Aluna do curso de Farmácia expõe trabalho desenvolvido na Unifor em São Paulo

sex, 26 julho 2024 15:08

Aluna do curso de Farmácia expõe trabalho desenvolvido na Unifor em São Paulo

Lumara Costa Rocha apresentou a pesquisa na II Escola de Inverno em Toxicologia (ESITOX), promovida pela Universidade Estadual de Campinas

Lumara Costa Rocha no evento sediado na UNICAMP em julho de 2024 (Foto: Arquivo pessoal)

Durante os cinco anos de graduação, os estudantes do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, aprendem, entre os assuntos abordados no curso, sobre a importância de acompanhar os avanços da ciência e priorizar o bem-estar da sociedade. Dessa forma, o investimento em pesquisa é constante e vai muito além dos muros da universidade, ao impulsionar os alunos a participarem de experiências nacionais e internacionais que abordam estes temas.

Um exemplo desse apoio e incentivo foi a participação da aluna Lumara Costa Rocha, estudante do curso de Farmácia da Unifor, no programa de extensão da II Escola de Inverno em Toxicologia (ESITOX), sediado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em São Paulo de 15 a 19 de julho de 2024. A estudante destacou-se ao apresentar seu trabalho “Explorando o octocrileno em fotoprotetores comerciais: uma síntese científica”.

Representando a universidade e o Ceará no evento, Lumara destacou a experiência enriquecedora de apresentar seu trabalho em um ambiente acadêmico de renome nacional: “É empolgante representar nosso estado e contribuir com novos estudos nesse campo tão relevante e inovador”, afirma a estudante.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação da professora Arlândia Nobre, coordenadora do curso de Farmácia da Unifor, com a colaboração do farmacêutico doutorando em Biotecnologia em Saúde Igor Gomes de Araújo. Visando trabalhar os conceitos farmacêuticos referentes ao octocrileno, um elemento amplamente utilizado na indústria de cosméticos como estabilizador de formulação e fator de proteção contra raios UVB e UV.

Lumara revelou seu interesse inicial pelo tema após descobrir a molécula do octocrileno durante seus estudos: “Sempre me interessei por cosméticos e enquanto estudava, descobri o octocrileno, então comecei a pesquisar sobre seu uso e possíveis riscos”, relembra a aluna.

Nos últimos anos, o tema vem sendo objeto de discussão na comunidade farmacêutica devido aos potenciais riscos toxicológicos associados à sua transformação em benzofenona, um possível disruptor endócrino - mecanismos fisiológicos que substituem os hormônios do nosso corpo, bloqueando a sua ação natural, ou ainda, aumentando/diminuindo a quantidade original de hormônios, assim alterando as funções endócrinas -.

O apoio dos professores e do ambiente acadêmico da universidade foi fundamental para a realização da pesquisa. “Sempre fui apaixonada pelo curso. Dessa forma, sempre que posso, participo dos eventos, das ligas acadêmicas e dos grupos de estudos”, destaca a aluna.

Um dos aspectos inovadores do trabalho da estudante é a análise específica dos fotoprotetores brasileiros quanto aos seus possíveis riscos toxicológicos. A pesquisa destacou-se, assim, não apenas por sua relevância científica, mas também por sua contribuição para o debate sobre a segurança dos cosméticos e a necessidade de regulamentações mais rigorosas na indústria brasileira e internacional.

Incentivo da universidade

A coordenadora do curso de Farmácia da universidade, Arlândia Nobre, ressalta a importância e preocupação que a Unifor tem de incentivar a pesquisa já nos primeiros semestres da graduação. Para isso, os alunos interessados podem inserir-se na iniciação à pesquisa, além de participar das ligas acadêmicas e dos grupos de pesquisa.

“A universidade prima por essa base acadêmica que caracteriza a formação, que é justamente o ensino, a pesquisa e a extensão”, relembra a professora.

Dessa forma, os estudantes são constantemente incentivados a participar de eventos científicos, visando fomentar a sua formação e melhorar o seu currículo.

Farmácia na melhor!

Com duração de cinco anos, a graduação em Farmácia da Unifor é ofertada pelo período da manhã. O curso é voltado para quem deseja trabalhar com medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde, desde o preparo e controle de qualidade, até a orientação sobre seu uso, na assistência farmacêutica, de forma integrada com as análises clínicas, toxicológicas e forenses, em benefício à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.