Objetivo geral
Debater o universo do jornalismo esportivo, traduzir as mudanças, explorar os novos conceitos, estreitar o laço entre a academia e o mercado profissional e viabilizar condições para o conhecimento e aprendizado das ferramentas digitais.
Objetivos específicos
-
Capacitar os alunos para desenvolver aptidões relacionadas às mídias digitais.
-
Promover a divulgação de conhecimentos técnicos e específicos na área de mídia esportiva.
-
Estimular o desenvolvimento de novas ferramentas para o jornalismo.
-
Suscitar o desejo de permanecer e aprimorar o conceito do profissional de jornalismo.
-
Sensibilizar os alunos para o conhecimento dos problemas e das dificuldades da profissão.
-
Estimular o espírito acadêmico e científico.
-
Manter um intercâmbio entre a academia e o mercado de trabalho.
-
Debater as novas tendências e o futuro do jornalismo esportivo.
-
Proporcionar aos alunos a capacidade de reconhecer e discernir uma nova formatação no mundo da mídia esportiva.
Público-alvo
Estudantes, profissionais da área e interessados no tema.
Conhecimentos necessários para participação no curso
Ensino médio completo.
Conteúdo Programático
1 - Introdução ao Jornalismo Esportivo
Três pontos vão ser abordados: a história do jornalismo esportivo com o início através do Jornal do Sports, passando pelas crônicas de Nelson Rodrigues até chegar ao topo com Luciano do Valle na TV Bandeirantes. A ética no jornalismo esportivo, onde sempre aparecem pedidos para falar bem de determinado atleta em troca de recursos ou privilégios, os riscos de buscar outros caminhos no jornalismo e os benefícios de manter o padrão correto e ético dentro da profissão. Por último, o embate entre informação e entretenimento, que nos últimos anos foi batizado de “Leifertização”, em referência ao ex-apresentador do Globo Esporte: Tiago Leifert.
2 - Jornalismo Digital é Jornalismo
Três pontos vão ser abordados: as redes sociais, que estão hoje mudando a forma de fazer jornalismo esportivo. Quais são? Quem usa? Quem trabalha? Quais as diferenças? Há ainda a web, com os sites e blogs, que moldaram a forma de consumir informação. Mostraremos os principais modelos usados para se buscar a audiência e o jornalismo de resultado. E por último, as coberturas esportivas: Copa do Mundo, Olimpíadas, Campeonatos Nacionais, regionais e estaduais. As transmissões simultâneas, o tempo real, a informação minuto a minuto.
3 - Redes Sociais (Parte I)
Nesta etapa, o curso é aprofundado e chega a um dos pilares do jornalismo digital. O Tema é dividido em dois módulos com três assuntos: Twitter, Facebook e Instagram. Explanam-se os conceitos, as ferramentas, alguns estudos de casos e vários exemplos de postagens, páginas e perfis dedicados à informação e ao jornalismo esportivo.
4 - Redes Sociais (Parte II)
Neste segundo módulo sobre redes sociais os assuntos são sobre Youtube, Whatsapp e Podcast. O maior buscador de vídeos da internet é uma referência para o jornalismo. E o meio esportivo abraçou esta ferramenta da melhor maneira possível. Vão ser mostrados os canais que usaram e usam o Youtube para promover conteúdos, os veículos de comunicação que crescem por causa do Youtube e como se beneficiar desta ferramenta. Já o Whatsapp, que antes era apenas uma ferramenta para trocar mensagem, virou provedor de conteúdo. Diversos veículos de comunicação já usam o aplicativo para entregar conteúdo e aproximar o público através da escrita, de áudio e até de vídeo. Enquanto o Podcast virou uma febre no público jovem. A gravação de áudios para promover, debater ou suscitar determinado tema ou até multitemas virou uma tendência no mundo todo. No Brasil, 50 milhões de pessoas já ouviram um Podcast.
5 – Web
Neste último módulo, dividido em cinco pontos, é abordado o jornalismo esportivo nas outras principais plataformas: blogs, sites, rádio e até na nova tendência mundial: o streaming (Netflix, Dazn, Mycujoo...) Vai ser debatido em sala sobre os principais blogs esportivos, os sites, que ainda são as maiores fontes de informações e conteúdo, as rádios, que se tornaram web-rádios e se adaptaram mais uma vez ao novo mundo da comunicação. Por fim, a chegada do streaming. A ferramenta que no início era apenas para ver filmes, documentários e séries, se tornou hoje fonte de conteúdo para programas e transmissões esportivas.
Mário Kempes Lacerda Pereira
Formado em jornalismo e especialista em assessoria de comunicação. Foi correspondente do jornal Lance! No estado do Ceará; repórter, subeditor e editor do caderno de esportes do Diário do Nordeste; produtor, repórter e comentarista na TV Diário; comentarista na Rádio Verdes Mares; assessor de imprensa da Federação Cearense de Futebol, ainda criou o Blog do Kempes e atualmente é coordenador da FCF TV. Em 2018, cobriu in loco a Copa do Mundo da Rússia pela TV Diário, Diário do Nordeste e Rádio Verdes Mares.
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 286,00
Descontos**
Ex-aluno Unifor: 15%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.
OBS1.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.
OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).