Orgulho Unifor: professor de Arquitetura e Urbanismo tem tese aprovada com a mais alta honraria acadêmica

seg, 6 outubro 2025 18:28

Orgulho Unifor: professor de Arquitetura e Urbanismo tem tese aprovada com a mais alta honraria acadêmica

André Almeida conquista o título Summa Cum Laude em doutorado internacional, com pesquisa sobre planejamento urbano democrático e comunitário


André Almeida recebe honraria por pesquisa que reflete sobre planejamento urbano democrático e de impacto social em bairros de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
André Almeida recebe honraria por pesquisa que reflete sobre planejamento urbano democrático e de impacto social em bairros de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Um dos mais altos reconhecimentos acadêmicos que um pesquisador pode alcançar foi concedido ao professor André Araújo Almeida, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. Ele recebeu a distinção Summa Cum Laude, conferida apenas a trabalhos avaliados como de qualidade excepcional, por sua tese de doutorado.

Intitulada “Protagonismo e Inovação Social no Planejamento Comunitário: as experiências do Mucuripe e do Bom Jardim em Fortaleza - CE, Brasil”, a tese foi defendida no programa de doutorado interinstitucional entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Brasil, e a Leibniz Universität Hannover, na Alemanha.

A conquista, além de marcar sua trajetória pessoal e profissional, projeta também o prestígio da Unifor no cenário acadêmico nacional e internacional. “É uma honra de dimensão indescritível”, define André. Para ele, a titulação representa tanto sua aprovação em um doutorado como o reconhecimento mais alto atribuído na avaliação a uma tese de doutorado. 

“Não há critérios definidos, mas [a Summa Cum Laude] costuma ser dada às pesquisas que foram reconhecidas por todos os membros da banca como de qualidade superior e resultados excepcionais”, ressalta o docente. Em seu trabalho, o professor defende alternativas de construção coletiva da cidade, em que o saber local e comunitário ganha espaço ao lado das instituições formais.

Impacto social

De acordo com André, a tese analisa alternativas dadas pelo protagonismo social ao planejamento urbano com potencial de inovação. “O planejamento comunitário é aquele que respeita as especificidades e as capacidades criativas e inovadoras locais na construção de um modelo de planejamento urbano mais democrático no Brasil”, explica.

Para ele, a relevância da pesquisa está em romper com a visão de que o planejamento urbano é apenas um conjunto de regras neutras, geralmente distantes das realidades territoriais.

O impacto social da proposta se revela diretamente no reconhecimento e na valorização das dinâmicas comunitárias e dos saberes locais como pilares legítimos no desenvolvimento urbano. Para André, essa perspectiva também alcança a prática profissional e a pesquisa científica, abrindo um caminho viável para uma atuação mais sensível, justa e inclusiva.

Fortaleza como campo de pesquisa

A pesquisa de André não se limita a reflexões teóricas. Seu campo de investigação foi a própria cidade de Fortaleza, onde estudou realidades complexas como as comunidades do Mucuripe e do Bom Jardim. Esses territórios, segundo ele, são exemplos paradigmáticos de resistência e inovação social diante das tensões urbanas.

“O município de Fortaleza destaca-se como um território paradigmático brasileiro para examinar criticamente as tensões entre o planejamento urbano institucional e as práticas de base comunitária. A cidade encarna as contradições entre a imposição de modelos de desenvolvimento globalizados e a persistência de resistências locais”, analisa.

Nos casos estudados, André identificou conflitos, mas também riqueza nas respostas comunitárias. “As experiências revelam como os territórios periféricos podem promover práticas urbanas inovadoras, inclusivas e verdadeiramente participativas”, explica. Para ele, esses exemplos são capazes de iluminar não apenas os dilemas locais, mas também de oferecer referências globais.

Ele acredita que, caso Fortaleza avance na valorização efetiva das experiências comunitárias, poderá tornar-se referência de governança sustentável para outras cidades no Brasil e no exterior, contribuindo para consolidar o Sul Global como um bloco protagonista em inovação com potencial de promover justiça urbana e equidade social.

Reconhecimento em doutorado internacional

A trajetória acadêmica de André que o levou a essa conquista foi marcada por um formato interinstitucional de doutorado, envolvendo a Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Brasil, e a Leibniz Universität Hannover, na Alemanha.


A banca avaliadora contou com docentes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Leibniz Universität Hannover e da Universidade Federal do Ceará (Foto: Arquivo Pessoal)

A proposta, conhecida como doutorado em cotutela, permitiu a André ter dois orientadores, um em cada instituição, além da realização de estágio doutoral para estudos na Alemanha. De acordo com o docente, isso enriqueceu e permitiu a ampliação de perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa.

A diversidade de visões proporcionada pelo contato com diferentes contextos, diz ele, foi determinante para o amadurecimento do estudo, especialmente por permitir o cruzamento de experiências e pontos de vista oriundos do Sul Global — conjunto de países em desenvolvimento que assumem novo protagonismo internacional ao desafiar a hegemonia das potências do Norte, realidade com a qual o pesquisador se identifica em âmbito pessoal, acadêmico e profissional.

Uma conquista para além do individual

O professor reconhece que receber o Summa Cum Laude (Com a Maior das Honras, em latim) é um marco pessoal e profissional, mas enfatiza também o alcance coletivo dessa conquista.


“Além da distinção pessoal e profissional, que é certamente marcante para a carreira de qualquer arquiteto urbanista e professor, posso dizer também que isso reafirma, perante a academia e à sociedade, as preocupações que coloco na tese com os valores éticos e sociais no exercício profissional, valorizando conexões entre teoria, prática e compromisso social”André Araújo, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unifor

Esse olhar ético e comunitário que atravessa sua pesquisa reflete-se igualmente em sala de aula. A experiência adquirida no doutorado, segundo André, já tem transformado sua prática docente na Unifor. “Desde os primeiros semestres de estudo e pesquisa, senti-me estimulado a trazer novos pontos de vista, novas abordagens, com revisão de métodos e material didático, além, claro, das constantes referências que podem ser feitas a alunos da graduação”, conta.

Ele destaca que compartilhar com os estudantes os horizontes do mercado profissional e as oportunidades de pós-graduação amplia as perspectivas de carreira, mas também incentiva uma visão crítica sobre o papel do arquiteto e urbanista na sociedade.

O apoio da Unifor

A conquista do professor André Almeida também é, em parte, resultado do suporte oferecido pela Unifor ao longo de sua trajetória. “Além de um ambiente acadêmico e de uma estrutura ímpar no nosso país, com destaque que faço questão de dar à nossa Biblioteca Central, a instituição contribuiu diretamente com meu percurso no doutorado”, afirma.

O apoio veio da coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo, da diretoria do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e da Reitoria da Unifor, viabilizando atividades acadêmicas e até mesmo seu estágio na Alemanha. Essa rede de suporte, segundo André, mostra a importância de uma universidade comprometida com o avanço científico e a formação de excelência.

“Entendo que seja de grande orgulho para o curso, para o CCT e para a Universidade ter no seu corpo docente um grande potencial junto não só à minha experiência, mas também a de outros professores que abordam as mesmas temáticas da minha tese e que são referência no saber científico, na docência e, principalmente, na atuação no campo social e urbano, espaços de lutas em defesa do direito à cidade e da justiça social”, ressalta o docente.

O vínculo com a Unifor é ainda mais profundo, já que André realizou juntamente com sua especialização em Gestão de Negócios Imobiliários na instituição, o mestrado em Arquitetura e Urbanismo no formato interinstitucional (Minter), também em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Orgulho que se multiplica

A trajetória de André Almeida ilustra não apenas a excelência individual, mas também a força de uma rede de ensino e pesquisa comprometida com a transformação social. Sua conquista inspira colegas e alunos, reforçando o papel da Unifor como instituição formadora de profissionais críticos, engajados e preparados para enfrentar os desafios contemporâneos.

Para além do título acadêmico, a tese de André deixa um convite permanente: olhar para as cidades a partir de suas comunidades, reconhecendo nelas a potência criativa, inovadora e democrática que pode transformar os espaços urbanos em lugares mais justos e inclusivos.