CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DA UNIFOR E SUAS FAMÍLIAS
Estimados aluno e pais,
Esperamos encontrá-los bem, na medida do possível. Onde quer que vocês estejam neste exato momento, saibam que não estão sozinhos(as). Estamos com vocês. Sabemos que não é simples. Foram inúmeras mudanças, em um período curto, mas o suficiente para alterar completamente rotinas, revirar vidas e questionar nosso senso de cotidiano. Há alguns meses, ninguém imaginaria que a expressão “fique em casa”, muitas vezes dita por familiares, se tornaria a principal recomendação de órgãos de saúde mundiais e nacionais para deter o avanço da Covid-19.
A pandemia impõe novas práticas de vida. Nós, que fazemos parte da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, mantemos a postura de enfrentar mais este desafio com aquilo que fazemos melhor: produzindo conhecimento! De um lado, mantendo o ensino superior, assegurando a formação cidadã da comunidade acadêmica; de outro, enquanto instituição que pesquisa, contribuindo para a superação da pandemia através da ciência: desenvolvendo capacete de respiração assistida e protótipos de proteção facial, realizando diagnósticos de COVID-19 ou disponibilizando cientistas, professores e pesquisadores para ajudar a salvar vidas.
A exemplo de quase toda rede de ensino do mundo, transformamos rapidamente todo o conteúdo de sala de aula para as plataformas virtuais, numa velocidade sem precedentes na História. Esta modalidade, definida pelo Ministério da Educação, não é o que idealizamos, mas é algo que se fez necessário e a Unifor, em cumprimento às diretrizes governamentais, se ajustou a esta configuração.
Outro benefício que lançamos de imediato, cientes dos impactos financeiros da Pandemia da Covid-19, foi o abatimento de 30 por cento nas mensalidades* de nossos alunos e alunas. A medida foi adotada em abril, maio e junho, iniciativa que nenhuma outra instituição teve. Fizemos porque sabemos da importância de contribuir com a permanência das práticas de educação nesse ambiente de crise.
Sabemos dos desafios que todos enfrentamos: a falta de recursos tecnológicos necessários, a sensação de insegurança imposta pela pandemia e até mesmo a dificuldade de concentração para atender as demandas acadêmicas. Nossos professores e gestores se dedicam apaixonadamente para viabilizar práticas de qualidades do ensino remoto. Mas, mesmo assim, para aqueles que não se adaptaram à nova realidade, o que é compreensível, a Unifor autorizou o trancamento de disciplinas, com a oportunidade do estudante retornar no próximo semestre sem pagar nada por essa disciplina.
Mesmo as preciosas aulas práticas terão reposição presencial assim que retornarmos, conforme as liberações das autoridades sanitárias. Neste sentido, o calendário acadêmico tem sofrido alterações constantes, mas garantimos que ninguém será prejudicado. A projeção agora é retomarmos progressivamente a partir de 20 de maio (data sujeita a alteração).
Pedimos apenas a compreensão de todos para passarmos essa turbulência com paciência em prol do melhor para todos.
Se você se identificou com todas essas possibilidades apontadas, voltamos ao que dissemos na primeira linha desta carta: onde quer que você esteja, neste exato momento, saiba que não está sozinho(a). Você faz parte de nós e nós existimos porque você está conosco. Os quase 50 anos de estrada da Universidade de Fortaleza mostram um percurso de confiabilidade e credibilidade.
Reitoria da Universidade de Fortaleza
Segunda-feira, 4 de maio de 2020
* Não é cumulativo com os financiamentos Pex-Unifor e Pra Valer
8 mitos sobre as vacinas para não passar adiante

MITO 01 - Vacinas podem causar doenças e não são seguras

MITO 02 - Doenças que não são graves, como catapora e gripe, não precisam de vacina.

MITO 03 - Não é preciso tomar vacina para doenças erradicadas.

MITO 04 - Tomar mais de uma vacina ao mesmo tempo sobrecarrega o sistema imunológico da criança.

MITO 05 - As vacinas contêm mercúrio, que faz mal para o organismo.

MITO 06 - Vacinas de RNA mensageiro contra Covid-19 podem alterar o DNA.

MITO 07 - É melhor ser imunizado por meio da doença do que por meio de vacinas.

MITO 08 - Gestantes e pessoas imunossuprimidas não podem tomar vacinas.
Saiba como se prevenir

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel

Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

Evite aglomerações

Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres e garrafas

Mantenha os ambientes bem ventilados

Não toque a região dos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos

Mantenha-se hidratado!
Lives do Conhecimento

Antônia Lima e Keny Colares
Diante da preocupação com o momento atual e sobre o que se pode esperar no futuro, foi realizada a live "Pandemia de Covid-19: panorama atual e perspectivas" com professores da Unifor.

Sidarta Ribeiro
O neurocientista e professor Sidarta Ribeiro aborda o tema "Saúde mental em tempos de pandemia", um assunto muito importante nos tempos atuais.

Fernando Meirelles
O cineasta Fernando Meirelles compartilha momentos de sua carreira e conversa sobre os rumos da produção cinematográfica internacional no contexto de pandemia.

Camila Coutinho
Moda, profissionalismo e sustentabilidade foram tema do bate-papo virtual com a comunicadora pernambucana Camila Coutinho, criadora do site “Garotas Estúpidas”.

José Eduardo Agualusa
O jornalista e escritor angolano José Eduardo Agualusa participa de mais uma “Lives do Conhecimento” para falar sobre o tema “O intermitente diálogo entre o jornalismo e a literatura”.

Marcelo Rosenbaum
Nossa Live abordou o tema “A arquitetura e o Design como ferramentas de transformação social” com o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum, fundador do Instituto A Gente Transforma.

João Candido Portinari
“A paixão segundo Portinari” é o tema do encontro virtual, que foi transmitido nas redes sociais da Universidade e recebeu como convidado João Candido Portinari, filho único do renomado artista.

Márcia Barbosa
A cientista e professora Márcia Barbosa, membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC), debate sobe evidências científicas, equidade, eficiência e empatia em mais uma Live do Conhecimento.

Ernesto Haberkorn
Live com o empresário Ernesto Haberkon, referência para a América Latina em Gestão Empresarial, abordou sobre perspectivas os sistemas de gestão (ERPs) em negócios pós-Covid.

Leandro Karnal
Live apresenta o historiador, escritor e professor universitário Leandro Karnal, para refletir sobre a gestão dos sentimentos em tempos de pandemia e sobre a descoberta da felicidade.

Marcia Castro
A professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e chefe do departamento de Global Health And Population discute o tema “Covid-19 no Brasil: desafios e respostas”.

Marcelo Serrado
“O papel do ator em contexto de isolamento social” foi o tema da Live do Conhecimento com o ator Marcelo Serrado; mediado pela professora Hertenha Glauce.

Ailton Krenak
Principal nome da luta indígena no Brasil, o escritor e ambientalista Ailton Krenak é o convidado especial de mais uma Live do Conhecimento, com reflexões sobre o ser humano e a natureza.

Eliane Diógenes
Este encontro online trata da temática “A potência da arte em tempos de confinamento” , com a professora Eliane Diógenes, dos cursos de Psicologia e Cinema e Audiovisual.

André Lemos
O professor e pesquisador especialista em cultura digital André Lemos é o convidado de mais uma edição do projeto, com o tema “Tecnologias Digitais e Pandemia”.

Contardo Calligaris
O psicanalista italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris é o convidado de mais uma edição do Lives do Conhecimento, com a live “Jovens e idosos em tempo de quarentena”.

Leônia Cavalcante Teixeira
"Conversando sobre saúde mental em tempos de pandemia" é o tema do debate realizado com a profa. Leônia Teixeira, do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor.

Edmilson Filho e Halder Gomes
Ator e diretor da aclamada série de filmes e de televisão “Cine Holliúdy” participam de mais um encontro do projeto Cine Diálogos Virtuais, promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

Marcelo Gleiser
Físico e astrônomo, pesquisador da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos, Gleiser trata do tema "Crise (COVID-19): Avaliação, desafios e prognoses".

Domenico de Masi
Sociólogo italiano aborda o tema “Crise (Covid 19): avaliação, desafios e prognoses”, com mediação do professor José Clerton de Oliveira Martins (PPGP/Unifor).
Dúvidas frequentes dos alunos
Como ficará o calendário acadêmico?
De acordo com determinação das autoridades sanitárias brasileiras, a Universidade de Fortaleza teve que suspender suas atividades presenciais a partir de 17 de março de 2020 em função da pandemia do novo coronavírus. Na medida em que as atividades presenciais foram suspensas, a Unifor alterou o cronograma de realização de suas atividades acadêmicas, para adaptar-se ao novo período em execução e para minimizar o máximo possível eventuais prejuízos. O calendário pode sofrer novas alterações em função da Covid-19.
A Universidade vai cancelar o semestre?
Não, o cancelamento do semestre traria implicações em todo o desenvolvimento dos currículos e no vínculo dos estudantes com a Unifor e suas expectativas de formação e da formatura. Portanto, estamos fazendo o melhor para garantir a aprendizagem num momento como este.
Como vai ficar meu estágio supervisionado?
As atividades de estágio supervisionado estão suspensas para a maioria dos cursos, exceto o último semestre de Medicina e os estágios do curso de Direito realizados de forma remota em escritórios e instituições. Tais atividades deverão ser repostas quando do retorno das aulas presenciais, podendo haver aulas intensivas, a fim de não prejudicar o aprendizado. Repetimos: ninguém será prejudicado.
Como fica a mensalidade?
Em função da situação socioeconômica do Brasil com a pandemia do novo coronavírus, a Unifor se antecipou e já concedeu 30% de abatimento nas mensalidades do semestre 2020.1, tanto na graduação como na pós-graduação. Ressaltamos que esta é uma decisão da Universidade de Fortaleza, que visa contribuir com a sociedade, em face ao cenário econômico atual. O ensino está sendo prestado com apoio das tecnologias, conforme as normas do Ministério da Educação.
Como a Unifor pode ajudar a pagar a mensalidade?
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o seguro cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente e oferta ainda o reembolso de despesas médicas hospitalares em caso de acidentes, sendo ele o próprio responsável financeiro ou não.
As dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: segurounifor@qhcorretora.com.br
Com a suspensão das aulas presenciais, como fica a situação para quem tem FIES?
Para quem tem FIES, o desconto de 30% referente ao mês de abril será creditado na semestralidade de 2020.2. Os possíveis concludentes em 2020.1 deverão solicitar o ressarcimento financeiro a partir de agosto para o e-mail: fies@unifor.br
Por que quem tem o financiamento do PEX não tem direito ao desconto de 30%?
Os alunos beneficiados com PEX já contam com o benefício de pagar 50% da mensalidade durante o seu curso de graduação e os outros 50% somente depois da conclusão do curso, sem juros.
Podemos realizar o trancamento do semestre?
A educação superior é importante principalmente em momentos de crise como o que estamos vivendo no momento. A intenção da Universidade de Fortaleza é estudar com cada aluno a melhor maneira de atender sua realidade, de modo a não prejudicá-lo. Não recomendamos, nesse momento, trancamento de matrícula ou cancelamento de disciplinas, pois o aluno acaba não conseguindo recuperar o que foi investido, além de impactar na sua trajetória acadêmica. Nossos alunos não serão prejudicados, caso não consigam efetuar o pagamento das mensalidades. Se você tiver dificuldades para cumprir o pagamento das mensalidades neste período, faça contato pelo e-mail centraldeatendimento@unifor.br ou pelo chat, disponível no site Unifor. Uma conversa com o seu Coordenador antes de tomar a decisão, pode ajudar bastante.
Como ficarão as avaliações desse período?
Desde abril, os professores iniciaram processos de avaliação em cada disciplina, considerando os conteúdos e metodologias utilizadas virtualmente. Se surgir qualquer dúvida, converse com a Coordenação ou a Direção de Centro.
Como consigo o contato da coordenação?
Você pode manter contato com seu coordenador por meio de torpedo ou e-mail, disponível em seu Unifor Online. Os coordenadores de curso estão empenhados em prestar o suporte necessário neste período em que vivemos uma situação nova e cheia de desafios.
Por que os professores utilizam plataformas virtuais diferentes? Qual a dificuldade em padronizar as plataformas?
Vivemos uma situação nova e cheia de desafios. Diante do cenário atual e da necessidade de um planejamento ágil, foi sugerido inicialmente ao professor utilizar ferramentas e plataformas com as quais tivesse maior familiaridade, de modo que cada professor desenvolvesse suas atividades em ambientes virtuais da melhor forma possível, prezando sempre pela qualidade do ensino e a interação com alunos. Mas, se você está com dificuldade, fale com o Coordenador.
Eu não tenho estrutura para estudar em ambiente virtual, não tenho internet banda larga nem computador. Sinceramente, não sei o que fazer.
A Universidade está estudando possibilidades para dar suporte aos alunos que não conseguem acompanhar o semestre de forma virtual. De qualquer modo, o aluno terá oportunidade, no retorno às atividades práticas, de revisar conteúdos ministrados e desenvolver atividades práticas que não foram virtualizadas.
Qual o posicionamento da Unifor em relação à conclusão de cursos?
Em função do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, a Universidade de Fortaleza tem trabalhado com afinco para que os possíveis concludentes possam finalizar seus cursos ainda neste semestre letivo, sem descuidar, porém, dos procedimentos aconselhados pelas autoridades sanitárias para manter o bem-estar da comunidade acadêmica.
A transmissão de conteúdo pode ser aperfeiçoada? Como devo proceder?
A Universidade de Fortaleza elaborou um plano de ensino adaptado à realização das atividades online, com nova organização de conteúdos, metodologias e cronogramas. O aluno poderá acompanhar as atividades previstas para cada conteúdo das suas disciplinas nesse plano. Converse com seu professor sobre essa percepção. Ele deve lhe esclarecer como se deu o planejamento das atividades e possivelmente tirará suas dúvidas sobre esse novo modelo. Caso seus questionamentos persistam, converse com sua coordenação, que manterá contato com o professor para sanar as dúvidas que você tiver sobre essas questões.
Como faço para solicitar aproveitamento de atividade complementar?
A solicitação de aproveitamento de Atividades Complementares poderá ser realizada por e-mail centraldeatendimento@unifor.br . Para tanto, os documentos a serem avaliados deverão ser anexados no e-mail e na mensagem de solicitação deverão ser incluídas as informações a seguir: nome completo do(a) aluno(a), número de matrícula, curso a qual está vinculado na Unifor e telefone de contato.
Com isso será aberto seu processo online e gerado o boleto para pagamento dos créditos a serem consignados no valor correspondente a 1(um) crédito teórico do seu curso. Você receberá o boleto bancário para pagamento, por e-mail.
Informamos que os documentos só seguem para análise após o pagamento e compensação do boleto bancário enviado.
Não sei muito como completar minhas atividades complementares porque até consigo fazer cursos, mas não tenho conseguido assistir outras modalidades. Como faço?
Em virtude do isolamento social imposto pelas autoridades sanitárias, com respaldo do Ministério da Educação, a Universidade de Fortaleza tem atuado com bastante flexibilidade. Fique atento aos cursos e oportunidades online que possam ser comprovadas e entre em contato com a coordenação do seu curso para saber dos cursos/atividades que estão sendo ofertados virtualmente pela Unifor ou por outras instituições.
O que devo fazer para tornar mais efetivo o acompanhamento da minha monografia?
O acompanhamento das orientações de monografias e TCC deve ser realizada de modo remoto durante o período de afastamento social. A orientação pode ser realizada por meio de videoconferências e compartilhamento de arquivos. Converse com seu professor orientador e deixe um cronograma de encontros em horários pré-estabelecidos. Estabeleça uma rotina de trabalho. Em caso de dúvidas, você pode conversar também com a coordenação do seu curso.
Estão falando em apresentar a monografia por vídeo chamada. Caso seja possível como a banca terá acesso ao material?
As coordenações de cursos estão planejando as apresentações de monografia, respeitando as especificidades de cada graduação e considerando as orientações institucionais e o calendário acadêmico. Caso seja adotada a apresentação por videoconferência, o curso tomará as providências necessárias para que esse momento ocorra com tranquilidade, viabilizando todas as condições para que o aluno apresente seu trabalho e seja avaliado respeitando os critérios já previamente estabelecidos. Os alunos devem aguardar comunicação específica de suas coordenações. Converse com seu professor-orientador para combinar tudo.
Uma dificuldade que estou tendo também é a adequação dos horários. Como resolvo essa situação?
Os professores são orientados a realizar suas aulas síncronas em ambiente virtual nos mesmos dias e horários de suas aulas presenciais no campus. É possível que seja o caso de algum professor ter agendado uma aula extra ou de reposição em horário distinto. Em caso de situações fora do plano, você deve entrar em contato com sua coordenação, que deverá manter contato com o professor.
Entre em contato conosco
sucessodoaluno@unifor.br