Evento promovido pelo Unifor Hub conecta mulheres e estimula parcerias

seg, 16 dezembro 2024 15:36

Evento promovido pelo Unifor Hub conecta mulheres e estimula parcerias

Primeira edição do Conexões por Elas reuniu profissionais que trabalham com inovação em diferentes segmentos do mercado


Além de buscar conexões no grupo como um todo, as participantes puderam discutir possibilidades de parcerias no âmbito empresarial (Foto: Duda Barroso)
Além de buscar conexões no grupo como um todo, as participantes puderam discutir possibilidades de parcerias no âmbito empresarial (Foto: Duda Barroso)

Um encontro para criar ou fortalecer conexões entre mulheres inspiradoras. Essa foi a proposta do Conexões por Elas, evento realizado na última quinta-feira (12) pelo Unifor Hub, ambiente de inovação do TEC Unifor, parque tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Segundo a analista de inovação do Unifor Hub, Nathalia Bayer, a ideia foi reunir profissionais relevantes na sociedade, que dificilmente se encontrariam, e gerar possíveis parcerias entre elas.

“O Unifor Hub é gente e conexão, então, nada mais propício do que criar um evento que faça de fato essa conexão acontecer. A Universidade é um ambiente mediador dessas conexões e o Unifor Hub é o agente. O propósito é criar um local propício para conversar uma com a outra e pensar em projetos que possam impactar positivamente a sociedade”, afirma Nathalia. 

Durante a dinâmica, cada participante se apresentou, respondendo duas perguntas: como pode contribuir, em capacidades e habilidades, e de que tipo de ajuda precisa. Depois, as mulheres se dividiram em equipes para discutir possibilidades de parcerias e, em seguida, ficaram à vontade para buscar conexões no grupo como um todo.

Participaram do encontro mulheres que trabalham com tecnologia e inovação no setor público, empresas privadas e instituições de ensino. A iniciativa foi super elogiada, principalmente por fortalecer a presença feminina no ecossistema de inovação do Ceará, como ressalta Carol Guerra, coordenadora de TI da Secretaria das Mulheres e Vice-Governadoria do Estado.

“Apesar de considerar que hoje temos uma representatividade feminina bem melhor do que alguns anos atrás, e o Ceará ter avançado no número de mulheres no ecossistema de inovação, ainda não são números significativos. Então, esse tipo de evento é importante porque nos fortalece e promove a curiosidade de outras mulheres, o que pode ajudar a aumentar esses números”, acrescenta Carol.

Para Mikie Ripardo, gerente de TI do Grupo Marquise, é fundamental manter contatos e conhecer o que outras mulheres estão desenvolvendo no setor de inovação.

“É assim que surgem novos projetos e iniciativas legais. Você vê o que cada uma está fazendo, a forma como está sendo feito, e isso te gera insights. Sempre tem alguma ideia ou informação diferente que pode te ajudar no dia a dia. A experiência de outros é o que nos torna pessoas melhores, e quando compartilhamos é que crescemos e aprendemos”, destaca Ripardo.

Sobre a importância da rede de apoio feminina, a empresária Ticiane Santana relatou a própria experiência ao implantar uma empresa que utiliza realidade virtual em atendimentos de enfermagem. Ela conta que começou a frequentar eventos de inovação, como hackathons e bootcamps, onde descobriu que podia empreender.

“A partir daí, fui me desenvolvendo e, ao longo de sete anos, sempre encontrei em grupos femininos essa força para continuar o meu negócio, para validar as minhas ideias, acreditar no que eu faço e receber força e motivação”, relembra a empresária.

Protagonismo feminino no Unifor Hub

O Unifor Hub faz parte do TEC Unifor, contemplado em 2023 com investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), proveniente da chamada pública “MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos - Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”. 

Os recursos deram ainda mais impulso aos programas que visam apoiar startupsbootcamps, pré-aceleração, aceleração, incubação de empresas e programa de inovação aberta. Segundo Caetano Lima, analista de inovação do Unifor Hub, “a presença feminina nesses programas é cada vez mais forte, a exemplo do Desafio Uninova, realizado esse ano em parceria com a Unimed Fortaleza, que teve mais da metade de participantes mulheres”. 

Além disso, em 2024, o Hackathon Tech Por Elas, realizado em parceria com a Secretaria das Mulheres do Ceará, apresentou soluções tecnológicas para os desafios enfrentados pelas mulheres no Estado.

“A gente vê o engajamento, a vontade feminina de mudar o cenário da inovação, e é muito satisfatório trabalhar ao lado delas porque todas se ajudam, entendem as dores umas das outras, sem hierarquias, formando uma grande família. É muito importante ter essa presença feminina não só nos projetos que desenvolvemos, mas também na tecnologia e na inovação”, conclui Caetano.

Serviço

Unifor Hub
Funcionamento: Segunda à sexta-feira, de 8h às 18h (outros horários disponíveis mediante agendamento)
Local: Sala M-25, bloco M – campus da Universidade de Fortaleza
Mais informações: (85) 3477-3889 | (85) 3477-3890 | hub@unifor.br