Professora da Unifor apresenta trabalho sobre inteligência artificial em fórum internacional no Japão
sex, 17 dezembro 2021 15:27
Professora da Unifor apresenta trabalho sobre inteligência artificial em fórum internacional no Japão
Clarissa Ribeiro é docente da Universidade de Fortaleza e participa do SIGGRAPH ASIA 2021, conferência anual sobre computação gráfica e técnicas interativas
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, Clarissa Ribeiro foi selecionada para o SIGGRAPH ASIA 2021, do Fórum Internacional de Tóquio, no Japão. A docente conquistou a classificação pela autoria do trabalho “Renderizando confluências de dados: mistura gaussiana no projeto gerador de esculturas de dados”, que será apresentado em formato híbrido dia 17 de dezembro, às 11h do horário de Tóquio (23h do horário de Brasília).
A obra apresentada tem como objeto central de estudo a utilização de Machine Learning (categoria de inteligência artificial) para gerar otimização dos sistemas de dados. O trabalho é resultado de desdobramentos de pesquisas do Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP) da Unifor, coordenado por Clarissa. Para a apresentação, a docente convidou Aderson Passos, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo e mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC), visando o diálogo sobre o uso de estratégias que incluam aprendizado de máquina.
No dia 16 de dezembro, Clarissa Ribeiro e Aderson Passos realizaram um encontro com alunos no LIP para compartilhar a experiência de acessar o vasto conteúdo disponibilizado pelo SIGGRAPH para artistas e pesquisadores participantes.
“Participar de um evento como esse é uma oportunidade ímpar. Ter a possibilidade de dialogar com outros pesquisadores e gerar uma troca de conhecimentos é muito gratificante, sem contar que é uma oportunidade de falarmos sobre nosso trabalho no laboratório, frente a potência de uma rede como essa”, afirma Clarissa.
A docente ainda ressalta a importância da Universidade de Fortaleza para viabilizar a expansão do conhecimento científico: “Sem a Unifor, nada disso aconteceria. É essencial o suporte, incentivo e estímulo que a instituição oferece, principalmente para o desenvolvimento de pesquisas e projetos. Termos uma estrutura como o LIP, por exemplo, é diferenciada e faz bastante diferença. Com esse apoio, podemos dialogar com pesquisadores que têm acesso a estruturas similares no mundo, como é o caso do SIGGRAPH”.
Sobre o SIGGRAPH
O Special Interest Group on GRAPHics and Interactive Techniques (SIGGRAPH) é uma conferência anual sobre computação gráfica e técnicas interativas promovida pela organização ACM SIGGRAPH. Esta é a 14º vez que a marca realiza uma edição especial para o continente asiático, por meio da SIGGRAPH ASIA. Referência internacional, o evento atrai técnicos de respaldo engajados em pesquisa, ciência, arte, educação e tecnologia.