seg, 18 agosto 2025 14:56
CSE Informa | Unifor marca presença no Congresso Internacional de Revistas Universitárias
O Conselho Superior de Editoração representou a Universidade de Fortaleza durante o CIRU, evento que debate práticas e inovações sobre a publicação científica universitária

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)
Nos dias 29 e 31 de julho de 2025, aconteceu o Congresso Internacional de Revistas Universitárias (CIRU). Sediado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), o evento teve como tema “Inovando a comunicação acadêmica dos territórios”. A Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, marcou presença na ocasião, tendo como representante Gabriela Gomes, bibliotecária do Conselho Superior de Editoração (CSE).
O CIRU reuniu pesquisadores, editores e profissionais da área com o intuito de debater práticas e inovações sobre a publicação científica universitária. A cerimônia de abertura foi marcada por uma apresentação cultural do Maracatu Solar e uma conferência sobre “Estratégias inovadoras para a transformação do ecossistema de Revistas Científicas na América Latina”.
O evento também contou com a participação do Dr. José Airton Pontes de Freitas Jr., coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE; o professor Dr. José Gerardo Vasconcelos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC; a professora Dra. Fátima Maria Nobre Lopes, da UFC; a professora Dra. Maria Tibisay Marquez, da Universidade Austral do Chile e membro da organização do CIRU; e a professora Drª Lia Machado Fiuza Fialho, organizadora do CIRU-UECE.
Gabriela Gomes, bibliotecária do CSE, em sua fala no CIRU 2025 (Foto: Aliria Duarte)
Ao longo dos três dias, o congresso trouxe à tona temas fundamentais, como:
- Tendências em editoração científica;
- Critérios de indexação e visibilidade internacional;
- Princípios e práticas da ciência aberta;
- A atuação estratégica dos bibliotecários;
- A responsabilidade social dos periódicos universitários;
- Caminhos para publicações científicas de alto impacto.
O evento teve transmissão ao vivo pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pelo YouTube, possibilitando um acompanhamento síncrono, ampliando fronteiras e permitindo que o congresso chegasse a públicos de diversas regiões. Com integrantes do Chile, México, Argentina e Brasil, a organização teve o cuidado de reunir autoridades da editoração científica de diferentes origens e nacionalidades.
“Com enorme alegria e responsabilidade, representei o Conselho Superior de Editoração da Unifor em uma das mesas de debate, abordando o tema ‘O papel dos bibliotecários no apoio aos periódicos universitários’. Foi uma oportunidade ímpar para evidenciar a atuação técnica, ética e estratégica dos bibliotecários, profissionais que têm se revelado protagonistas na qualificação editorial e no fortalecimento institucional dos periódicos.” — Gabriela Gomes, bibliotecária do Conselho Superior de Editoração da Unifor
Gabriela ainda afirmou a importância da pessoa bibliotecária nas funções de normalização, curadoria digital, gerenciamento de plataformas editoriais e apoio à indexação. Mais do que colaboradores, a pessoa bibliotecária é parceira essencial na gestão e desenvolvimento das revistas científicas.
Sobre o CSE
Quer publicar artigos científicos? Conheça o Portal de Periódicos da Universidade de Fortaleza, plataforma do Conselho Superior de Editoração (CSE) que disponibiliza diversas revistas em diferentes áreas para publicação.