null Dia T contará com competição inédita na sua 14ª edição

Ter, 16 Maio 2023 17:19

Dia T contará com competição inédita na sua 14ª edição

Organizado pelo Centro de Ciências Tecnológica com o apoio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Unifor, a competição premiará os três melhores softwares produzidos pelos estudantes do CCT


Os premiados poderão ter seus softwares registrados e tornarem suas produções exclusivas (Foto: Getty Images)
Os premiados poderão ter seus softwares registrados e tornarem suas produções exclusivas (Foto: Getty Images)

Nos dias 1° e 2 de junho, acontecerá mais uma edição do Dia T, evento que tem como objetivo estimular os alunos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a exporem suas produções práticas, a partir do conteúdo apreendido em sala de aula, divulgar os cursos, grupos de estudos e laboratórios de tecnologia do centro, além da integração entre alunos e professores. Para mais, neste ano, contaremos com uma novidade.

Será realizada uma competição que premiará os três melhores softwares produzidos pelos estudantes do CCT, os discentes vencedores receberão um Registro de Software. A iniciativa é de extrema importância pelo fato de valorizar o trabalho dos alunos e dar a oportunidade deles garantirem registros e tornarem suas produções exclusivas. Para participar, é necessário que o discente tenha desenvolvido o software durante a sua graduação. Os alunos interessados devem fazer a inscrição até o dia 26 de maio.

Serão avaliados o grau de originalidade, relevância de aplicação e o uso do conhecimento científico para definir os três melhores softwares desenvolvidos. A competição está sendo organizada pelo Núcleo de Inovação e Pesquisa do CCT com o apoio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), por meio da Coordenação de Inovação. 

Ricardo Colares, coordenador de prospecção e PI, comenta sobre a importância da iniciativa. “Difundir a importância de registrar formalmente as criações acadêmicas na forma de Propriedade Intelectual para além das publicações, considerando nesta premiação a criação de Programas de Computadores que são também passíveis de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), modalidade pouco conhecida e pouco utilizada’’ afirma.

O Registro de Software junto ao INPI garante autoria e evita cópias não autorizadas. Dessa forma, o software produzido pelo aluno poderá ser comercializado com mais segurança. Além disso, o estudante poderá incorporar em seu currículo o Registro de Software, pois ele se caracteriza como uma produção técnica.

O vencedor será conhecido no dia 2 de junho, em evento que acontecerá dentro da programação do Dia T. A premiação dos melhores softwares desenvolvidos será realizada no hall do bloco D.

Serviço

Premiação de Software - Dia T - 2023.1
Data: 2 de junho (Segundo dia do evento - Dia T)
Local: Hall do Bloco D
Mais informações: (85) 3477.3261 / (85) 3477-3889 / inovação@unifor.br