qua, 12 novembro 2025 14:51
Pesquisadores do Tec Unifor participam de palestras na Feira do Conhecimento 2025
Com atividades imersivas e debates, a Universidade de Fortaleza contribuiu para popularizar temas científicos durante o evento.

Com o tema Planeta Água, a Feira do Conhecimento 2025 reuniu no Centro de Eventos do Ceará, de 6 a 8 de novembro, pesquisadores, empreendedores, estudantes e representantes em torno de um mesmo objetivo: construir soluções para os desafios do futuro. É claro que a Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, não ficou de fora.
O stand do Parque Tecnológico (Tec Unifor) levou atividades interativas com realidade virtual para os participantes, fazendo o maior sucesso entre estudantes do ensino médio, como Marcos, de 14 anos: “achei tudo muito legal, pra gente se aproximar e conhecer coisas novas. Vai que um dia a gente chega a ser aluno da Unifor.”
Durante os três dias de evento, pesquisadores do Tec Unifor estiveram presentes em palestras, nos mais diversos palcos da Feira. No primeiro dia, as professoras Vládia Pinheiro, Elizabeth Furtado e Andréia Formico, do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA), participaram do painel “Mulheres da Computação”, onde falaram de sua trajetória na tecnologia e incentivaram outras mulheres e meninas a investirem na área.
“Eu me sinto uma das precursoras nessa área, de uma época onde poucas mulheres conseguiam sair do país para fazer doutorado com bolsa das agências de fomento, então a conquista começou por aí. Aqui, as meninas podem ouvir as experiências e se espelhar, ter inspirações para traçar o próprio caminho, mas elas não vão ter mais medo de encarar a área de exatas, em particular, a área de computação”, destacou a professora Andréia Formico que também coordena o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Games, Interação e Realidade Virtual do Tec Unifor (GiraLab).
Na quinta-feira, o painel “Academia e Mercado: O Papel Transformador das Universidades” contou com a presença do Coordenador de Inovação da Unifor, professor Naiderson Lucena, e da pesquisadora da Vice-Reitoria de Pesquisa, Mayara Santiago.
“Essa participação é importante porque nos dá visibilidade como Universidade para apresentarmos as soluções inovadores que são produzidas a partir das pesquisas aplicadas produzidas por alunos e professores, bem como o fomento ao empreendedorismo inovador, que tanto gera produtos benéficos para o mercado e impacta de forma muito positiva, mas também gera empregos de alto impacto”, afirmou Naiderson.
No sábado, o painel “O que é Economia Azul? Empreender com Inovação e Sustentabilidade na Economia Azul” teve a participação da Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Economia Azul da Unifor (LabAzul), Janaína Lopes, e do Coordenador do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (Tec Unifor), Fernando Ferreira.
“A Feira do Conhecimento, em particular, traz um aspecto diferenciado dos outros eventos que participamos: aqui você planta a sementinha, quando alguém muito jovem vem conhecer o que a gente faz e ele mesmo pode ser um futuro empreendedor de nosso ecossistema. E para os estudantes é a possibilidade de ver o que existe além da sala de aula e estar engajado em projetos reais que podem gerar grandes oportunidades no futuro”, destaca Fernando.
A Feira do Conhecimento 2025 é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), como um espaço de popularização científica e disseminação do conhecimento. A presença anual da Universidade de Fortaleza no evento está alinhada aos objetivos da instituição, como explica o novo Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor, Professor Afonso Lima.
“Um dos principais aspectos da nossa participação em eventos é, não só divulgar o trabalho que a Unifor faz, a relevância de sua produção tecnológica e a importância de tudo isso para a comunidade, mas também aliar esforços com outros atores, trocar ideias e firmar parcerias, tudo isso para a melhoria da nossa sociedade. Além disso, apresentar um pouco disso aos futuros pesquisadores, despertar a curiosidade e engajar as pessoas em torno da pesquisa, o que é algo muito importante” pontua o Vice-Reitor.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e do ODS 9 Indústria, Inovação e Infraestrutura.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, além de incentivar a inovação, fortalecer a infraestrutura tecnológica e promover ambientes que estimulem a pesquisa e o desenvolvimento sustentável.