sex, 29 novembro 2024 14:31
Mostra de Terapia Ocupacional promove integração acadêmica e comunitária
Alunos da disciplina "Sistemas Reguladores" realizaram apresentações imersivas para crianças durante o INOVA-S
No último dia 27 de novembro, o curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — foi destaque no INOVA-S com a apresentação de uma mostra da disciplina "Sistemas Reguladores", realizada por alunos do primeiro semestre, auxiliados por docentes.
A atividade, que já é uma tradição do módulo, foi integrada ao evento anual da Unifor, marcando uma oportunidade de aproximar o conhecimento acadêmico da comunidade, por meio de imersão com crianças de 6 a 10 anos. A iniciativa teve como foco principal tornar o estudo do corpo humano acessível, especialmente para o público infantil.
Interatividade e criatividade
Divididos em equipes, os estudantes foram responsáveis por abordar diferentes sistemas biológicos — sistema nervoso central, cardiovascular, urinário, muscular esquelético e ósseo — utilizando recursos como banners, jogos, dados e outras ferramentas criativas.
“Os alunos precisaram desenvolver materiais que despertassem o interesse das crianças e traduzissem o conteúdo de forma clara, divertida e interativa”, destaca a professora Edlene Felix, coordenadora da disciplina de Sistemas Reguladores.
A iniciativa englobou atividades práticas e dinâmicas que capturaram a atenção das crianças, permitindo que elas explorassem o funcionamento do corpo humano enquanto brincavam. Segundo Edlene, essa abordagem fortaleceu a relação entre o aprendizado teórico da disciplina e as competências profissionais que os futuros terapeutas ocupacionais devem cultivar.
“Os estudantes desenvolveram habilidades fundamentais, como a comunicação, a adaptação ao público e a capacidade de criar materiais lúdicos que gerem impacto. Essas competências são essenciais para a prática profissional e ajudam a promover transformações”, acrescenta.
Impacto na formação acadêmica e profissional
A experiência também foi marcante para a formação dos alunos, que puderam vivenciar na prática o papel transformador da Terapia Ocupacional em contextos reais.
“O evento foi uma oportunidade para nossos estudantes já se conectarem com o mercado e perceberem a aplicação prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Eles saíram mais motivados, entendendo o valor do que estão aprendendo para a vida profissional”, afirma a professora Edlene.