Unifor promove I Colóquio de Estudos sobre Preconceito e debate justiça social
O evento também comemora os 10 anos de trajetória do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social e reúne alunos, pesquisadores e professores

O Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (Lepes) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza no próximo dia 11 de novembro o I Colóquio de Estudos sobre Preconceito. O evento, com o tema "Investigações sobre preconceito em diferentes contextos sociais", acontecerá no auditório da Biblioteca, das 9h às 17h.
As inscrições são gratuitas e abertas ao público interessado em reflexões sobre preconceito, exclusão e justiça social.
O evento visa aprofundar o debate sobre os mecanismos e efeitos do preconceito, bem como fortalecer o compromisso coletivo com a construção de práticas e saberes comprometidos com a justiça social, além de comemorar os 10 anos de trajetória do LEPES, reunindo pesquisadores dedicados à análise crítica do preconceito em diferentes contextos sociais.
O I Colóquio de Estudos sobre Preconceito contará com duas mesas temáticas e uma conferência de abertura, com a presença do professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Emerson do Bú. O profissional é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande e pós-doutor pela School of Medicine da University of Virginia.
Emerson do Bú, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Foto: Arquivo Pessoal)
O encontro marca, ainda, o início das atividades preparatórias para a quarta Jornada de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (JEPES), que será dedicada à visibilização de dois importantes projetos em andamento: o Observatório Nacional de Preconceitos e o Observatório de Preconceito nas Escolas de Fortaleza (OPEFor).
“Ambos os observatórios articulam pesquisa, intervenção, monitoramento e colaboração com a sociedade civil e o poder público, com o objetivo de enfrentar as diversas formas de preconceito presentes em contextos educativos e sociais mais amplos”, explica a professora e coordenadora do Lepes, Kaline Lima.
Serviço
I Colóquio de Estudos sobre Preconceito – "investigações sobre preconceito em diferentes contextos sociais"
Data: 11 de novembro de 2025
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório da Biblioteca
Inscreva-se
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODSs ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Gênero e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com educação, igualdade social, inovação, justiça, saúde e sustentabilidade.
PROGRAMAÇÃO
I Colóquio de Estudos sobre Preconceito
Local: Auditório da Biblioteca Central
9h – Abertura institucional
- Boas-vindas e falas iniciais das coordenadoras do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (Lepes) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP)
9h30 às 11h – Conferência de abertura - “Do Implícito ao Estrutural: o papel do preconceito em decisões críticas em diferentes contextos sociais”
- Prof. Dr. Emerson Do Bu - Universidade de Lisboa
14h – Mesa 1 - "Gênero, sexualidade e corpo em contextos de preconceito"
- Investigações sobre violências de gênero, sexismo e discriminação contra identidades de gênero e orientação sexual.
- "Assédio de rua: uma análise a partir do sexismo ambivalente" - Natália Alves – Pós-doutoranda em Psicologia, PPGP/Unifor
- "Assédio sexual na universidade" - Ana Virgínia – Mestranda em Psicologia, PPGP/Unifor
- "Narrativas sobre LGBTfobia em espaços educacionais" - Samuel Girão e Guilherme Nascimento – Graduandos em Psicologia, Unifor | Iniciação Científica LEPES
- "Sexismo no ensino superior" - Sabrina Crisóstomo – Graduanda em Psicologia, Unifor | Iniciação Científica LEPES
Mediação: Prof(a). Dr(a). Kaline Lima
16h – Mesa 2 - "Exclusões Interseccionais: raça, deficiência, idade e pertencimento social"
- Pesquisas que abordam preconceitos relacionados a capacitismo, etarismo, racismo, pertencimento étnico e exclusões interseccionais.
- "Capacitismo em contextos educacionais" - Juliana Correa e Marcela Romero – Doutorandas em Psicologia, PPGP/Unifor
- "Etarismo e invisibilização da velhice" - Angélica Silva – Doutora em Psicologia, PPGP/Unifor
- "Pertencimento racial e processos psicossociais de exclusão no ensino superior" - Bruno Lessa – Pós-doutorando em Psicologia, PPGP/Unifor | Docente do PPGA/Unifor
- "Desafios e enfrentamento de mulheres indígenas em contextos urbanos" - Luciana Ribeiro – Doutoranda em Psicologia, PPGP/Unifor
Mediação: Prof(a). Dr(a). Luciana Maia