Parceria entre Unifor e MPCE é destaque em seminário nacional sobre sistema de justiça

sex, 29 maio 2026 13:55

Parceria entre Unifor e MPCE é destaque em seminário nacional sobre sistema de justiça

Evento reuniu autoridades e evidenciou ações conjuntas voltadas à formação acadêmica e ao atendimento à sociedade


O seminário reuniu autoridades jurídicas nacionais e locais sobre o Sistema de Justiça - Foto: Ares Soares
O seminário reuniu autoridades jurídicas nacionais e locais sobre o Sistema de Justiça - Foto: Ares Soares

A Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Fundação Edson Queiroz estiveram presentes, na manhã desta sexta-feira (29), durante o Seminário Nacional "Criminalidade Organizada e Sistema de Justiça: Novas Agendas e Respostas Institucionais", promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

O conselheiro do Grupo Edson Queiroz, Felipe Rocha, representou a Fundação Edson Queiroz na ocasião. O reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, e a diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Profa. Dra. Juliana Mamede, integraram a lista de palestrantes. Somando-se à presença do anfitrião, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Herbert Santos, egresso da Unifor, estavam entre as autoridades o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos, docente da Universidade, o ministro do STJ Carlos Pires Brandão e o jurista Pierpaolo Bottini, entre outros nomes relevantes para o debate jurídico.

O seminário ocorreu em um momento de intensificação dos debates sobre o fortalecimento das estruturas de investigação e inteligência no Ceará. Durante sua participação no painel "Governança Institucional e Atuação Integrada no Enfrentamento à Criminalidade Organizada", o reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, destacou que, nesse contexto, a Universidade de Fortaleza reafirma a compreensão de que a formação acadêmica não pode se distanciar dos grandes desafios do nosso tempo. "Uma universidade comprometida com a sociedade deve estar atenta às suas vulnerabilidades. Deve produzir conhecimento, formar profissionais tecnicamente competentes e eticamente comprometidos, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento das instituições", comentou.

O reitor também ressaltou a aproximação entre a Unifor e o MPCE. "A parceria representa a conjugação de duas missões públicas: de um lado, a missão constitucional do Ministério Público na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais; de outro, a missão educacional, científica e social da Universidade, comprometida com a formação humana, a produção do conhecimento e a transformação da realidade", destacou.

Palestrantes do painel "Governança Institucional e Atuação Integrada no
Enfrentamento à Criminalidade Organizada"- Foto: Ares Soares

O momento também foi para enaltecer as parcerias da Universidade de Fortaleza com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), ressaltando o impacto dessas iniciativas na formação acadêmica e no atendimento à sociedade. Entre os exemplos, o reitor citou a criação, em 2023, do Núcleo de Apoio às Vítimas da Violência Urbana (NAVV/UNIFOR), que já beneficiou 428 pessoas com atendimentos multidisciplinares, além de ações conjuntas que fortalecem a assistência às vítimas. Também mencionou a atualização, em 2024, do Guia de Atuação do MPCE para a população em situação de rua e a realização, em 2025, do Fórum Brasileiro de Boas Práticas, sediado pela Unifor. Segundo ele, essas iniciativas reforçam que a cooperação entre as instituições gera respostas mais qualificadas e efetivas para a sociedade.

Reitor da Universidade de Fortaleza, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu - Foto: Ares Soares

“A Universidade de Fortaleza renova, nesta oportunidade, sua disposição de seguir caminhando ao lado do Ministério Público do Estado do Ceará, para contribuir com a formação de profissionais, a produção de conhecimento, a prestação de serviços à comunidade e o fortalecimento das instituições democráticas”, finalizou.

Ao fim do painel, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Herbert Santos, agradeceu a presença da instituição no debate. "É uma honra sempre ter a presença da Unifor na nossa instituição e nos colocamos mais uma vez à disposição para fortalecer a nossa parceria institucional em prol do ambiente acadêmico e de uma sociedade cada vez mais igualitária”.

O segundo painel abordou o tema "O Novo Marco Legal de Combate ao Crime Organizado: Inovação Normativa, Efetividade Investigativa e Reconfiguração do Sistema de Justiça" e contou com a participação da diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza, Profa. Dra. Juliana Mamede, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos. A mesa foi presidida pelo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União, Pedro Maia Souza Marques, e também contou com a presença do professor livre-docente do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da Universidade de São Paulo (USP), Pierpaolo Cruz Bottini, e do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, André Clark Nunes Cavalcante.

Profa. Dra. Juliana Mamede, diretora do Centro de
Ciências Jurídicas da Unifor - Foto: Ares Soares

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O seminário reuniu autoridades jurídicas nacionais e locais sobre o Sistema de Justiça - Foto: Ares Soares

Parceria entre Unifor e MPCE é destaque em seminário nacional sobre sistema de justiça

A iniciativa é promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) - Foto: Divulgação

Unifor publica resultado final do Programa de Verão da Beijing City University