optativa que o(a) estudante descobre uma nova paixão, área de pesquisa ou carreira. Essa possibilidade de experimentar sem compromisso direto com a formação principal pode ser transformadora.
- Preparação para a pós-graduação ou iniciação científica
Algumas optativas podem ser estratégicas para quem deseja seguir na pesquisa acadêmica ou em programas de pós-graduação, pois abordam temas contemporâneos ou aprofundam conteúdos específicos, funcionando como uma ponte para projetos futuros.
Conclusão
Cursar disciplinas optativas é um ato de protagonismo estudantil. Ao fazer escolhas conscientes, o aluno amplia seu horizonte, enriquece seu repertório e se prepara melhor para os desafios da vida profissional e cidadã. As disciplinas/módulos optativos ajudam a construir formação universitária ainda mais diferenciada e conectada com o mundo real, além de permitirem que os(as) alunos(as) complementem a carga horária mínima exigida à conclusão do curso de graduação.