ter, 10 fevereiro 2026 15:03
TV Unifor lança “Cine Aperreio”, programa que mostra o cinema universitário
A atração estreia em 24 de fevereiro e apresenta um olhar exclusivo dos próprios realizadores sobre os filmes produzidos no curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

Produzido por estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual e Jornalismo, estagiários do Núcleo de Produção Audiovisual da TV Unifor, o programa Cine Aperreio integra a grade da emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A atração nasce como um espaço de reflexão, troca e visibilidade para os filmes desenvolvidos dentro das disciplinas do curso de Cinema e Audiovisual, fortalecendo a formação prática e a experimentação criativa no ambiente universitário.
O episódio piloto do programa conta com a apresentação de Magi do Carmo, egressa do curso de Cinema da Unifor, roteirista, pesquisadora, diretora e produtora audiovisual. A partir dos episódios seguintes, a apresentação fica a cargo de Dainah Aguiar, egressa do curso de Jornalismo da Unifor e produtora audiovisual.
A cada edição, o Cine Aperreio recebe um a dois estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, que participaram das produções exibidas como diretores, roteiristas, produtores e editores, compartilhando experiências e bastidores do processo criativo.
O grande diferencial do Cine Aperreio está no seu ponto de vista: um olhar construído pelos próprios estudantes sobre o cinema que produzem. Mais do que apresentar os filmes, o programa se propõe a discutir o processo criativo, o contexto histórico e social em que as obras foram idealizadas e as diferentes formas de pensar o cinema dentro da universidade, valorizando a pluralidade de vozes, estéticas e narrativas presentes na formação audiovisual.
A primeira temporada do Cine Aperreio conta com cinco episódios, exibidos semanalmente. A estreia acontece no dia 24 de fevereiro, às 14h, com transmissão pelo YouTube da TV Unifor e pelo canal 14 da Alares. Uma oportunidade para o público conhecer de perto a produção audiovisual universitária e acompanhar novas perspectivas sobre o fazer cinematográfico.
Sinopse dos episódios
No episódio 1 - Cine Aperreio com “Saudade dos Leões”, o documentário retrata memórias do bar ‘Lions’ durante o período de distanciamento pandêmico, resgatando a alegria e a convivência desse espaço de encontros noturnos. Participam do episódio o diretor João Paulo Magalhães e o fotógrafo e montador Rafael Coelho, que comentam a construção do filme.
O episódio 2 – Cine Aperreio de “Olhos Abertos” apresenta um curta experimental dividido em três atos, que investiga o papel do olhar e do sonhar no cinema de terror a partir da montagem de trechos do gênero e do uso de filtros visuais. O episódio recebe o diretor e montador Nathan Ary, que conversa sobre o processo criativo e conceitual do projeto.
No episódio 3 – Cine Aperreio e as engrenagens do “Mecanismo”, o curta é desenvolvido a partir de atividades da disciplina de Montagem e constrói uma nova narrativa por meio de fotomontagens de imagens dos filmes Saudações aos Cubanos (1963) e La Jetée (1962), de Agnès Varda. O enredo acompanha uma viagem marcada pelo uso de uma substância, e o episódio conta com a participação dos diretores e montadores Izaac Morais e Maria Beatriz.
O episódio 4 – Cine Aperreio está “Ocupado” traz um drama político que acompanha uma estudante presa em uma universidade durante um fecho militar, explorando as relações e a resistência dos estudantes nesse contexto. O episódio recebe o diretor Bruno Paes e a atriz Lola Melo, que conversam sobre o contexto histórico da obra e o processo de produção do filme.
Encerrando a temporada, o episódio 5 – Cine Aperreio e as memórias de “Águas Passadas” narra a história de Daniel, um ex-marinheiro que se isola em um hotel, onde passa uma noite confrontando os fantasmas de sua história e de sua consciência. No episódio, o diretor LP Arruda fala sobre a produção do filme e o trabalho coletivo da equipe em sua realização.
FICHA TÉCNICA
Direção:
Gabriel Pinheiro, João Paulo Magalhães
Apresentação:
Dainah Aguiar, Magi do Carmo
Produção:
Dainah Aguiar, João Paulo Magalhães, Magi do Carmo, Pedro Lucas Carvalho
Roteiro:
Dainah Aguiar, Gabriel Pinheiro, João Paulo Magalhães, Magi do Carmo
Cinegrafia:
Charlotte Cruz, Ermesson Ferreira, Gabriel Pinheiro, Lucas Leal, Marcelo Falcão, Priscilla
Sousa, Ricardo Ventura, Weffiston Brasil
Som direto:
Andreza Ohana, Guilherme Daniel, LP Arruda, Maria Tereza Alencar
Professores orientadores:
Glauber Filho, Joice Scavone, Wilton Martins
Edição de imagens:
Marcelino Oliveira
Arte gráfica:
Douglas da Silva Nobre, Marcelino Oliveira
Coordenação de Edição e Finalização:
Gazzineu Marcus
Coordenação Técnica:
Hélio Viana
Coordenação de Produção:
Lola Melo
Secretária Executiva:
Tamires Andrade
Direção Geral:
Max Eluard
Direção de Comunicação e Marketing:
Ana Quezado
Reitor:
Randal Martins Pompeu
Serviço
Cine Aperreio
Estreia: 24 de fevereiro
Horário: 14h
Exibição: YouTube da TV Unifor e canal 14 da Alares
Contato: (85) 3477-3422
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODSs 4 – Educação de Qualidade, 10 – Redução das Desigualdades e 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
A Universidade de Fortaleza, assim, fortalece a formação acadêmica, valoriza a diversidade de vozes e estimula a produção cultural, ampliando o acesso ao conhecimento, à expressão criativa e à cultura no ambiente universitário e na sociedade.