Projeto de extensão em Direito é finalista de prêmio nacional

seg, 17 novembro 2025 09:36

Projeto de extensão em Direito é finalista de prêmio nacional

A premiação reconhece projetos de impacto social a partir da cidadania tributária


Equipe finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal (Foto: Ares Soares)
Equipe finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal (Foto: Ares Soares)

O projeto de extensão conduzido pelos alunos do curso de Direito da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, “Desvendando a Cidadania Fiscal: Para que servem os tributos”, é finalista do “Prêmio Nacional de Educação Fiscal”, iniciativa que tem o objetivo de reconhecer ações de valorização da função social dos tributos e de incentivo à cidadania fiscal em diferentes esferas da sociedade. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 18 de novembro, no Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF). A Unifor concorre na categoria instituições ao lado de entidades de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Neste ano, a premiação contou com 485 inscrições, das quais foram selecionados 13 finalistas divididos em quatro categorias, o que reforça a qualidade da formação em Direito da Unifor e o comprometimento em produzir iniciativas que abracem as necessidades da sociedade.

Sob orientação do professor Francisco Medina, o projeto foi realizado durante a disciplina de Direito Tributário I e teve como público-alvo os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Messejana, em Fortaleza.

O objetivo da iniciativa foi aproximar os jovens do conceito de cidadania fiscal, estimulando o pensamento crítico e o entendimento sobre o papel do cidadão na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.


Alunos da Unifor e da EEMTI Messejana durante atividade interativa sobre cidadania fiscal. (Foto: Arquivo pessoal)

Medina pontua que este reconhecimento por parte da premiação representa o seu compromisso enquanto docente: aproximar o Direito Tributário da vida real e mostrar aos estudantes que os tributos têm uma função social essencial para o funcionamento do Estado.

“Chegar à final reforça que estamos no caminho certo ao desenvolver ações que levam educação fiscal para além da universidade, alcançando jovens da escola pública e contribuindo para que compreendam seu papel como cidadãos ativos na construção de uma sociedade mais justa”, destaca Medina. 

O projeto teve sua culminância no dia 15 de maio, com uma ação interativa na escola parceira. As atividades incluiram apresentação de cartilha educativa, rodas de conversa e dinâmicas participativas, envolvendo os adolescentes em reflexões de temas como:

  • Arrecadação de recursos públicos
  • Combate à corrupção e os vínculos diretos entre os tributos
  • Serviços oferecidos pelo Estado

Além de impactar os estudantes da rede pública, a ação também teve um papel formativo essencial para os universitários envolvidos. Medina enfatiza o trabalho de incentivo na graduação para promover atividades de impacto social, destacando a base sólida, crítica e contemporânea que permeia o curso. 

“No meu trabalho como professor, procuro estimular os alunos a perceberem que o Direito não pode ficar restrito à teoria. É preciso vivenciar, dialogar e transformar. Projetos como “Desvendando a Cidadania Fiscal” mostram como nossos estudantes respondem positivamente quando são convidados a aplicar o conhecimento jurídico em ações concretas, que dialogam com a realidade da comunidade e promovem cidadania”, destaca o professor. 

 

 

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.