Modelando futuros: seja protagonista no mercado de Design de Moda

seg, 20 outubro 2025 12:07

Modelando futuros: seja protagonista no mercado de Design de Moda

Egressos do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza mostram como a paixão pelo vestir pode se transformar em carreiras bem-sucedidas


Aluno e egressas contam como a criatividade, a prática e a visão empreendedora da formação na Unifor os levaram a ocupar lugares de destaque nos próprios negócios e em empresas renomadas (Foto: Ares Soares)
Aluno e egressas contam como a criatividade, a prática e a visão empreendedora da formação na Unifor os levaram a ocupar lugares de destaque nos próprios negócios e em empresas renomadas (Foto: Ares Soares)

Em um estado que sempre se destacou em moda e confecção como o Ceará, fervilham oportunidades de crescimento e desenvolvimento na área. Com uma rica tradição cultural e uma diversidade de estilos, o Estado abriga talentos criativos e inovadores que contribuem para o fortalecimento da moda enquanto se consolida como uma referência nacional na produção têxtil, na moda autoral e no artesanato. 

O ambiente fértil para profissionais da moda é impulsionado por diversos fatores, como a presença de feiras autorais, diversos empreendimentos para comercialização de produtos de moda e eventos que promovem o talento local, como o Dragão Fashion Brasil, por exemplo.

É neste contexto promissor que o curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, vinculado à Fundação Edson Queiroz, capacita o estudante para atuar em diversas áreas interconectadas com a moda, com foco na criação, produção e gestão.

“Ao se formar, o aluno está qualificado para trabalhar em setores como criação, modelagem e desenvolvimento de produtos, além de comunicação de moda, produção de moda, consultoria de imagem e gestão”, explica a coordenadora da graduação, Priscila Medeiros.

A docente afirma que a formação na Unifor abrange tanto os aspectos técnicos quanto criativos, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para o mercado. “Eles aprendem a projetar e confeccionar peças, gerenciar processos produtivos e elaborar estratégias de comunicação para potencializar a visibilidade de marcas e coleções. Assim, o curso prepara os estudantes para enfrentar os desafios do setor e tornarem-se profissionais versáteis e inovadores na indústria da moda”, sintetiza.

 

 

Com acesso a um ambiente completo de formação profissional e acadêmica, onde estão os egressos da Unifor, afinal? A seguir, contamos histórias de quem optou por investir nos seus próprios negócios aos que decidiram ocupar cargos estratégicos em marcas renomadas.

Vivência prática na área da moda para criar e liderar

Desde pequena, Thais Mateus dizia que seria estilista quando crescesse. “Eu sempre amei a moda e percebia que minha vocação era trabalhar com ela. Sempre fui uma pessoa muito criativa, cheia de ideias fora da caixa e com uma imaginação aflorada”, conta. Ela já havia feito o curso de Administração na Unifor quando decidiu ingressar, em 2020, no Design de Moda.

“Eu iniciei o curso com a visão de ser estilista, afinal, eu amo criar”, afirma a egressa, que hoje é diretora criativa estratégica da Liebe Lingerie. “A Liebe é um amor antigo. Posso dizer que estou nela desde a infância”, brinca a egressa. É que a empresa foi fundada pelos pais de Thais em 2005. Anos depois, ela ingressou no empreendimento como estagiária criativa.

Durante a graduação em Administração, Thais trabalhou na gestão das lojas da empresa, ajudando o pai nesse setor. Porém, o amor pela moda gritava mais alto, e ela não se sentia realizada profissionalmente no tipo de atuação que exercia. Em 2020, quando começou a formação em Design de Moda, já começou a trabalhar como estilista júnior na empresa.

“Posso dizer que foi muito desafiador para mim, pois a formação exigia muito tempo e dedicação, mas não foi impossível. Além disso, percebi que meu aprendizado foi até mais fortificado por estar atuando na área mutuamente”, celebra.

Em 2023, Thais assumiu o cargo de estilista e, no ano seguinte, subiu mais um degrau rumo ao cargo de diretora de produto e estilo. Neste ano, virou diretora criativa estratégica. Além de ter a visão criativa, ela também está direcionando a marca estrategicamente em outros âmbitos, como os de marketing, lojas e estratégias de marca como um todo. O sucesso profissional, acredita, é fruto da bagagem de suas duas formações.

“Hoje eu direciono o setor criativo e a estratégia criativa da empresa, além de ser estilista também. Posso afirmar que o curso de Design de Moda da Unifor me ajudou não só a ser estilista — na formação, aprendi tudo o que esse profissional precisa saber para exercer suas funções —, mas também a ser uma diretora criativa, pois no curso temos disciplinas que entregam fundamentos necessários para liderar a visão artística e a gestão criativa de uma marca”, afirma.

Thais conta que sempre teve a visão de que a Universidade e o Trabalho de Conclusão de Curso são espaços para planejar e criar algo que possa ser usado na vida profissional, já que congregam o privilégio da orientação de professores renomados e experientes.

Por isso, nos últimos semestres da graduação, ela mergulhou em uma pesquisa para identificar um produto que não tivesse na Liebe e que houvesse demanda de mercado. Daí surgiu a ideia de lançar uma cápsula da Coleção de Noivas da Liebe, um produto que hoje tem vendas satisfatórias e demanda de lançamento semestral.


“A Unifor se preocupa com a escolha dos seus professores acadêmicos. O time de professores do curso de Design de Moda é de profissionais altamente qualificados, com ótima didática e vivências no mercado, o que traz um repertório riquíssimo de conhecimento e experiências para nós, alunos”Thais Mateus, egressa de Design de Moda e diretora criativa estratégica da Liebe Lingerie

Para Thais, as disciplinas do curso são super atuais e bem planejadas. “Uma coisa que admiro muito no Design de Moda da Unifor (que foi algo primordial na escolha de qual faculdade eu iria ingressar) foi a questão de ser um curso que foca muito na prática. E isso foi muito importante para mim, pois trabalhar com moda requer muita vivência e mão na massa”, acredita.

A egressa diz que, entre as principais experiências que teve na Universidade, está a Semana de Moda Unifor (MUDE). “Nesse projeto, pude vivenciar como é criar uma coleção e lançá-la no mercado, desde o planejamento do seu DNA, modelos, tecidos e cores até a sua concretização na vida real, com a coleção criando vida em peças reais e com o desfile que fazemos para apresentá-la”, afirma.

Segundo Thais, a Unifor se destaca especialmente pelo time “excelente” de professores, que se dedicam a tirar dúvidas e fazer parte de todos os processos de aprendizado dos alunos.

“Também pelas salas de aula amplas e preparadas para o aprendizado, pela matriz curricular focada na prática, pela coordenadora super atenciosa e dedicada e pelo projeto MUDE em todos os semestres — que une planejamento, prática e vivência em organizar um desfile, algo fundamental para quem trabalha com moda”, finaliza.

Consultoria de imagem: trabalho com amor e liberdade

Ju Brasil sonhou em trabalhar com moda e adiou esse sonho várias vezes antes de se matricular no curso de Design de Moda da Unifor, em 2019. “Mudar de carreira foi a melhor decisão que tomei na vida”, confessa a egressa, que hoje atua unicamente com consultoria de imagem. “Meu trabalho pode ser remoto ou presencial, e eu tenho clientes em Fortaleza e em outras cidades do Brasil e do mundo”, celebra.

Ela conta que sua trajetória profissional foi intuitiva e orgânica. “Eu não planejava me tornar consultora, mas foi algo que aconteceu naturalmente”, diz. Ela havia feito, alguns anos antes, um curso de personal stylist no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), mas não atuou na área com muita frequência, deixando essa possibilidade engavetada por alguns anos.

“Em 2020, durante a pandemia, de casa mesmo, comecei a criar conteúdos sobre moda e estilo nas redes sociais, e as pessoas começaram a buscar o meu serviço. De lá pra cá, as coisas foram acontecendo, tomando forma, e eu estou muito feliz com os frutos que venho colhendo nessa trajetória”, comemora.

Para a egressa, a Unifor tem grande e profunda importância neste caminho. “Por meio do seu corpo docente (professores e coordenadores), eu pude enxergar o meu potencial. A Universidade dá o apoio e a estrutura⁠ que a gente precisa para crescer e se destacar”, acredita.

Foram as vivências nos laboratórios e nas pesquisas, somadas aos estudos de tendência e de comportamento praticados na graduação, que ela foi se sentindo confiante para atuar profissionalmente. “Ali formaram grandes pilares dentro da minha profissão. Antes de tudo, a Unifor me ensinou a ser pesquisadora e curiosa”, diz. Para ela, os grandes diferenciais da Unifor são a estrutura e a qualidade do ensino.

Ju Brasil vê um mercado em constante transformação no mundo da moda, mas com as portas abertas para a atuação em diversas áreas. Por exemplo, se falarmos em criação de marcas de roupa, ela acredita que se destacarão aquelas atentas à sustentabilidade. Também vislumbra um mercado imenso ligado ao second hand, que é a moda de segunda mão e os brechós. A consultoria de estilo, acredita, também seguirá em alta.


“É difícil prever um mercado dentro de uma estrutura social tão complexa e metamórfica como a nossa. A moda é reflexo do comportamento das pessoas e, muito por conta das redes sociais e da internet como um todo, não existe um único comportamento. Eles são muitos, são diversos, estão se modificando e tudo está acontecendo ao mesmo tempo. Eu acredito que a profissão de consultor de estilo continua crescendo e se destacando na atual conjuntura”Ju Brasil, egressa do curso de Design de Moda e consultora de estilo

Aprendizado prático para aplicar na indústria com ampla visão sobre a moda 

Gabriele Duarte até tentou mergulhar no mundo jurídico, mas a paixão pela moda falou mais alto e a levou diretamente para a graduação em Design de Moda da Unifor, em 2018. “No primeiro dia de aula, tive a certeza de que estava fazendo a melhor escolha da minha vida. Conheci todo o corpo docente e pude entender melhor como seria o caminho que eu iria começar a trilhar dali pra frente”, relembra. 

A família dela já tinha um negócio na área, e Gabriele cresceu vendo seus pais trabalharem com costura. “Sempre os dois ali, juntinhos, lidando com todos os desafios de uma confecção. Por muito tempo, acreditei que não me encaixaria trabalhando com isso, mas hoje sou muito realizada com o que faço. Atualmente, cuido de todo setor de desenvolvimento da empresa e a parte de comunicação”, afirma a egressa, que é diretora criativa da Boana Jeans

Gabriele sempre gostou de entender um pouco dos processos na sua integralidade, e a Unifor a ajudou muito nisso. “O que eu aprendia, aplicava de alguma maneira na indústria. As professoras sempre me ajudavam a encontrar soluções, e isso tudo serviu para que eu entendesse cada setor e, hoje, conseguisse exercer minha função com mais segurança”, avalia. 

Ela conta que a Boana Jeans começou bem pequena, em um quarto da casa da família, com apenas duas máquinas de costura. “Fabricávamos para outras marcas de moda. O negócio foi crescendo e passamos a fabricar para grandes marcas aqui do Ceará. Em meados de 2009, meu pai decidiu investir em uma marca própria que carregasse o nosso DNA. Foi então que nasceu a Boana Jeans, uma marca cearense que valoriza nossa cultura, identidade e raízes”, conta.

A Unifor e os aprendizados durante o curso, afirma a egressa, foram importantes neste processo de desenvolvimento da marca. Segundo ela, o trabalho prático no final do semestre a ajudou muito no processo criativo dentro da empresa. “Esses trabalhos servem e muito para a construção da nossa trajetória profissional, porque na indústria precisamos de toda essa metodologia. A Universidade me deu não só a base teórica, mas também a confiança e a curiosidade necessária para seguir meu caminho profissional”, declara.

As experiências e os aprendizados na Unifor, destaca Gabriele, a ajudaram a enxergar o mercado com outros olhos e a colocar em prática, no dia a dia, tudo o que sempre sonhou fazer. “Hoje consigo exercer minha função com mais segurança, criatividade e propósito. Grande parte disso começou dentro da sala de aula”, acredita.

Segundo a egressa, o que mais marcou sua passagem pela Unifor foram os diferenciais que vão muito além da sala de aula. “A Universidade tem uma estrutura completa e inspiradora, com laboratórios modernos e espaços criativos que nos incentivam a colocar a mão na massa desde o início. A conexão com o mercado e as oportunidades práticas também fazem muita diferença”, pontua.


“[No curso de Design de Moda] participei de projetos reais, eventos e experiências que me ajudaram a entender como o setor funciona na vida profissional. Além disso, a Unifor valoriza a inovação e a criatividade, sempre trazendo novas ideias e tendências para dentro do curso. Tudo isso me deu base, segurança e uma visão mais ampla do universo da moda”Gabriele Duarte, egressa de Design de Moda e diretora criativa da Boana Jeans

Muitas possibilidades para praticar, dos laboratórios aos grandes eventos

Nelson Rodrigues gosta de dizer que não escolheu fazer moda, mas foi a moda que o escolheu. “Hoje em dia consigo perceber que tudo na minha vida foi pensado para que eu estivesse onde estou hoje”, diz.

O aluno, que está no 3º semestre do curso de Design de Moda, havia feito enfermagem. Um dia, voltando do trabalho, ouviu de uma colega que havia migrado da área da saúde para a moda: “Nelson, tu tem que entrar para a moda! Não tem um dia do curso que eu não lembre de ti. A moda é a tua cara!”. Nelson decidiu ouvi-la.

Ele conta que se matriculou na Unifor atraído pela infraestrutura do campus. “Os laboratórios são encantadores. Entrar nas salas pela primeira vez foi como se eu estivesse dormindo e adentrando em um sonho”, diz. Neste ano, ele integrou o grupo de alunos e egressos que participaram do mais importante evento de moda autoral da América Latina, o Dragão Fashion Brasil (DFB Festival). “Foi uma experiência incrível tanto como estudante quanto como profissional”, atesta.


“Participar do Dragão Fashion Brasil foi incrível! Realmente poder estar no papel de designer de moda, ajudar a montar uma coleção conceitual, trazer a ideia do reaproveitamento de material e usar isso para chamar a atenção para o vício eletrônico foi maravilhoso! Foi um grande salto para mim como profissional”Nelson Rodrigues, aluno do curso de Design de Moda

Nelson destaca que a Unifor conta com vários projetos que dão aos alunos um espaço amplo e potente para se desenvolverem como profissionais. “Participei do DFB e estou me programando para participar da próxima edição do Festival e do Projeto Lab”, planeja, referindo-se ao estágio oferecido pelo Ponto da Moda, um programa para desenvolvimento de carreira e habilidades.

Sobre as contribuições que a Unifor oferece para a formação acadêmica e profissional na área de Moda, o aluno salienta que há inúmeros cursos e workshops. Há também o apoio da Central de Carreiras e Egressos para fazer uma ponte com o mercado e do Programa de Monitoria Acadêmica para dar os primeiros passos na pesquisa.

Para Nelson, os grandes diferenciais da Universidade de Fortaleza são a visibilidade e respaldo institucionais, além dos laboratórios, que fortalecem a prática para que os alunos aprendam, criem e experimentem.

Formação prática: da sala de aula e laboratórios ao mercado de trabalho

O curso de Design de Moda da Unifor é uma graduação tecnológica com duração de dois anos e meio, composta por cinco semestres. Ao longo do curso, os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências práticas nos laboratórios de prototipagem, que ocorrem no 1º, 3º e 5º semestres. 

“Nessas atividades, os alunos desenvolvem projetos experimentais, permitindo que coloquem em prática os conhecimentos adquiridos e aprimorem suas habilidades criativas e técnicas”, informa a coordenadora do curso, Priscila Medeiros.

Conforme pontua a docente, essa estrutura oferece uma formação sólida e atualizada, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e promovendo um aprendizado dinâmico e inovador.


“O curso de Design de Moda da Unifor conta com uma estrutura de ponta, oferecendo oito laboratórios específicos para práticas que abrangem diversas áreas essenciais da formação. Os alunos têm acesso a laboratórios de modelagem plana, modelagem tridimensional, criação, têxtil, costura, modelagem computadorizada e informática, dentre outros. Essa infraestrutura completa é projetada para proporcionar uma formação de alta qualidade, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades práticas e teóricas”Priscila Medeiros, coordenadora do curso de Design de Moda

Além da infraestrutura de ponta, Priscila ressalta que o corpo docente é altamente qualificado e atuante no mercado, o que enriquece o processo de aprendizado. “A experiência dos professores traz uma perspectiva prática e atualizada, possibilitando que os alunos se conectem com as tendências do setor e se preparem de forma efetiva para os desafios profissionais ao longo de sua carreira”, afirma.

Além das aulas, o aluno tem a oportunidade de se desenvolver e se capacitar em diversos eventos. A Semana de Moda da Unifor (MUDE), por exemplo, culmina em um desfile que apresenta as criações autorais dos estudantes no shopping Iguatemi Bosque. Outro destaque é o Tá na Faixa, um evento que ocorre em pontos estratégicos de Fortaleza, levando as criações dos alunos da Unifor para o público. Sem falar em outras ações específicas do curso, como Quarta com Moda e Bora Circular

A Unifor oferece infraestrutura de ponta e corpo docente qualificado para quem deseja atuar profissionalmente no mundo da moda. Outro diferencial do curso é a Certificação Intermediária, que ocorre ao final do terceiro semestre.

“Após a conclusão de todas as disciplinas com aprovação, o aluno recebe essa certificação, habilitando-o a já ingressar no mercado de trabalho. Essa iniciativa garante que, ao final do curso, nossos alunos estejam prontos para se destacar no setor de Design de Moda, criando uma ponte entre a formação acadêmica e as oportunidades profissionais”, afirma Priscila.

Além disso, a conexão entre o curso e a indústria é estreita, permitindo que os alunos de Design de Moda da Unifor tenham acesso a estágios e parcerias com marcas e designers renomados, potencializando seu aprendizado e experiências práticas.

Estude Design de Moda na Unifor em 2026.1

Da Universidade de Fortaleza, saem profissionais da moda prontos para atuar nas mais diversas áreas: do marketing à estamparia, fotografia, produção de moda, entre outras. Quem sonha em empreender ou atuar em empresas renomadas encontra no curso de Design de Moda tudo o que precisa para se destacar no mundo fashion!

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.