Núcleo de Estudo e Pesquisa em Comunicação Empresarial apresenta análise sobre comportamento de empresas durante pandemia
seg, 27 abril 2020 16:56
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Comunicação Empresarial apresenta análise sobre comportamento de empresas durante pandemia
Estudo realizou análise de conteúdo em mídias sociais das 10 empresas mais valiosas do Brasil, entre os dias 15 de março e 4 de abril de 2020, a partir de postagens no Instagram.

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial (NEPCE) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, concluiu recentemente pesquisa que analisou o comportamento de marcas corporativas durante a pandemia de Covid-19. O estudo objetiva compreender a relação entre empresas e o novo coronavírus sob a ótica do marketing, observando como estas organizações se comportam durante a pandemia.
A análise foi realizada pela rede social Instagram a partir da observação de curtidas, comentários e número de visualizações em vídeos nos perfis oficiais das empresas Ale, Itaú, Ambev, Petrobrás, Bradesco, Santander, Telefônica Brasil, Banco do Brasil, B3 e Magazine Luíza, entre os dias 15 de março e 4 de abril de 2020.
A pesquisa levantou características positivas e negativas das publicações e investigou como os usuários da rede social respondem a elas, atribuindo sentimentos positivos e negativos às empresas que as publicam.
A partir disso, foram levantadas informações sobre a pandemia refletidas nas postagens, o sentimento trabalhado no discurso das marcas, a morfologia dos discursos e a percepção do público em relação ao que foi postado.
Acesse aqui a publicação produzida pelo NEPCE com a análise dos dados.
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial (NEPCE) é a nova ferramenta de aprendizado prático na graduação do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza. A iniciativa visa aproximar os alunos das novas tendências do mercado em comunicação, que demanda cada vez mais profissionais com habilidades específicas em gestão.
Tem como base três pilares: Jornalismo Empresarial, Estratégia e Pesquisa, buscando estudar e desenvolver produtos convergentes em suas áreas de aplicação, com ênfase em mineração de dados. O laboratório é composto pelos professores do curso de Jornalismo Carlos Bittencourt, Delano Lima e Wagner Borges.