De Olho na Carreira: Evento do curso de Fisioterapia aborda lesão do LCA
Ministrada pela fisioterapeuta Sânia Figueiredo, a palestra tem o objetivo de apresentar aos estudantes uma das lesões mais comuns e importantes na área da fisioterapia esportiva e ortopédica

O curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, promoverá mais uma edição do projeto De Olho na Carreira, que nesta ocasião abordará o tema “Lesão do LCA – Reabilitação”, O evento será realizado no dia 24 de fevereiro, das 11h20 às 13h, no auditório A4, e é voltado para estudantes e profissionais interessados em aprofundar conhecimentos na área.
A palestra será ministrada pela fisioterapeuta Sânia Figueiredo, trazendo reflexões sobre a atuação fisioterapêutica, estratégias de tratamento e desafios na recuperação funcional.
O LCA, conhecido como Ligamento do Cruzado Anterior, é um dos principais ligamentos do joelho e tem a função de estabilizar a articulação, impedindo a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur e controlando movimentos rotacionais. Além disso, o LCA é uma das lesões mais comuns e importantes na área da fisioterapia esportiva e ortopédica.
Sobre a palestrante
Fisioterapeuta formada pela Unifor, com Pós-graduação em Fisiologia e Biomecânica do Movimento (UVA-RJ) e Mestrado em Ensino em Saúde. Docente da Unifor, com 20 anos de experiência em disciplinas como Hidroterapia, Terapia Manual, Mecanoterapia, Anatomia Palpatória e Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva.
Diretora Clínica e fisioterapeuta na Sânia Figueiredo Fisioterapia. Formação complementar em Fisioterapia Desportiva, RPG, Terapias Manuais, Kabat, IsoStretching, Taping, Microfisioterapia, Crochetagem, Hidroterapia especializada (Watsu, Halliwick, Bad Ragaz, hidrocinesioterapia) e Pilates (clínico ao avançado, incluindo suspensão).
Serviço
De Olho na Carreira - Lesão LCA - Reabilitação
Data: 24/02
Horário: 11h20 às 13h00
Local: Auditório A4
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, contribuindo para o alcance dos ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza, por meio do curso de Fisioterapia, assegura a promoção da saúde e do bem-estar ao incentivar a qualificação de futuros profissionais para atuarem na prevenção de lesões e na reabilitação funcional, especialmente em casos de Lesão do LCA. A instituição também garante educação inclusiva, equitativa e de qualidade ao proporcionar oportunidades de aprendizagem e aprofundamento técnico-científico, fortalecendo a formação acadêmica e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à sociedade.