A maior testoteca do Norte e Nordeste é da Unifor!

seg, 24 junho 2024 13:27

A maior testoteca do Norte e Nordeste é da Unifor!

Com um acervo de mais de 100 tipos de testes psicológicos e neuropsicológicos, a Universidade de Fortaleza mantém a maior testoteca do Norte e Nordeste para formar profissionais completos e preparados para o mercado de psicologia


A Testoteca da Unifor é um serviço disponível para alunos de graduação e pós-graduação na área de psicologia (Foto: Ares Soares)
A Testoteca da Unifor é um serviço disponível para alunos de graduação e pós-graduação na área de psicologia (Foto: Ares Soares)

A necessidade de realizar avaliações psicológicas está no nosso cotidiano. Se você está tirando a carteira de motorista ou participando de uma seleção de emprego, provavelmente passará por elas. Também são fundamentais do âmbito esportivo à orientação de carreiras ou mesmo na clínica psicológica.

Ciente da relevância dessas avaliações para a formação técnica dos psicólogos, a Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, mantém a maior testoteca do Norte e Nordeste, uma espécie de biblioteca de testes psicológicos, para formar profissionais completos e prontos para o mercado.

Com um acervo de 108 tipos de testes, é um laboratório vivo, onde teoria e prática se entrelaçam, oferecendo ao corpo discente acesso a uma grande diversidade de testes padronizados e validados. Com eles, vem uma preparação de excelência para a prática profissional e ferramentas para desenvolver pesquisa no âmbito da avaliação psicológica.

“Os testes psicológicos desempenham um papel fundamental na formação dos nossos alunos, proporcionando-lhes uma compreensão prática e profunda das teorias aprendidas em sala de aula”, explica a coordenadora do curso de Psicologia, Noália Araújo.

Ela destaca que ferramentas como os testes não apenas ajudam os estudantes a aplicar conceitos teóricos na prática, mas também permitem que eles desenvolvam competências e habilidades essenciais em avaliação psicológica, psicodiagnóstico e formulação de intervenções adequadas com a utilização desses instrumentos.

Depois de mergulharem na teoria, os estudantes de Psicologia da Unifor começam a estreitar os laços com a Testoteca a partir do 6º semestre, nas disciplinas de Estágio Básico VI, Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. Alunos da pós-graduação também usam o acervo – que conta especialmente com testes de personalidade, cognitivos, aptidão e interesse – em suas pesquisas.

Um acervo que abre novos mundos

Foi na Testoteca que Álvaro Arruda Pinho passou boa parte do seu tempo quando cursava a graduação em Psicologia na Unifor. Interessou-se pela área a partir do 6º semestre, quando começou a estudar sobre avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Ele diz que, ali, abriu-se um novo mundo.

“A Testoteca passou a ser um local de uso frequente para mim, pois desde que tive contato com a área da avaliação psicológica, decidi debruçar-me sobre este mundo e aprofundar meus conhecimentos”, conta.

Não faltava material para ler. Para ele, ter a disponibilidade de um amplo acervo para apoiar seus estudos e prática, seja nos estágios obrigatórios ou como uma preparação para a aplicação na clínica-escola, foi fundamental para o crescimento profissional nessa área.

“Além da ampla disponibilidade de materiais, tive acesso a grandes mestres que puderam plantar a sementinha da avaliação psicológica e possibilitar o crescimento, onde constantemente discutíamos casos, com o uso dos testes, e os fundamentos que perpassam a atuação clínica”, recorda.

Álvaro conta que, logo após conseguir realizar o cadastro profissional como psicólogo, atuou com a clínica e o ambiente organizacional. Em ambas as áreas, conseguiu utilizar a avaliação psicológica como método principal de atuação, seja realizando avaliações clínicas para diagnóstico ou utilizando os conhecimentos da avaliação psicológica e seus testes para a seleção de pessoal no contexto organizacional.


“A Testoteca permite que o aluno utilize [um amplo] material para a prática em diversos contextos. Caso o aluno deseje, há apoio e disponibilidade para o uso de grandes quantidades de materiais para pesquisas quantitativas, por exemplo. Existem pesquisas de mestrado e trabalho de conclusão de curso que só foram possíveis graças à Testoteca da Unifor”Álvaro Pinho, egresso do curso de Psicologia e aluno da Especialização em Neuropsicologia

Consolidado no mercado, Álvaro segue em busca de mais conhecimento: está cursando agora a Especialização em Neuropsicologia na Unifor. Para ele, o tamanho do acervo da Testoteca é um diferencial importante para avançar nos estudos, já que poucas universidades têm essa estrutura.

“A minha sensação é que a Unifor entende as necessidades do mercado e pretende possibilitar um maior leque de possibilidades ao aluno, sendo a avaliação psicológica um de seus fortes”, afirma o egresso.

A experiência da avaliação psicológica na prática

A aluna Karla Casado conta que teve sua primeira experiência na Testoteca recentemente, estudando nas disciplinas de 6º semestre do curso de Psicologia a construção do laudo psicológico como resultado do processo da avaliação psicológica de um paciente encaminhado para tal.

“Até ter o primeiro contato com a Testoteca, eu não fazia ideia do quão importante seria o equipamento para o entendimento dos temas propostos pelas disciplinas”, admite. Mas aí a graduanda teve contato com mais de uma dezena de testes de uso privativo dos profissionais em psicologia, tanto para avaliação da cognição (como, por exemplo, TDAH e TEA) quanto para avaliação da personalidade (e identificação de depressão e ansiedade).

Karla conta que, orientada pelo professor, teve a oportunidade de montar uma bateria de testes adequada para a hipótese diagnóstica do paciente, apenas utilizando o acervo disponível na Testoteca.


“A oportunidade de manejar as principais ferramentas utilizadas em testagem psicológica me proporcionou uma reflexão sobre o fato de ter identificação com esse campo de atuação. Sem dúvida alguma, a experiência da avaliação psicológica expandiu minha visão, meu interesse e se posiciona hoje como um de meus interesses profissionais futuros”Karla Casado, aluna do curso de Psicologia

Para ela, a chance de estar em contato direto com alguns dos principais recursos de testagem proporciona aos alunos uma grande vantagem para sua base de conhecimento e para seus primeiros passos no mercado de trabalho. “Todo profissional de psicologia deve estar habilitado para a prática da avaliação psicológica. Inclusive, existem muitos cursos para profissionais que já atuam na área [e estão] a fim de aprimorar habilidades”, acrescenta.

Ao manter uma das maiores testotecas do país, Karla acredita que a Unifor está contribuindo para a formação de profissionais de excelência, além de prestar um serviço de extrema qualidade para a comunidade e de colaborar para o crescimento robusto do acervo científico em psicologia.

+ LEIA | Curso de Psicologia foca em abordagem inclusiva e interdisciplinar

Os primeiros passos para desbravar o acervo

São mais de 100 tipos de testes disponíveis na Testoteca da Unifor, que passa por contagem e atualização semestral. O acervo contempla testes de habilidades específicas, inteligência, neuropsicológicos, interesse, personalidade, anamnese e questionários. 

“Cada teste possui um exemplar cativo e outros que podem ser emprestados para os alunos tanto da graduação quanto da pós-graduação, tornando o processo de aprendizagem mais rico”, pontua a psicóloga e responsável técnica dos Serviços de Práticas Psicológicas (SPP), Luiza Xavier.

Ela explica que, na Testoteca, existem algumas regras internas para garantir a conservação, segurança e responsabilidade sobre os testes. Por exemplo, o aluno de Psicologia deve ser supervisionado pelo professor ou profissional de psicologia ao manusear qualquer teste psicológico, tanto no contexto clínico quanto na pesquisa, considerando as resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e as diretrizes da Comissão Internacional de Testes.

Na Unifor, destaca Luiza, o aluno da área de psicologia poderá contar com um acervo rico, que o permite explorar diferentes tipos de avaliação, aprimorando habilidades que são essenciais para a atuação como psicólogo. Ela lembra que a Testoteca tem desde testes nacionais até internacionais disponíveis, sendo que os de origem estrangeira passam por tradução e outras adaptações culturais, políticas e econômicas para serem validados no Brasil.

A adaptação transcultural dos testes psicológicos, vale frisar, envolve pesquisa científica com uma amostra representativa de todas as regiões do país. Esse processo inclui várias análises estatísticas para demonstrar a qualidade científica, a precisão e a fidedignidade dos testes psicológicos.


“A Testoteca representa um ambiente de aprendizagem e pesquisa científica, indo além de um mero espaço físico e um depositório de testes. Podemos dizer que é um laboratório vivo, onde teoria e prática se entrelaçam”Luiza Xavier, psicóloga e responsável técnica dos Serviços de Práticas Psicológicas

Como egressa da graduação em Psicologia da Unifor e hoje atuando como responsável técnica da Testoteca, Luiza diz ser testemunha do investimento da Universidade nesse recurso ao longo dos anos.

“A Unifor vem investindo fortemente não somente na substituição de testes já existentes no acervo, mas também se mantendo atualizada na aquisição de novos exemplares, ampliando o repertório de testes e consequentemente possibilitando uma melhor qualificação do aprendizado”, afirma.

Um mercado em alta

A grande quantidade de testes disponíveis é vista como um diferencial para a aprendizagem de alunos de Psicologia pelo professor Ícaro Costa neste momento em que o mercado na área está em alta. “A testoteca desempenha um papel crucial na formação dos alunos, especialmente no âmbito da avaliação psicológica e neuropsicológica”, defende.

Conheça os benefícios de contar com a maior testoteca do Norte e Nordeste:

  1. Acesso a instrumentos padronizados: Os alunos têm acesso a uma variedade de testes padronizados e validados, se familiarizando com os instrumentos que usarão no mercado de trabalho, em empresas, atuando em avaliações de concursos públicos ou na clínica. 
  2. Preparação para a prática profissional: A experiência com uma ampla gama de testes prepara os alunos para a prática profissional, tornando-os mais competentes e confiantes na aplicação de avaliações em contextos clínicos, educacionais e organizacionais.
  3. Desenvolvimento de pesquisa: tendo em vista o acesso aos testes, os alunos também têm a oportunidade de desenvolver pesquisa no âmbito da avaliação psicológica.

Ele argumenta que a avaliação psicológica é um conhecimento técnico essencial, sendo aplicada em diversas áreas, da psicologia organizacional aos serviços públicos e à clínica. “Na clínica, onde a psicologia é cada vez mais valorizada em nossa sociedade, avaliações para Transtorno do Espectro Autista, Déficit de Atenção e Hiperatividade ou transtornos de humor são cada vez mais frequentes e necessárias”, lembra.

Por isso, está em alta o mercado para os profissionais que focam na área de avaliação psicológica e neuropsicológica. “Isso é algo que enfatizo muito na sala de aula”, diz o docente.

“A aceitação e compreensão do papel da psicologia em nossa sociedade abriram muitas portas para o trabalho multiprofissional. Os psicólogos são frequentemente convocados para realizar avaliações precisas e profundas, utilizando testes psicológicos e outras técnicas cientificamente embasadas”, argumenta.

Além da Testoteca e dos professores com décadas de experiência na área, um grande diferencial da Unifor para formar psicólogos completos são os estágios básicos oferecidos. “Por exemplo, na [disciplina de] Estágio Básico 6, os alunos atendem pacientes no SPP (Serviço de Práticas Psicológicas), realizando um psicodiagnóstico sob orientação dos professores, desde o início até a conclusão”, afirma.

Na disciplina, os próprios estudantes conduzem entrevistas clínicas, aplicam testes psicológicos e produzem laudos dentro dos padrões éticos e técnicos do CFP. “O Estágio Básico 6 representa um diferencial significativo na formação dos alunos, proporcionando uma experiência prática única. Além disso, esse serviço gratuito beneficia a comunidade ao redor da Unifor e de toda Fortaleza”, considera Ícaro.


“A Testoteca é um grande diferencial para os nossos alunos. Eu mesmo tenho muito orgulho de saber que a Universidade onde trabalho me permite ensinar meus alunos com o que tem de mais atual e melhor no mercado, no que tange a avaliação psicológica e testagem. Eles estão tendo experiências técnicas que vão abrir portas para eles, seja quando estiverem na clínica atendendo ou quando estiverem trabalhando em outros locais e contextos”Ícaro Costa, professor do curso de Psicologia

Aqui formamos profissionais completos

Há quatro décadas, a graduação em Psicologia da Unifor forma psicólogos generalistas, pluralistas, competentes e éticos. A coordenadora Noália lembra que, para isso, o curso contempla uma multiplicidade de enfoques teóricos e metodológicos que caracterizam a área.

É neste sentido que a Universidade investe na Testoteca, um acervo especializado em testes psicológicos, educativos e neuropsicológicos, bem como outros instrumentos de avaliação psicológica. “Seu objetivo é proporcionar acesso a esses materiais a estudantes da área de psicologia, facilitando o estudo e a aplicação prática desses instrumentos”, pontua Noália.

A Testoteca da Unifor foi criada em 1987 com um acervo pequeno, que foi ampliado dois anos depois. Hoje, está entre as maiores testotecas do Brasil, atraindo frequentemente profissionais e alunos de outras instituições de ensino superior. Lá, os alunos da graduação e da pós-graduação têm acesso a uma ampla gama de instrumentos de avaliação, o que não só enriquece sua experiência educacional, mas também os prepara para enfrentar desafios reais no futuro profissional. 

“A importância da Testoteca reside na sua capacidade de fornecer aos alunos uma base sólida para entender diferentes abordagens de avaliação psicológica, psicodiagnósticos e avaliação neuropsicológica, promovendo uma prática ética”, destaca Noália.

A coordenadora explica que, ao utilizarem a Testoteca, os alunos desenvolvem um raciocínio clínico aprimorado ao aprender sobre testes psicológicos, especialmente no que diz respeito aos diagnósticos psicológicos. 

Sem um diagnóstico psicológico bem feito, o prognóstico e os tratamentos são imprecisos. Nossos alunos têm uma oportunidade ímpar durante as aulas de avaliação psicológica e no Estágio Básico 6, onde realizam um processo completo de psicodiagnóstico, desde o início até a conclusão, sob a orientação dos professores”, ressalta.

Trata-se de uma formação consistente, cujos recursos disponíveis incentivam os profissionais a se manterem atualizados com as novas técnicas, instrumentos e pesquisas no ramo de atuação. Tudo isso é ouro para se destacar no mercado de trabalho.


“Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, profissionais com habilidades avançadas em avaliação psicológica tendem a se destacar. É uma formação que pode abrir portas para oportunidades de emprego em instituições de saúde, empresas, escolas e outros setores que necessitam de avaliação psicológica especializada”Noália Araújo, coordenadora do curso de Psicologia

Noália destaca que a Testoteca da Psicologia não apenas enriquece o currículo acadêmico dos alunos, mas também os capacita a se tornarem profissionais completos e preparados para enfrentar os desafios da prática psicológica contemporânea no mercado. 

“Oferecemos uma formação sólida, permitindo que os profissionais dominem técnicas e instrumentos de avaliação, sendo capazes de realizar diagnósticos precisos e desenvolver planos de intervenção adequados. Isso é altamente valorizado pelos empregadores e clientes, pois demonstra competência técnica e habilidades robustas”, finaliza.