sex, 1 abril 2022 11:41
Unifor lança MBA voltado para profissionais interessados em empreender na área de saúde
O curso terá a participação do professor e médico Diogo Rolim, CEO de startup que reúne dados sobre saúde e histórico médico de pacientes
Segundo os dados mais recentes do Portal do Empreendedor, no período de março a dezembro de 2020, o Brasil registrou crescimento de 13,23% no número de novas empresas no Brasil. No total, 3,36 milhões de novas empresas foram abertas em 2020, alcançando o recorde de 19,9 milhões de negócios em funcionamento no país. Já segundo o Ministério da Economia, o país encerrou 2020 com cerca de 20 milhões de negócios ativos, o que representa crescimento de 6% em relação a 2019.
Uma das áreas que mais cresceu desde o início da pandemia do novo coronavírus é o empreendedorismo em saúde. De olho nesse nicho de mercado, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para o MBA de Empreendedorismo em Saúde, com a participação do professor Diogo Rolim.
Especialista em Medicina do Esporte e Cirurgia de Ombro e Cotovelo, mestre em Ciências do Esporte e Atividade Física, e doutorando em Medicina Translacional, Diogo Rolim é também CEO da iDun, startup que oferece um serviço online para reunir dados sobre saúde e histórico médico dos pacientes. Segundo ele, “o MBA traz uma programação inovadora para uma formação mais sólida em tudo que está acontecendo no mercado de saúde para que seus alunos possam estar preparados para o conceito de Saúde 4.0”.
Ediléia Feitosa é coordenadora do MBA de Empreendedorismo em Saúde
(Foto: Arquivo pessoal)
Já a professora Ediléia Feitosa, coordenadora do MBA da Unifor, afirma que o curso foi desenvolvido para profissionais de nível superior interessados em desenvolver e aprimorar suas competências em gestão na área da saúde, com foco em empreendedorismo e inovação. “O curso tem o objetivo de habilitar o profissional da saúde a atuar de maneira empreendedora em um negócio próprio (clínica, hospital ou startup), em organizações públicas ou privadas, em instituições de ciência e tecnologia (universidades e institutos de pesquisa), e em órgãos e secretarias no âmbito federal, estadual ou municipal”, complementa a docente.
Assim, o MBA de Empreendedorismo em Saúde é voltado para médicos e outros profissionais da saúde que atuam como gestores ou empreendedores e que desejam aprimorar seus conhecimentos em gestão, empreendedorismo e inovação.
“Todo médico é um empreendedor”
“Muitos profissionais saem da faculdade sem nenhuma formação em gestão e mesmo os que possuem clínicas, muitas vezes, não estão atualizados com relação a rápida mudança que tem acontecido nos modelos de gestão. No final do dia, todo médico é um empreendedor, pois a consulta não deixa de ser um produto ofertado e os pacientes não deixam de ser clientes, no entanto, ainda existe muito tabu em ver o lado positivo dessa relação que é a busca por encantamento e fidelização e não o lado negativo de tornar essa relação algo frio e mercantilizado”, pontua o professor Diogo Rolim.
De acordo com ele, com a pandemia de Covid-19, o setor de saúde vem sofrendo uma rápida transformação e estar antenado às mudanças e adaptados a elas é o que poderá diferenciar os profissionais num futuro bem próximo. O setor da saúde tem virado alvo de muitos holofotes e quem não estiver alinhado com as novas dinâmicas do mercado poderá ficar para trás.
“O profissional poderá implementar boas práticas de gestão seja na sua prática médica, bem como em suas clínicas, caso sejam proprietários de algumas. Além disso, médicos recém-egressos poderão abrir seus olhos para novos caminhos que se abrem com uso de tecnologia e modernização da saúde”, finaliza Diogo.
Serviço
MBA de Empreendedorismo em Saúde
Inscreva-se clicando aqui
Período: maio/2022 a dezembro/2023
Periodicidade: quinzenal
Carga horária: 399 h/aula
Mais informações: clique aqui