ter, 10 dezembro 2024 16:42
Pesquisa aponta “ansiedade” como palavra do ano de 2024 no Brasil
Psicóloga e professora de psicologia da Unifor pontua como essa escolha reflete o estado emocional coletivo dos brasileiros
Segundo o último grande mapeamento global de transtornos mentais realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência de transtornos de ansiedade no mundo. Cerca de 9,3% dos brasileiros convivem com ansiedade patológica — um número que segue alarmante e reflete diretamente as tensões e desafios do cotidiano.
Esse dado de 2017 ganha nova relevância em 2024, com a palavra “ansiedade” sendo eleita como a que melhor representa o ano para 22% dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Ideia, em parceria com a empresa de marketing Cause e o aplicativo PiniOn.
Sabrina Matos, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, destaca que o contexto social atual é um dos principais catalisadores dos quadros de ansiedade.
“Vivemos em um tempo acelerado, de excesso de informações e transformações que muitas vezes nos deixam perdidos, tentando nos sustentar diante das incertezas da vida. Não se trata de algo individual, mas coletivo", afirma.
A docente explica que os quadros de ansiedade estão relacionados a diversos fatores, como excesso de telas. "É o preço que se paga pela dificuldade cada vez maior em mantermos relações reais com outras pessoas", diz.
Ao relacionar comportamentos nas redes sociais com o aumento da ansiedade, Sabrina usa a frase "sou curtido, logo existo". “O sujeito coloca sua vida ali esperando curtidas, likes. Ou seja, preciso o tempo todo que o outro confirme que eu existo, que ele diga que me ama, porque a curtida é isso. É o outro dizendo que me ama", finaliza a profissional.
Mais sobre a pesquisa
Em sua nona edição, a pesquisa seguiu um processo de duas etapas: inicialmente, um grupo de especialistas das áreas de comunicação e ciências sociais selecionou cinco palavras que capturassem as dinâmicas e preocupações de 2024.
Na segunda etapa, os termos escolhidos foram submetidos a uma pesquisa quantitativa. A amostra representativa da população brasileira foi construída a partir de dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua de 2024, que consultou 1.538 brasileiros de todas as regiões do país.
Desde a sua primeira edição, a pesquisa Palavra do Ano busca identificar o “espírito do tempo”, ou seja, os temas que mais mobilizam a sociedade brasileira em diferentes momentos históricos. Cada palavra escolhida reflete o contexto sociopolítico, econômico e cultural daquele período.
Em 2023, por exemplo, o termo eleito foi “mudanças climáticas”, evidenciando a crescente preocupação com questões ambientais. Já em anos anteriores, as escolhas também capturaram eventos marcantes: “esperança” (2022) refletiu a expectativa de renovação política e social; e “vacina” (2021) simbolizou a esperança em meio à pandemia da covid-19.