Festival Sal celebra a cultura cearense e os 300 anos de Fortaleza na Unifor

Festival Sal celebra a cultura cearense e os 300 anos de Fortaleza na Unifor

Evento reúne programação com oficinas, rodas de conversa, mostra fotográfica e enaltece a produção artística local


O Festival Sal foi criado em 2024 pela professora Alessandra Oliveira e surgiu como um projeto experimental da disciplina de Jornalismo Cultural (Foto: Luke Vitagliano)
O Festival Sal foi criado em 2024 pela professora Alessandra Oliveira e surgiu como um projeto experimental da disciplina de Jornalismo Cultural (Foto: Luke Vitagliano)

O curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza, no dia 30 de outubro, a terceira edição do Festival Sal, levando o tema "Esquenta Fortaleza", antecipando as comemorações dos 300 anos da capital cearense. O evento acontece no campus da Unifor, das 7h30 às 13h.

O festival é organizado e promovido pelos alunos da disciplina de Jornalismo Cultural e reúne atividades que atravessam diferentes linguagens, valorizando as produções locais e o papel da universidade na promoção da cultura. 

A programação inicia com duas oficinas voltadas à criação autoral: “Criativando Livremente”, com Sofia Osório, que explora a escrita criativa, e “A Zine Autoral”, com Beatriz Caldas, do Coletivo Mulherio das Letras, dedicada ao universo das publicações independentes. Ambas as atividades oferecem certificado de participação mediante inscrição.

A partir das 9h30, o evento homenageia o historiador e pesquisador Nirez, referência na preservação da memória de Fortaleza, em uma roda de conversa com a jornalista Ana Márcia Diógenes e mediação da professora Ana Paula Farias. Já às 11h30, será exibido o documentário “Meu corpo quer dança”, seguido de um bate-papo com os realizadores sobre o processo criativo e as representações do corpo no cinema.

Durante toda a manhã, o Bosque da Moda abriga uma feira de alimentos e livros com coletivos e autores cearenses. Ficará exposta também a mostra fotográfica “Fortaleza de Dentro”, dedicada à urbanidade, que evidencia a cidade sob o olhar de fotojornalistas e estudantes do curso de Comunicação.

Sobre o Festival Sal 

Criada em 2024, dentro da disciplina de Jornalismo Cultural, a professora do curso de jornalismo, Alessandra Oliveira, explica que, ao longo de suas edições, tornou-se um ponto de encontro entre alunos e egressos de diferentes cursos e semestres, que se reúnem para vivenciar e refletir sobre a cultura no ambiente universitário. 

“O nome surgiu porque, ao estudar cultura na disciplina, compreendemos que sua formação tem relação com a comida. A partir do momento em que passamos a cozinhar e a conviver em sociedade, começamos a criar. O sal é o primeiro tempero que temos, o nosso tempero da alma”, explica Alessandra.

Serviço 

Festival Sal – Esquenta Fortaleza

Data: 30 de outubro de 2025
Horário: 7h30 às 13h
Local: Campus da Unifor

 

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade. 

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Confira a programação completa

  • Comidas variadas e produtos artesanais
    Autores e coletivos da literatura cearense de diferentes gêneros e produções independentes 
    Horário: 7h30 às 13h
    Local: Bosque do bloco da Moda (em frente ao bloco H)

  • Fortaleza de Dentro 
    Um olhar sobre o cotidiano e a urbanidade da capital, produzido por fotojornalistas e estudantes de Comunicação
    Horário: 7h30 às 13h
    Local: Bosque do bloco da Moda (em frente ao bloco H)

  • Criativando Livremente – com Sofia Osório
    Exploração da escrita criativa e de suas mútiplas formas de expressão
    Horário: 8h às 9h
    Local: sala T27
    Inscreva-se
  • A Zine Autoral – com Beatriz Caldas (Coletivo Mulherio das Letras)
    Introdução ao universo das publicações independentes e da produção de zines
    Horário: 8h às 9h
    Local: Sala T20A (estúdio de fotografia)
    Inscreva-se

 

  • Roda de conversa sobre a preservação da memória de Fortaleza com a jornalista Ana Márcia Diógenes
    Mediação: Professora Ana Paula Farias
    Horário: 9h30
    Local: Sala T20A (estúdio de fotografia)

  • Exibição do documentário “Meu corpo quer dança” e roda de conversa com os produtores Felipe Assis, Diogo Moreira e Alice Benevides 
    Mediação: Professor Wilton Martins
    Horário: 11h30 às 13h
    Local: Sala T20A (estúdio de fotografia)